Se você está a procura de uma trilha curtinha, de fácil acesso, e que leve até uma cachoeira muito refrescante para um dia de calor, e além disso, localizada numa linda cidade histórica, veio ao lugar certo. Pois é, confira aqui todas as dicas da Trilha do Mangue, em Tiradentes, Minas Gerais. Aliás, se você quiser saber outras dicas dessa importante cidade histórica não deixe de conferir nosso post Dicas de Viagem de Tiradentes – MG.
Onde ficar em Tiradentes
Para facilitar seu planejamento vamos listar algumas sugestões de onde ficar em Tiradentes, caso decida pernoitar ou até mesmo ficar alguns dias curtindo a cidade.
A Trilha do Mangue
Onde fica
A Trilha do Mangue fica na Área de Preservação Ambiental Serra de São José. Essa é uma área de mais de 4.700 hectares, criada em 1990, que fica ali em Tiradentes e abrange outros 4 municípios da região. Pois é, a área foi criada para fins de proteção ambiental, preservação do patrimônio histórico, paisagístico e da cultura regional, além da proteção e preservação dos mananciais, da cobertura vegetal (cerrado e áreas remanescentes de Mata Atlântica) e da fauna silvestre.
Animais domésticos
Pois é, e por ser uma área de preservação, todos devem respeitar algumas regras. Por exemplo, é proibido o acesso de animais domésticos. Por isso o Athos não pode nos acompanhar desta vez. Aliás, se você quiser conhecê-lo confira nosso post Athos, nosso Akita.
O acesso à Trilha do Mangue
O acesso ao início da trilha é bem fácil pois fica dentro da cidade, bem na beira da estradinha calçada que liga Tiradentes a São João del Rei. Tem até um pequeno estacionamento ao lado do portão de acesso. Além disso, bem ali também tem um daqueles tradicionais marcos da Estrada Real. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Veja também : O que fazer em São João del Rei – MG: atrações e dicas
A trilha
O nível da Trilha do Mangue é moderado só por causa de alguns trechos de subida que podem ser um pouco escorregadios. A trilha praticamente não tem pedras, é toda bem marcada, não tem como errar o caminho. Em alguns pontos tem outras trilhas menores, mas não dá pra confundir, é só seguir pelo caminho principal. Quando fomos, tinha famílias, inclusive com crianças, fazendo a trilha.
A trilha tem cerca de 1,80 quilômetros do início até a cachoeira do Mangue e é praticamente toda feita sob cobertura da mata nas laterais. Ou seja, a trilha não é em campo aberto mas com vegetação alta acompanhando o caminho, o que protege do sol. Enfim, é muito agradável.
A Cachoeira do Mangue
A cachoeira para onde a Trilha do Mangue leva tem o mesmo nome, Cachoeira do Mangue. Ela é pequenininha, tem cerca de 4 metros de altura. E quando fomos fazia alguns dias que não chovia, então o volume de água estava pequeno. Mas o poço na base da cachoeira é excelente para o banho, principalmente num dia de calor. De fato, banhar-se naquelas águas geladas é revigorante.
Ao chegar na cachoeira, é possível ficar na parte de baixo, bem protegido do sol, relaxando nas pedras sob a sombra das muitas árvores. Mas também é possível ficar na parte de cima, mais aberta. De lá dá pra ver o paredão da Serra de São José, que dá nome à Área de Preservação Ambiental.
Dicas úteis
- Não esqueça do repelente, para afastar possíveis insetos
- Leve um lanchinho e água, pois durante a trilha não há qualquer apoio
- Use um calçado adequado, com boa aderência e boné ou chapéu
Por fim, não esqueça de recolher todo o seu lixo para que possamos continuar aproveitando a bela natureza daquele lugar.
Posts no blog que você pode gostar
- O que fazer em São João del Rei – MG: atrações e dicas
- Ouro Preto – Dicas de Viagem
- O que fazer em Congonhas – MG
- Fim de Semana em Belo Horizonte – MG
Bem, essas foram nossas dicas da Trilha do Mangue, em Tiradentes – MG. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Gabriela Torrezani diz
Tiradentes é uma das cidades mais legais que visitei, há muuuitos anos. Não conhecia a Trilha do Mangue, estou apaixonada pelas paisagens e contato com a natureza. Terei que voltar para fazer esse passeio.
ViajanteMovel diz
Volte mesmo Gabriela, vale a pena. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Cintia Grininger diz
Sou louca para voltar a Tiradentes e explorar as belezas naturais da região, pois só tive tempo de conhecer a parte histórica. Amo as paisagens de Minas e acho incrível ter tantas trilhas e cachoeiras pertinho das lindas cidades históricas.
ViajanteMovel diz
Pois é Cintia, a cidade tem atrativos para todos os gostos, vale a pena conhecer tudo rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Mirella diz
Sou doida para voltar para Tiradentes, passei tão correndo quando fui, que nem valeu!
Essa trilha que descreveu tem muito nossa cara, minha e do meu marido.
Valeu!
ViajanteMovel diz
Precisa voltar pra conhecer com calma Mirella, a cidade é muito encantadora pra quem explora todos os seus segredos rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
ANDRESSA diz
Que passeio gostoso! Adorei conhecer mais sobre a trilha do mangue e as fotos ficaram ótimas! Parabéns!!
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Andressa. Volte sempre.
Marcela diz
Menina, não conhecia a Trilha do Mangue em Tiradentes! Estou planejando uma viagem e vai encaixar certinho no roteiro. Adorei a dica! Obrigada!
ViajanteMovel diz
É uma ótima opção para quem gosta de trilha e ainda é dentro da cidade. Depois volta aqui e nos conta como foi. Obrigada pela visita!
Fernanda diz
Olá Fizemos a trilha hj , mas paramos na ponte de madeira. Ficamos com medo do aviso da entrada. Vc chegou a atravessar a ponte? É segura? Obrigada!
ViajanteMovel diz
Oi Fernanda. Se vc estiver falando da post cuja foto está no post, nós atravessamos sim, sem problema. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.