Teresópolis, ou “Cidade de Teresa”, recebeu o nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, que costumava passar férias na região devido às belezas naturais do local. E o Viajante Móvel foi passar um fim de semana em Teresópolis para conferir essas belezas naturais da cidade mais alta do Rio de Janeiro, privilegiada pela natureza e que atrai muitos turistas, principalmente durante o inverno por conta de seu clima tropical de altitude.
Um Fim de Semana em Teresópolis: Como Chegar
Teresópolis fica a cerca de 400 km de Belo Horizonte e 100 km do Rio de Janeiro. O acesso até lá se dá pela BR 040, e depois pela BR 495.
Esta última é uma estrada estreita, sem acostamento, com muitas curvas, mas asfalto em bom estado e vários cenários deslumbrantes. Caso chegue à noite, o visitante deve ficar atendo à ocorrência de neblina.
Onde Ficar
Ficamos hospedados na Pousada Jupter, uma das últimas que ainda tinha vagas quando fizemos a reserva. Fica na estrada Teresópolis – Nova Friburgo, distante da área de movimento da cidade. Sugerimos aos nosso leitores que façam a pesquisa de hospedagem por meio do nosso parceiro Booking, acessando aqui, ou por meio do frame ao lado.
Onde Comer
- Restaurante Fattoria de Fratelli
Como chegamos à noite, procuramos por um restaurante próximo à pousada e nos indicaram o Fattoria de Fratelli, que fica a cerca de 3 km da pousada Jupter sentido Nova Friburgo, antes de um posto BR. Como a estrada é estreita e não tem acostamento na maior parte do trecho, ao passar em frente ao restaurante, prossiga e faça o retorno no posto pois é mais seguro. Pedimos um Fettuccine Modo Mio, com massa caseira, molho branco, iscas de mignon e bacon, por 32,90 e uma lasanha à bolonhesa por 36,90 (preço de Junho/2016). Embora o nome sugira um restaurante italiano, eles não servem apenas massas mas também carnes, peixes e petiscos. Possui um ambiente bem familiar, a qualidade da comida é muito boa e a atendente foi extremamente atenciosa.
-
Novilho de Ouro
No dia seguinte almoçamos no restaurante Novilho de Ouro, uma churrascaria que serve, além de churrasco, comida japonesa. Não conhecíamos nem havíamos recebido qualquer indicação mas decidimos conhecer pois parecia interessante. O restaurante fica numa das esquinas da praça onde acontece a Feirinha do Alto e é muito bom. Serve no estilo rodízio ou a kilo e o preço é 85,90 o rodízio por pessoa ou o quilo (preço de Junho/2016). A sobremesa é à parte. Havia uma pequena fila de espera mas fomos chamados em cerca de 15 minutos. O atendimento foi rápido e a qualidade da comida excelente, principalmente o churrasco de novilho, uma delícia.
O que Fazer
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO, como também é conhecido, é o terceiro parque mais antigo do Brasil, criado em 1939 durante o Governo Getúlio Vargas. É uma enorme área verde de cerca de 20 mil hectares, que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Dessas, apenas Magé não tem uma sede. O Viajante Móvel acessou o parque pela sede de Teresópolis e, depois, de Petrópolis.
Veja nossos posts:
Parque Nacional Serra dos Órgãos – Sede Petrópolis
Parque Serra dos Órgãos – Sede Teresópolis
Feirinha do Alto
A Feirinha do Alto é realizada na Praça Higino da Silveira, no caminho para a entrada do PARNASO. A feira é realizada desde 1983 e acontece todos os sábados, domingos e feriados, de 10:00 às 18:00. São cerca de 500 barraquinhas que vendem roupas, artesanato, artigos para casa, além de alimentação. Os estandes são padronizados, bem organizado e onde é possível encontrar bons preços. Tem também um trenzinho que sai do local e percorre as ruas próximas à praça, com personagens de histórias em quadrinhos e muita música, diversão certa principalmente para as crianças.
Vila St. Gallen
Após o almoço e a caminhada pela feira no início da tarde fomos conhecer outro ponto turístico também muito badalado em Teresópolia, a Vila St. Gallen, que é uma cervejaria.
Lá você pode visitar e conhecer todo o processo de manufatura da cerveja, porém, é necessário reservar pelo site. Soubemos disso quando chegamos lá e, como não tínhamos feito reserva essa parte do passeio ficou para uma próxima vez.
De qualquer forma aproveitamos para conhecer o lugar, que não é muito grande e, na verdade, é composto por uns 3 ou 4 restaurantes e/ou bares, além de um Café, uma pracinha central e até uma capela.
O local imita uma vila alemã e é bem movimentado, é ponto de encontro ou de passagem obrigatória, tanto para turistas como para moradores. É bem aconchegante e agradável. Mas o local não é apenas para quem deseja beber uma cerveja artesanal, pois há um Café lá dentro onde se pode amenizar o clima frio com um chocolate quente, além de diversos tipos de chocolates em barra, em bombons, etc, é o Kaffe Haus.
Palacete Granado/SESC Teresópolia
O Palacete Granado homenageia o Sr. José Antonio Coxito Granado. Talvez você já tenha ouvido falar, ou até já tenha adquirido um sabonete Granado, um talco Granado ou qualquer outro produto da marca em alguma farmácia por aí. Pois é, esse nome se deve a esse senhor português, fundador da Drogaria Granado, que emigrou para o Brasil, inicialmente para o Rio de Janeiro e depois para Teresópolis, onde construiu, em 1913, a residência que hoje serve de sede para o SESC Teresópolis. É um local muito legal de ser visitado.
Tem um pequeno museu que conta a história da família Granado no Brasil, além de uma exposição de azulejos portugueses do Mirante da Granja Guarani, chamada Quiosque das Lendas, que representam lendas indígenas, uma biblioteca, uma sala com computadores com acesso livre à internet, além de diversas atividades para os visitantes.
Quando estivemos lá havia uma pequena exposição a respeito do ciclo da água, que busca conscientizar as pessoas a respeito desse recurso natural cada vez mais escasso no planeta e onde uma jovem deu todas as explicações. Vale a pena visitar o lugar. É bastante vibrante e muito bem cuidado.
Igreja Matriz Santa Tereza
A Matriz de Teresópolis é uma igreja em estilo gótico com diversos vitrais de origem Tcheca. A primeira capela no local teve sua construção iniciada em 1872 e, em 1927 foi demolida e a atual foi construída em 1940.
Compras em Teresópolis
Também visitamos três Shopping Center da cidade, o Teresópolis Shopping Center, o Shopping do Alto e o Comary Shopping Center. São todos Shopping pequenos, embora o Teresópolis nos pareceu o maior deles, com algumas lojas grandes como as Lojas Americanas. Hoje esse Shopping anuncia, inclusive, a inauguração, em breve, de uma Renner. É localizado no centro da cidade e tem três salas de cinema. Os Shoppings do Alto e Comary ficam quase ao lado um do outro, e ambos ao lado da praça Higino da Silveira, onde acontece a Feirinha do Alto. O Shopping Do Alto tem três pisos, uma praça de alimentação e área para recreação infantil. O Shopping Comary tem apenas um piso.
Teresópolis tem muitas outras atrações que num fim-de-semana não conseguimos visitar, por isso já decidimos voltar em breve. Sugerimos visitar também a Fonte Judith, a Granja Comary e o Mirante do Soberbo.
Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Estamos também nas seguintes redes sociais:
Instagram: @viajantemovel
Twitter: @viajantemovel
FanPage: www.facebook.com/viajantemovel
Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel
Aproveite e Pin it: