Quem aí gosta de viajar de carro? Nós do Viajante Móvel simplesmente adoramos, pois curtimos muito a liberdade de pararmos a qualquer momento e em qualquer lugar onde queiramos sacar aquela foto imperdível. Pois é, e recentemente fizemos uma viagem de carro de Brasília ao Rio de Janeiro e vamos contar tudo aqui neste post.
Já fizemos várias viagens em que chegamos de avião, mas assim que desembarcamos pegamos um carro alugado e simplesmente passamos duas semanas ou 10 dias vagando pela região, em road trips incríveis. Isso porque nós realmente adoramos. E sempre guardamos as dicas para passar pra vocês. Por isso, continuem lendo e descubram dicas incríveis dessa viagem.
Veja também Um Roteiro Romântico em Brasília para curtir a dois
Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.
Distância
Bem, antes de mais nada, ao se fazer uma viagem de carro de Brasília ao Rio, é preciso saber que são cerca de 1.200 km de distância. Ou seja, fazer num só dia é bem puxado. Além disso, é preciso planejar a distância percorrida em cada dia.
Nós, por exemplo, evitamos dirigir à noite em viagens longas. Por isso planejamos sempre percorrer por volta de 600 a 700 km por dia. Isso nos garante dirigir apenas durante o dia, sem pressa, e com paradas tranquilas ao longo do caminho. Mas lembrem que existem a parada obrigatória para almoço e as paradas para esticar as pernas ou curtir as paisagens.
Mapa da Rota
Cores dos Pins:
- Laranja: Praças de Pedágio
- Azul: Cidades no Trajeto
- Verde: Pontos de Parada
- Vermelho: Desviando o Caminho
Estrada
A estrada que liga Brasília ao Rio de Janeiro é a BR-040, e boa parte dela é em pista dupla. Ela tem trechos bem diferentes em todo o seu percurso, conforme detalhamos abaixo. Fizemos essa viagem em Janeiro de 2020 e no geral, o asfalto estava bom, pois não vimos buracos na via. Mas prepare-se para curvas e para os pedágios, pois são 14 praças.
Trechos
Conforme já conhecemos dos noticiários, as estradas de Minas costumam ter muitas curvas, por isso, numa viagem de carro de Brasília ao Rio a atenção deve ser redobrada nesses trechos a seguir:
- Brasília/BH: mais retas do que curvas, dá pra manter a velocidade máxima da via por mais tempo. Atenção pra não se empolgar.
- Sete Lagoas/Três Marias: esse é um dos trecho com pista simples.
- BH/RJ: Mais curvas
- BH/Juiz de Fora: muitas curvas e vários pardais, principalmente na região de Conselheiro Lafayette, com muitos de baixa velocidade.
- Juiz de Fora/Petrópolis: muitas curvas, mas em velocidades maiores do que na serra de Petrópolis
- Serra de Petrópolis: MUITAS curvas em baixa velocidade, contornando a serra e com possibilidade de nevoeiro.
Praças de Pedágio
Bem, como eu disse antes, são 14 praças de Pedágio na viagem toda, sendo 1 em Goiás, 11 em Minas Gerais e 2 no estado do Rio. Em Janeiro/2020 os valores dos pedágios no RJ eram 11,60, e no resto da estrada, 5,30. Ou seja, separem R$ 86,80.
Para facilitar o planejamento, essas são as localizações das praças de pedágio na estrada:
1-Cristalina – GO
2-Paracatu – MG
3-Lagoa Grande – MG
4-João Pinheiro – MG
5-Canoeiros – MG
6-Felixlândia – MG
7-Curvelo – MG
8-Sete Lagoas – MG
9-Itabirito – MG
10-Conselheiro Lafaiete – MG
11-Barbacena – MG
12-Simão Pereira – MG
13-Areal – RJ
14-Xerém – RJ
Cidades no trajeto
Luziânia
Cidadezinha excelente para os apaixonados por trilhas e cachoeiras, mas a apenas 60 km de Brasília.
