Temos ouvido falar muito em sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente hoje em dia não é mesmo? E vocês já se perguntaram como conciliar esses assuntos com viagem? Pois é, foi justamente dessa combinação que nasceu uma modalidade de turismo que está em alta nos dias de hoje. Estamos falando do Ecoturismo, ou Turismo Ecológico. E nesse post vamos dar diversas dicas de como fazer turismo e ecológico em Brasília.
Então continuem lendo para descobrir que a capital do nosso país não é apenas uma cidade para turismo cívico, com uma arquitetura toda especial e charmosa. Brasília e seus arredores oferecem muitas opções para quem quer fazer turismo ecológico.
Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.
O que é Turismo Ecológico
Já que vamos falar sobre Turismo Ecológico, ou Ecoturismo precisamos primeiro saber o que significa essa expressão. E pra isso, nada melhor do que lermos o conceito do livreto “ECOTURISMO: Orientações Básicas”, do Ministério do Turismo:
Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma
sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
Em outras palavras, trata-se de utilizar os espaços naturais de forma responsável, sem afetar o ambiente e a vida das pessoas. E isso certamente só é possível com a criação de uma consciência ambiental em quem pratica o turismo ecológico, permitindo compreender a importância da preservação dos espaços naturais para todos.
Talvez provavelmente pela diversidade de ambientes e biomas que o Brasil tem, nosso país é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro quando se fala em turismo ecológico. Pois é, são inúmeras opções de destinos e roteiros que atraem cada vez mais visitantes num ramo de turismo que cresce a uma taxa de 15 a 25% anualmente.
E sem dúvida, Brasília e seus arredores oferecem excelentes opções desses destinos e roteiros. Afinal de contas, o bioma cerrado, característico da região centro-oeste do Brasil, é repleto de belezas naturais.
Turismo ecológico x turismo tradicional
A diferença básica entre turismo tradicional e turismo ecológico é que, enquanto o primeiro é mais contemplativo, ou seja, o turista aprecia as belezas, as construções, os monumentos, etc, sem interagir com eles, no turismo ecológico a interação é constante. Por exemplo, percorre-se uma trilha, cheia de altos e baixos, em contato direto com a natureza; toma-se um banho numa cachoeira, num poço ou piscina naturais, quer interação maior do que essa?
Principais atividades do turismo ecológico
- Trekking
- Caminhada
- Cavalgada
- Rapel
- Acampamento
- Escalada
- Ciclismo
- Mergulho
- Espeleoturismo/caving
- Montanhismo
- Rafting
Sobre o Turismo ecológico em Brasília
As opções de turismo ecológico em Brasília podem ser encontradas tanto na própria cidade como em seu entorno. Isso porque a cidade tem alguns parques em seu interior. Pois é, a capital federal tem excelentes áreas ao ar livre para caminhadas, corrida, ciclismo, patinação, pique-nique, entre outras atividades.
Já fora da cidade, por incrível que pareça, entre 30 e 50 quilômetros já é possível encontrar cachoeiras, lagos, poços e piscinas naturais incríveis!
E, para quem tem tempo, um pouco mais afastado da cidade ainda, entre 80 e 200 km, é possível conhecer cidades e vilarejos com lindas belezas naturais como Formosa, Pirenópolis e Alto Paraíso de Goiás, por exemplo.
Parques Ecológicos em Brasília para trilhas
Jardim Botânico de Brasília
O Jardim Botânico de Brasília oferece alguns circuitos internos e trilhas para os visitantes apreciarem a beleza das plantas lá cultivadas, além da vegetação natural.
Tem circuitos para bicicletas e até para cadeirantes! Muito legal né? Em se tratando de trilhas, tem a Matter, toda asfaltada, a Trilha Ecológica, com cerca de 3,5 km onde, com sorte, é possível avistar algum animal como Tamanduá ou Tatu. Tem também a trilha Krahô, em homenagem a um povo indígena do Tocantins e a Trilha Labiata, onde se pode apreciar diversos exemplares da orquídea Labiata, que deu nome à trilha.
