Você sabe o que significa staycation, quais suas características, vantagens e desvantagens? Essa é uma nova modalidade de turismo que vem ganhando cada vez mais força no mundo. Então, se você quiser saber um pouco mais continue lendo que vamos explicar tudinho aqui.
Lembramos que durante a pandemia, qualquer tipo de exposição social só deve ocorrer quando a situação permitir e, ainda assim, observando-se todas as condições de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde.
Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.
O que é?
A palavra staycation vem da junção de duas outras palavras da língua inglesa: “Stay (at home)”, que significa “ficar (em casa)” e “Vacation”, que significa “férias”.
Ou seja, staycation pode ser entendido como “Ficar de Férias em casa”, ao contrário de “Sair de Férias”, como costumamos usar. Pode ser entendido então como turistando pela sua cidade e arredores.
Enfim, essa é uma nova modalidade de turismo que vem ganhando adeptos no mundo inteiro, ficar de férias sem sair de casa. Como assim?! Calma, vou explicar tudinho e vocês vão entender.
Porque a staycation surgiu?
Bem, os primeiros movimentos nesse sentido surgiram ainda naquela crise financeira de 2008. Com as viagens caras, as pessoas começaram a “ficar de férias” em suas próprias cidades e casas.
E agora com a pandemia do Covid-19, esse estilo de férias ganha mais força ainda. E isso ocorre por vários motivos. Primeiro, porque as pessoas estão realmente receosas de viajar, corretamente, a fim de não se exporem ao vírus. Segundo porque vários países, mesmo os que começam a voltar à normalidade, mantêm as fronteiras fechadas para visitantes estrangeiros.
Então, a staycation surge como alternativa para curtir umas férias, ainda que não deixemos as cidades onde moramos.
Tipos de staycation
Conhecendo sua cidade
E isso pode ser feito de várias formas. Uma delas é conhecer aquele pontos turísticos da nossa própria cidade, que todo visitante conhece, mas nós mesmos não rsrs. Pois é, você já passou por essa situação, quando alguém menciona um ponto turístico muito conhecido na sua cidade mas que você mesmo nunca visitou? Há vários casos, por exemplo, de cariocas que nunca foram ao Cristo Redentor, de brasilienses que nunca foram à Torre Digital, Belo-horizontinos que nunca estiveram no Parque das Mangabeiras e Porto-alegrenses que nunca viram o pôr do sol no rio Guaíba. rsrsrs
Bate e volta
Outra opção é fazer bate e volta para cidades próximas. Assim, dá pra conhecer aqueles lugares encantadores que temos próximos de nossas residências, e que nunca visitamos, ou voltar naqueles que nos marcaram, mas sem deixar de pernoitarmos em nossa própria casa. Pra quem busca economizar essa é uma ótima opção.
Pernoitando fora de casa
E ainda há uma terceira alternativa bem legal. Pode soar estranho para alguns, mas que tal se hospedar num hotel na sua própria cidade? Pois é, essa também é uma forma de encarar um final de semana em nossa própria cidade, como se fosse uma viagem mesmo. Acreditem, já fizemos isso, e é uma ótima oportunidade de vermos nossa cidade sob um outro ângulo. Além disso, imagine não ter que se preocupar em preparar o café, lavar a louça, limpar a casa, e muitas outras obrigações diárias! Apenas curtir um ambiente diferente, com muito conforto, tranquilidade e sem preocupações! Pois é, isso ajuda muito a aliviar a mente.
Ficar em casa
Pois é, simplesmente ficar em casa também é um opção. Embora encarar a própria residência como local de férias pode soar estranho, algumas dicas ajudam bastante. Uma delas é criar uma rotina. Isso mesmo, estabeleça um horário definido para acordar todos os dias e o cumpra! rsrsrs Isso ajuda a manter a mente saudável.
Outra dica importante é reservar um horário para relaxar, afastando-se inclusive das redes sociais, a fim de descansar a mente. Pode ser 15 minutos, meia-hora, não importa, mas reserve um período para isso.
Além disso, para quem gosta de viajar, uma das coisas mais legais é planejar a viagem não é mesmo? Então, inclua isso nas suas “férias em casa”. Planeje aquela viagem pra um lugar bem diferente. É uma ótima dica para passar o tempo de forma agradável e feliz.
Outra dica que gostamos muito e é um hábito nosso, é a leitura. Não há lado ruim na leitura pois, além de agregar conhecimento e nos fazer pensar, é muito relaxante.