Cristalina
A cidade dos cristais. Aliás, temos post sobre ela: O que fazer em Cristalina, Goiás – Top 5
Três Marias
Sede da Usina de mesmo nome, no famoso rio São Francisco, a cidade também abriga o lago de Três Marias, criado a partir do represamento do rio, com vários pontos de lazer e relaxamento.
Veja também O que fazer em Três Marias, Minas Gerais
Sete Lagoas
Conhecida como “Terra das Lagoas Encantadas“, a cidade é bem servida de atrações. Aliás, até voo livre é praticado por lá, na Serra de Santa Helena.
Belo Horizonte
A capital mineira oferece muitas atrações para o viajante. Confira nosso post Fim de Semana em Belo Horizonte – MG.
Congonhas
A cidade dos doze profetas esculpidos pelo nosso famoso Aleijadinho. Saiba tudo o que fazer lá no nosso post O que fazer em Congonhas – MG.
Conselheiro Lafaiete
Uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, Lafaiete é repleta de fatos e prédios importantes em sua história.
Barbacena
A cidade foi um importante entreposto durante o Ciclo do Ouro no Brasil, e você pode conhecê-la melhor em nosso post Barbacena, a Cidade das Rosas.
Santos Dumont
Conheça a cidade onde nasceu o o famoso brasileiro conhecido como Pai da Aviação. Você pode até conhecer a fazenda onde ele nasceu no nosso post Fazenda Cabangu onde nasceu Santos Dumont – Pai da Aviação.
Juiz de Fora
Mesmo em um único dia dá pra conhecer muita coisa lá. É só dar uma olhada no nosso post Um dia em Juiz de Fora – MG.
Petrópolis
A “cidade de Pedro”, que recebeu seu nome em homenagem ao nosso segundo Imperador, também é sede de um importante parque nacional. Descubra-o no nosso post Parque Nacional Serra dos Órgãos – Sede Petrópolis.
Veja também: O que fazer em Petrópolis, a cidade histórica que encanta
Pontos de Parada
Bem, nessa viagem nós levamos nosso Akita, então tivemos que fazer várias paradas. O que foi bom, pois conhecemos muitos postos e restaurantes. Vamos listar todos aqui, incluindo aqueles que já conhecíamos de outras viagens. Mas não se preocupem, todos esses pontos ficam na estrada mesmo viu gente, ninguém precisa sair da estrada..
Posto JK em Cristalina
Essa foi nossa primeira parada, no quilômetro 102, em Cristalina. Tem um bom restaurante, banheiros e é bem movimentado. Não é pet friendly. Mas tudo bem, pois tem muito sombra e área pro pet exercitar as pernas. Além disso, também tem hotel no próprio posto, e, ao lado, a cerca de 200 metros, o Hotel Catavento. Aliás, foi nesse onde nos hospedamos quando visitamos a cidade em outra viagem. Falamos sobre ele no post Onde ficar em Cristalina – GO: Hotel Catavento.
Posto Tampinha
Esse já é um restaurante menor, no Km 110, Lagoa Grande, antes de João Pinheiro, mas é um bom local de parada.
Expresso 040
Um bom restaurante em João Pinheiro, no estilo self-service por quilo. Tem uma área externa onde se pode almoçar com os pets.
Posto Caxuxa JK
Este é restaurante, lanchonete e posto. Fica no quilômetro 226, em Luzilândia do Oeste, não é pet friendly, mas é um bom ponto de parada. A área interna é grande, e o estacionamento tem toldos, então dá pra deixar o carro na sombra.
Restaurante da Celinha
Restaurante muito bom, self-service com churrasco e comida mineira típica. Fica na região de Itabirito, próximo ao viaduto das Almas Além disso, eles vendem doces e queijos da região, e uma lojinha que vende artigos de presentes.
Restaurante Estância Real
Outro restaurante que vende produtos tipicamente mineiros, como por exemplo, queijos, doces, compotas, biscoitos. Além disso, tem restaurante, lanchonete e ainda é Pet friendly. Fica no quilômetro 373, próximo a Congonhas.