Mas outra opção imperdível no Jardim Botânico é reservar um espaço no “Café Bistrô Jardim Bom Demais” e fazer um pique nique debaixo de vários pés de eucaliptos! Pois é, esse café atrai muitos turistas e moradores de Brasília que querem curtir um pique-nique em família, tudo montado pelo próprio restaurante. É muito legal!
Parque Nacional de Brasília
O Parque Nacional de Brasília é um parque ecológico com trilhas de diferentes níveis de dificuldade, a pé e de bicicleta. Além disso, o parque tem piscinas naturais de água mineral corrente. Aliás, por isso ele é chamado informalmente de “Água Mineral”.
As trilhas a pé variam de 1 a 5 km de extensão. Já a trilha de ciclismo tem 45 km de extensão. Aliás, essa trilha compõe, interligada à trilha da Floresta Nacional (44 km) e à da Serrinha do Paranoá (47 km), a maior trilha de mountain bike do Brasil.
Parque Olhos D’Água
Esse Parque é totalmente dentro da área urbana, mais precisamente entre as quadras 413 e 414 Norte. É uma área toda cercada, de 21 hectares, com trilhas, sendo que uma delas dá toda a volta no parque, calçada.
Além disso, em seu interior também tem uma lagoa, a Lagoa do Sapo, equipamentos de ginástica e parque infantil. É um parque muito frequentado por moradores, com famílias, idosos e crianças. Ele não fica aberto 24 horas, seu funcionamento é de 6 às 19 horas. Enfim, é uma excelente opção de turismo ecológico, no coração da cidade.
Parque da Cidade Sarah Kubitscheck
Esse parque é uma das marcas registradas da cidade. Seu nome oficial é Parque da Cidade Sarah Kubitscheck, mas é muito mais conhecido como Parque da Cidade mesmo.
Com 420 hectares, ele é o maior parque urbano do mundo, maior até mesmo que o Central Park em Nova Iorque. É lá que o brasiliense vai fazer sua corrida, caminhada, pedalada, ou patinada no final do dia e nos fins de semana. É lá também que famílias e amigos se juntam para fazerem pique-nique debaixo de suas árvores.
De fato, o Parque da Cidade é uma imensa área verde, com parquinho para crianças, campos de futebol, quadras e até um parque de diversões e um kartódromo permanentes. O parque é tão grande que tem uma avenida que circula todo seu contorno, além de pavilhão de exposições, quiosques, restaurantes e um Centro Hípico.
Floresta Nacional de Brasília-Flona
A Flona é uma área de 9 mil hectares com diversas trilhas, tanto para caminhada quanto para ciclismo, e fica pertinho de Brasília, a cerca de 25 km do centro da capital federal.
Ela é local de várias nascentes que irrigam a represa do Descoberto, responsável pelo abastecimento de água do Distrito Federal. Lá não há estrutura de restaurantes, por isso leve seu lanche e água. Mas as trilhas são de nível fácil, e de várias distâncias, passando por locais abertos, matas mais fechadas, córregos, etc.
O local é palco de atividades de escolas e institutos de preservação ambiental, que fazem passeios com alunos, pois permite um contato muito próximo com a natureza. Isso porque, além da vegetação, lá é habitat de gaviões, lobos-guará, e outras espécies. Enfim, a Flona é uma excelente opção de turismo ecológico em Brasília.
Chapada Imperial
Com cerca de 5 mil hectares, a Chapada Imperial é a maior área privada de cerrado preservado do DF. E o melhor de tudo é que fica pertinho de Brasília, a apenas 50 km de distância.
Lá o visitante tem à disposição 33 cachoeiras para visitar, em várias trilhas com diferentes níveis de dificuldade, todas acompanhadas por guias. E dentro da ideia de turismo ecológico, entre uma cachoeira e outra, os guias vão dando informações sobre a vegetação que compõe a região.