Por fim, se você quiser saber mais detalhes sobre essas e outras dicas, não deixe de conferir nosso post Sem viajar, saiba o que fazer na quarentena.
O que fazer
Enfim, independente do tipo de staycation que você escolher, há uma infinidade de coisas que podem ser feitas. Aqui vão algumas dicas:
- Ande sem rumo pela cidade, mas apreciando a vista com o olhar de turista, e não de morador. Pois é, esse é um ótimo exercício.
- Pesquise na internet sobre “O melhor de” na sua cidade.
- Visite locais históricos, parques e jardins locais.
- Aproveite aquela promoção dos sites de compra coletiva e curta um Spa, uma massagem ou um salão.
- Conheça os principais pontos turísticos da sua cidade.
Vantagens e desvantagens da staycation
Vantagens
- Não têm os estresses que às vezes nos acompanham nas viagens como carregar malas, documentos de viagem, reservas, etc.
- São mais econômicas, justamente porque não pagamos hospedagens, ou aluguel de carro, passagens aéreas, etc.
- Ficamos mais descansados, pois não tem longos deslocamentos, seja de avião ou de carro.
- A gente pode inclusive, “entrar de férias” sem estarmos realmente de férias, pois podemos intercalar finais de semana de staycation com semanas de trabalho.
Desvantagens
- A principal, e praticamente única desvantagem que encontramos, é que muitas pessoas podem se sentir tentadas a fazer as tarefas domésticas, ou até mesmo do trabalho. Então, se você não conseguir vencer essa “tentação”, o remédio é escolher aquela modalidade que citamos lá em cima, de pernoitar fora de casa. Pois é, escolha um hotel na sua própria cidade e você ficará livre dessas obrigações domésticas rsrs.
- Mas tome cuidado para também não cair na tentação das ofertas e saldões que o comércio local costuma fazer em períodos de férias, e acabar gastando mais do que devia rsrs. Por isso, o ideal é estabelecer um teto de gastos quando fizer uma staycation. Além disso, uma outra dica legal é aproveitar para desfrutar os descontos em sites de compra coletiva na sua própria cidade, como Groupon, PeixeUrbano, etc.
Como planejar sua staycation
A primeira, e uma das mais importantes dicas é tratar sua staycation como uma viagem real. Pois é, faça de conta que sua cidade é em qualquer outro lugar do mundo, e que você está indo pela primeira vez. Então, planeje! Isso não só é divertido para nós que adoramos viajar, mas ainda ajuda a entrar no clima e faz de nossa staycation realmente uma “viagem”.
Comece buscando as atrações que você nunca visitou, por exemplo. Depois liste aquelas que você já conheceu e gostou, mas faz tempo que não visita. Tenho certeza que há várias dessas na sua cidade, ou próximo, que se encaixam nesses quesitos e irão preencher o dia.
Normalmente não estamos muito ligados a coisas novas que vivem surgindo em nossa cidade. Então não deixe de pesquisar na internet. Pois é, a internet está aí para nos ajudar, e o tempo todo surgem atrações próximas de nós que nem imaginamos. Por exemplo, uma nova atração, um novo parque ao ar livre, um novo restaurante, para quando a pandemia passar, e muitas outras.
Muitos viajantes adoram conhecer a história das cidades que visitam, seus monumentos e prédios mais importantes. Aliás, nós somos desses rsrsrs. Então que tal pesquisar um pouco e montar um itinerário pra conhecer a história da sua cidade, e que você jamais imaginou?
Normalmente, quando vamos trabalhar estamos com a cabeça tão focada, que nem sequer imaginamos que aquele prédio, aquele monumento, aquela avenida por onde passamos todos os dias têm uma história tão significativa para nossa cidade e às vezes até para o país. Tenho certeza que fazendo um tour histórico pela sua cidade você jamais irá para o trabalho com o mesmo olhar de antes rsrsrs.
Então, essas foram nossas dicas sobre staycation. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.
Aproveita para conferir outros posts do blog
- Saiba o que fazer na quarentena
- O que é Staycation
- Viagem pós pandemia: quais as opções?
- 10 livros ambientados em Londres, para viajar sem sair de casa
- Viagem pelo mundo através de “lives” no youtube sem sair de casa
- Visitando atrações online – Viaje sem sair de casa
- Melhores Filmes de Viagem, para viajar sem sair de casa.
- Livros de Viagem Gratuitos
- Filosofia e Viagem: cinco dicas de livros
- Séries de Viagem no Netflix-Top 10 para maratona
- Nossa Experiência com o Kindle
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.