Posto Cupim
No Quilômetro 644, próximo a Cristiano Otoni, normalmente paramos nesse posto só para para abastecer pois costuma ter a gasolina mais em conta que os demais da região. Mas eles também têm uma lanchonete no local.
Gauchão
Um bom restaurante, não apenas para almoçar, mas também para tirar fotos com crianças. É que tem umas maquetes de aviões em frente, além de estátuas de animais em fibra e curral com bois de verdade. Ou seja, bom para distrair os pequenos. Fica em Carandaí, depois da cidade, no sentido Rio.
Roselanches
Esse restaurante em Barbacena é grande e sempre bem movimentado. A comida é variada, gostosa e eles têm espaço exclusivo para deixar os cães enquanto almoçamos.
Cabana da Mantiqueira
Esse é outro restaurante muito bom em Barbacena, self-service com churrasco e até comida japonesa! Está sempre bem movimentado pois é onde os ônibus de viagem costumam parar.
Graal Silvio`s
Já no Estado do Rio de Janeiro, encontramos a rede Graal, que, aliás, é uma grande rede de restaurantes/lanchonetes. Pois é, e o Silvio`s é um deles, com uma grande área de restaurante self-service. E tem até uma área, com entrada exclusiva, para almoçarmos junto com nosso Pet. Enfim, muito útil.
Mirante do Cristo
Esse Mirante não tem posto mas vale a pena a parada para apreciar a vista, tirar fotos. Além disso ainda tem uma pequena lanchonete com banheiros.
Desviando o caminho
Essas três cidades a seguir não ficam exatamente na BR-040, por isso, para visitá-las será necessário desviar um pouco do trajeto. Mas para quem faz uma viagem de carro de Brasília ao Rio de Janeiro, vale muito a pena fazer ao menos um desses desvios, principalmente se essa for sua primeira passagem por essa região. Por isso, confiram as atrações que elas oferecem.
Ouro Preto: a antiga capital de Minas Gerais, quando, aliás, ainda ostentava o nome Vila Rica, é um tesouro a céu aberto. Aliás, foi por isso mesmo que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, desde 1980. Quer saber um pouco mais sobre essa jóia? Então dê uma olhada em nosso post Ouro Preto – Dicas de Viagem.
Macacos: localizado em São Sebastião de Águas Claras, esse vilarejo é um recanto de paz, ainda que pertinho de BH. Aliás, fica a 25 km do Shopping BH. Confiram as dicas no nosso post Macacos – MG.
Teresópolis: Essa cidade, já no estado do Rio de Janeiro, foi batizada em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. Cidadezinha muito agradável, e muito procurada pelos turistas, principalmente no inverno, ela também é sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Por isso, não deixem de dar uma olhada em nosso post Um Fim de Semana em Teresópolis.
Hospedagem
Bem, como já dissemos, uma viagem de carro de Brasília ao Rio é um pouco cansativa fazer direto, sem pernoite. Por isso, se a sua ideia é fazer como a gente, ou seja, rodar entre 600 e 700 km por dia, as opções de hospedagem são Sete Lagoas ou Belo Horizonte.
Mas também existe uma excelente opção de hospedagem em Três Marias, que fica a 500 km de Brasília. Entretanto, lembrem que, se a ideia é fazer a viagem em dois dias, se rodar apenas 500 km no primeiro dia, no segundo a viagem será mais longa.
Nós até já rodamos menos do que 600 km num dia, mas sempre procuramos fazer isso no segundo dia de viagem, quando estamos mais cansados. Ou seja, dá pra deixar pra pernoitar em Três Marias no sentido Rio – Brasília. Fica a dica.
Três Marias
Uma das opções de hospedagem em Três Marias é o Hotel Minas. Ele fica localizado bem na área central da cidade, por isso, é ideal tanto para quem vai a passeio como a trabalho.