É simplesmente fantástico fazer uma das trilhas, principalmente no verão, e depois se refrescar naquelas águas geladas das cachoeiras que podem chegar a 20 metros de altura! Para visitar a Chapada Imperial é necessário fazer reserva e o local abre às 9 horas da manhã e fecha por volta das 17:30.
Não deixe de conferir nosso post: Chapada Imperial: 33 cachoeiras pertinho de Brasília
Rota do Cavalo
Outra boa opção de turismo ecológico em Brasília, principalmente para quem curte cavalos, é a Rota do Cavalo. Essa rota fica localizada na área rural de Sobradinho, um município, ou Região Administrativa, como é chamada, ao lado de Brasília, ao norte da cidade.
Lá o visitante pode curtir alguns haras ao longo da rota, além de escolas de equitação, ranchos e restaurantes. Ou seja, é uma opção diferente de turismo ecológico em Brasília que vale a pena conhecer.
Cachoeira Saia Velha
Essa cachoeira é a opção ideal para quem quer curtir trilha e cachoeira sem abrir mão do conforto de uma boa infraestrutura. Isso porque ela fica dentro de um parque aquático. É o Águas Correntes Park, a cerca de 40 quilômetros de Brasília, na divisa entre o Distrito Federal e o Estado de Goiás.
EcoBocaina Ecoturismo
Localizada a 80 km de Brasília, o EcoBocaina é um local com uma boa estrutura, pois tem estacionamento, banheiros e chuveiros. Mas o mais legal é o contato com a natureza, pois além das trilhas e cachoeiras, lá tem paredões e mirantes com visuais incríveis, rapel em cachoeiras, e até voo do parapente! Em outras palavras, é uma ótima opção de turismo ecológico em Brasília.
Hotel Fazenda Vale das Cachoeiras
A 60 km de Brasília, o lugar tem toda a estrutura de hotel fazenda, ou seja, tem acomodações em chalés, piscina, SPA, minigolfe, redário, playground, restaurante. Aliás, é possível pagar pela pensão completa, ou seja, café, almoço e jantar no hotel.
E além de toda essa estrutura, também tem atividades como arvorismo, tirolesa e muro de escalada para se exercitar. Mas não é só isso, o lugar ainda tem trilhas e cachoeiras pela mata. São sete cachoeiras com piscinas naturais. Com certeza é mais uma excelente opção para turismo ecológico em Brasília.
Reserva Ecológica Paraíso na Terra
Essa reserva, a 60 km de Brasília, oferece um contato íntimo com a natureza, para que o visitante realmente se esqueça do agito da cidade. Lá tem restaurante, onde até a comida é vegetariana, redário e um templo para atividades de reflexão.
As normas de respeito à natureza e à saúde proíbem fumar, comer carne e até bebidas alcoólicas. E há várias trilhas com acesso a cachoeiras, poços e piscinas naturais para se refrescar naquelas águas geladas num dia de verão.
Ou seja, é um lugar extremamente tranquilo, vale a pena conhecer.
Não deixe de conferir também nosso post com 10 lugares para bate e volta de Brasília
Não esqueça de baixar gratuitamente nosso e-book com 16 Bate e Volta de Brasília
Poço Azul
47 km de Brasília, esse Poço fica em Brazlândia. É muito procurado, principalmente nos finais de semana. Prepare-se para uma trilha de 2 km, que é de nível fácil, pois é uma estrada de terra bem larga, porém, é só descida na ida e só subida na volta rsrs.
Córrego do Urubu
Essa cachoeira fica praticamente dentro da cidade! Pois é, a cerca de 14 km do centro de Brasília, é um local procurado por famílias e crianças para se refrescarem na pequena cachoeira e curtir uma sombra debaixo das árvores. O local não é muito grande, então, nos finais de semana é melhor chegar cedo. E também não tem estrutura de restaurante, mas como está dentro da cidade, isso não é um problema rsrs.