O estacionamento é privativo do estabelecimento e gratuito. Além disso, o hotel aceita pets, é só avisar antes. Aliás, ficamos lá com nosso pet, um Akita, que não é um cão pequeno, e não tivemos qualquer problema. Você pode conhecer mais sobre ele e essa raça incrível em nosso post Athos, nosso Akita.
Decidiu conhecer a cidade? Então descubra O que fazer em Três Marias.
Sete Lagoas
Outra opção de hospedagem para quem não quer ficar no agito de Belo Horizonte, é Sete Lagoas. Pois é, a cidade fica a 75 km de Belo Horizonte e a apenas 36km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.
E o hotel que indicamos lá é o Real Hotel que, aliás, também é “Pet friendly“. O hotel é bem limpo, organizado, tem wi-fi grátis e é bem localizado. Além disso, o atendimento também é muito bom, funcionários bem atenciosos.
Belo Horizonte
Belo Horizonte não fica exatamente no meio do caminho entre Rio e Brasília. Fica mais perto do Rio, mas, ainda sim, é um boa opção de hospedagem, principalmente pra quem quiser esticar a viagem no primeiro dia e fazer uma viagem mais curta no segundo, no sentido Rio – Brasília.
E o hotel que indicamos lá é o Ibis Styles Confins Aeroporto. Esse hotel não fica exatamente em BH mas em Lagoa Santa, que faz parte da região metropolitana. Ele está a 5 km do aeroporto Tancredo Neves e, por isso, não é recomendado caso você queira ficar bem localizado na capital mineira.
Caso queira uma dica de hotel dentro da cidade de Belo Horizonte, veja nosso post: Fim de Semana em Belo Horizonte
Mas recomendamos ele porque é “Pet Friendly“, caso você esteja viajando com seu filhote de quatro patas. E nosso pet é de grande porte, mas ainda assim não tivemos qualquer problema. É um hotel muito utilizado pelas tripulações das companhias aéreas.
Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.
Bem, essas foram as dicas que selecionamos para vocês sobre nossa viagem de carro de Brasília ao Rio de Janeiro. Então, quando fizer a sua, conte aqui nos comentários como foi. Até o próximo post.
Aproveita para conferir outros posts do blog
Nossas Viagens de Carro
- Como planejar um roteiro pela Normandia – França
- As praias do Dia D – Normandia
- Viagem de carro de Belo Horizonte a Rivera – Uruguai
- Planejando 10 dias pelas ilhas jônicas da Grécia
- Andaluzia: roteiro de viagem pelo sul da Espanha.
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Analuiza Carvalho diz
Já fiz muita road Trip pelo Brasil e pelo mundo, mas preciso confessar: não gosto! Sinto tédio e cansaço, impaciência… Mesmo quando as paisagens são exuberantes como na África do Sul ou Califórnia, minhas últimas road trips. Já fui à Minas de carro também, mais de uma vez. Assim como para Brasília. 🙂 Nunca para o Rio.
Gosto de pegar a estrada de trem ou ônibus onde eu relaxo confortavelmente. 🙂
Sobre a sua viagem de carro de brasilia ao Rio de Janeiro, achei mesmo surpreendentes os cenários! Cada imagem linda a exemplo de Cristalina e três Marias. Em tempo: tenho lindas recordações de BH onde tenho amigos queridos e Sete Lagoas onde passei férias inesquecíveis. 🙂
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Analuiza. Volte sempre.
Andressa diz
A melhor COISA DE VIAJAR DE CARRO É CONHECER VÁRIOS LUGARES EM UMA VIAGEM! o CONTATO COM OS DESTINOS ACABA SENDO MAIOR! aDOREI SEU POST!
ViajanteMovel diz
Por isso adoramos viajar de carro Andressa. Que bom que gostou. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Fernanda Scafi diz
Que disposição para fazer Brasilia – rio de janeiro de carro!!! rs eu não sou tão chegada a roadtrips nao pq nao gosto d dirigir, mas já imaginei um mega roteiro d varios dias parando nessas cidades no caminho pq tem muita coisa legal para visitar!
ViajanteMovel diz
Realmente Fernanda, vale a pena fazer esse roteiro com calma, pernoitando e visitando várias cidades pelo caminho, foi o que fizemos na primeira vez que realizamos essa rota. Tem muita coisa bacana pra conhecer, Obrigada pela visita e volte sempre.
Lulu Freitas diz
Ler a suas dicas de viagem de carro de brasília para o rio de janeiro me trouxe uma lembrança familiar muito forte, pois foi uma das poucas viagens de carro que fiz em família quando criança. lembro das grandes retas do planalto central e de termos dormido em sete lagoas. para mim foi uma aventura! excelentes dicas no seu post. está de parabéns.
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Lulu! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Angela C S Anna diz
eita percorrem estrada hein! nós fizemos uma viagem de longa de carro assim tambem saindo de santa catarina até espirito santo PASSANDO POR MINAS GERAIS, haja bunda pra aguentar o chá de “assento” hauehauea O QUE DIFICULTA AS VIAGENS DE CARRO PELO BR SÃO AS CONDIÇÕES DAS ESTRADAS E TAMBEM OS PEDAGIOS SUPER CAROS
ViajanteMovel diz
É verdade Angela, os pedágios aumentam bastante o custo da viagem. Mas nós adoramos viajar de carro rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Luiz diz
Ganham alguma coisa para mentir? Informaram q a maior parte do trecho entre Brasília e Rio de Janeiro é pista dupla. Pra q mentir. Oitenta por cento é pista simples e estrada muito perigosa.
ViajanteMovel diz
Fico triste em saber que as dicas que demos neste post, como dica das distâncias, dicas de pedágios , dicas das melhores paradas, dicas de cidades para visitar ou pernoitar, nenhuma dessas tenham ajudado na sua viagem.
Essa é uma viagem que necessita de maior atenção por causa das curvas, que aliás informei no post.
Relatamos neste post nossa experiência, com opniões próprias e individualizadas.
Peço desculpa pelo post não ter sido tão completo como o senhor esperava.
Lívia Lopes diz
Boa noite. Primeiramente quero parabenizar e agradecer pelas dicas. Faremos a nossa primeira viagem em família, de carro, para uma distância tão longa e amei as dicas. Gostaria de uma informação, se possível. Meu esposo está com receio da chegada ao Rio de Janeiro, por conta das favelas e como não conhecemos, poderia nos dizer se há algum perigo? Sairemos de BH por volta das 8h da manhã para o Rio. Desde já, agradeço!
ViajanteMovel diz
Oi Lívia. Nós já fizemos essa trajeto até o Rio várias vezes, inclusive chegando no início da noite, e nunca tivemos problemas. A BR-040 chega na Avenida Brasil, que é uma das principais e mais movimentadas da cidade. Alguns cuidados que tomamos, que, aliás, servem para qualquer grande capital, é manter os vidros fechados, tentar chegar, se possível, ainda de dia, e quando entrar na cidade evite parar até chegar ao seu hotel ou local de hospedagem, principalmente porque você não conhece a cidade. Além disso, procure sempre trafegar pelas principais vias. Nossas experiências sempre foram muito tranquilas, mas não se pode deixar de ficar alerta. Depois nos conte aqui como foi sua experiência. Obrigada pela visita e pelo comentário.
Andréa diz
Adorei as dicas! Vou planejar minha viagem a partir delas.
Parabéns pelo trabalho de vocês.
ViajanteMovel diz
É muito gratificante que nossas dicas possam ajudar outras pessoas. Obrigada pelo feedback. Boa viagem!
Marcio diz
Boa tarde. Não há post sobre a viagem inversa (Rio-Brasília)? Farei minha primeira viagem de carro para lá e gostaria de dicas de pequenas paradas e para pernoitar, pensando na melhor estratégia de dividir o percurso em dois dias, evitando dirigir à noite, em estradas.