Salto do Tororó
Essa cachoeira de 18 metros de altura fica bem pertinho de Brasília, a apenas 30 km de distância. A trilha até lá tem cerca de 2 km de extensão e é de nível de dificuldade leve. Para quem curte, o lugar permite a prática de rapel. O Salto do Tororó é bem procurado por moradores e visitantes para caminhadas e esportes radicais.
Buraco das Araras
Com 328 m de diâmetro e 128 m de profundidade, essa é uma das maiores depressões em formato circular do Brasil. Localizado na região de Formosa, a 110 km de Brasília, o Buraco das Araras tem em seu interior uma floresta úmida, com samambaias gigantes.
É possível chegar até lá por meio de trilhas ou rapel e lá embaixo tem um lago de águas cristalinas onde é possível se banhar. É um ótima opção de turismo ecológico em Brasília.
Chapada dos Veadeiros
Mais afastado de Brasília, a cerca de 220 km, fica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mas não é porque fica mais distante que não vamos aproveitar para conhecer essa maravilha do ecoturismo em pleno cerrado brasileiro né?
São inúmeras cachoeiras, trilhas, poços, piscinas naturais e lindos mirantes à disposição do visitante. Algumas ficam em propriedades privadas, portanto o acesso é pago, outras têm entrada gratuita. Tudo isso numa área de mais de 240 mil hectares de tamanho!! Pois é, opções não faltam.
A cidade mais utilizada como base para explorá-lo é Alto Paraíso de Goiás. Mas há outras cidades ao redor da grande área do Parque onde é possível encontrar excelentes opções de hospedagem.
Ou seja. para quem vem à capital federal, vale muito a pena reservar um tempo para conhecer essa que é uma das principais opções de turismo ecológico na região.
Não deixe de conferir nossos posts: O que fazer na Chapada dos Veadeiros – a partir de Alto Paraíso , Cachoeiras Pet Friendly da Chapada dos Veadeiros , Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante? e também Airbnb na Chapada dos Veadeiros: 18 opções incríveis
Pirenópolis
Embora não fique na capital federal, outra excelente opção para turismo ecológico a partir de Brasília, é Pirenópoplis. Assim como a Chapada dos Veadeiros, vale a pena separar um tempo para conhecer essa cidadezinha muito charmosa, a 150 km da capital.
Aproveite para conhecer a Cachoeira do Abade em Pirenópolis
Além de ser uma cidadezinha tombada pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo seu conjunto arquitetônico histórico, existem várias trilhas e cachoeiras ao redor. Aliás, a cidade é toda preparada para o turismo, com agências que fazem diferentes tipos de passeios, trilhas a pé, de mini buggy, a cavalo, etc. E a rede de hotéis da cidade também é muito qualificada.
Bem, essas foram nossas dicas para turismo ecológico em Brasília. Espero que tenham gostado.
Se você curte esse contato com a natureza, não deixe de visitar Bonito-MS, onde o turismo ecológico é muito forte também.
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Estamos também nas seguintes redes sociais
Aproveite para salvar esta dica no Pinterest
Este post faz parte da Blogagem Coletiva “Ecoturismo pelo Mundo”. Os posts e outros blogs que estão participando são:
- Blog Vaneza com Z – Os melhores destinos de Ecoturismo na Bahia
- Uma Viagem Diferente – Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia
- Let’s Fly Away – Vale da Lua da Chapada dos Veadeiros: cenário de outro mundo!
- Across The Universe – Chapada dos Veadeiros: tudo sobre a Cachoeira das Cariocas
- Orientando-se pelo Mundo – Parque Nacional do Itatiaia – RJ
- Experiência Barbara – O outro lado de Ilhabela – Travessia Bonete – Castelhanos – Roteiro de 2 e 3 dias