ViajanteMovel diz
Boa noite Marcio. Os pontos de parada no sentido inverso são basicamente os mesmos. Como sugestão de pernoite, você pode ficar em Três Marias, a cidade é agradável e tem boas opções de hospedagem. Ela fica a cerca de 700 km do Rio e a 470 km de Brasília, então é uma boa opção para pernoite, pois vc viaja mais no primeiro dia e menos no segundo, mas não precisará dirigir à noite, no máximo chegará em Três Marias no início da noite. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Ana diz
Dicas ótimas! Obrigada por compartilhar! Uma dúvida, vocês teriam informações sobre o pagamento de pedágios com “tag”?
ViajanteMovel diz
Oi Ana. Sim, os pedágios aceitam tag e tem postos de compra em alguns pontos de parada e postos de gasolina. Algumas opções são: Sem Parar, Veloe, Conectcar, Move Mais e Taggy. E todas têm sites, onde vc pode encontrar informações completas. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Ronald diz
Meu Deus! Que perfeita explicação, que excelência. Parabéns, vou seguir todas as dicas e obrigado.
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Ronald. Volte sempre.
Douglas diz
Luiz, esperei passar o efeito da bebida para escrever besteiras.
Já fiz essa viagem várias vezes, relato esta fidedigno. Vá cura sua ressaca em outro lugar.
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Douglas. Volte sempre.
Daniel Rodrigues diz
Parabéns pelo post! Na próxima semana estarei indo ao RJ partindo de BSB, sou carioca, infelizmente não será nessa viagem que conseguirei explorar suas dicas devido a falta de tempo, sou acostumado passar longas horas ao volante e já fiz esse caminho partindo do RJ para BSB, se possível gostaria de uma grande ajuda sua, quero no máximo realizar 2 paradas, 1 para abastecimento e “café da manhã” (pretendo sair às 03:00 e chegar no máximo no começo da noite) e 1 para almoço no Graal de Juiz de Fora. To querendo parar em Sete Lagoas no posto Gauchão, vc se recorda se lá o combustível está na média de preço ou está muito acima? Você sugere algum outro local? A distância total até o destino são de 1170 km e com tanque cheio meu carro tem feito em torno de 700 km, pensei em parar mais ou menos na metade do caminho, desde já agradeço o retorno!
ViajanteMovel diz
Desculpe pela demora na resposta Daniel. Infelizmente não lembro e mesmo que lembrasse, já teve ter mudado bastante de lá pra cá. De qualquer forma só alerto para sua chegada no Rio no início da noite, se for dia de semana, como vc é de lá, sabe que costuma ter bastante engarrafamento na cidade, principalmente na Brasil, onde a BR040 chega. De qualquer agradeço pelo comentário.
Bárbara Rodrigues diz
Estou vendo o post em 2023 e gostaria de, primeiramente, parabenizá-los, pois farei essa viagem pela primeira vez de carro para buscar minha dog em Bsb e traze-la ao Rio, e com certeza peguei boas dicas no post. Estou com algumas dúvidas em relação ao custo que terei de gasolina. Como vocês fizeram o cálculo? Tem uma ideia de quanto seria gasto nesse trajeto? Também não encontrei vocês no instagram. Vocês pararam com o blog? É um conteúdo muito útil! Por favor, voltem! 🙂
ViajanteMovel diz
Boa noite Bárbara. Se vc colocar no google “simulador consumo combustível na estrada” ou algo parecido, a busca vai mostrar vários simuladores para esse cálculo, e é bem simples. Basicamente todos eles pedem a distância total a ser percorrida, ou seja, 1.200 km; o consumo médio do carro na estrada, que depende do modelo do veículo; e o preço por litro do combustível que vc vai abastecer, que vc também encontra na internet, vários sites dão o valor médio nacional e o médio por estado. Lembre que é sempre bom dar uma majorada, mesmo porque esse cálculo é só pra ter uma ideia aproximada. Outra coisa relacionada ao consumo que a gente sempre considera é que sempre chegamos no Rio no início da noite, e no horário dos engarrafamentos, então sempre abastecemos antes de entrar na cidade pra evitarmos supresas. Espero ter ajudado. Obrigada pelo comentário e volte sempre.