O Viajante Móvel decidiu curtir o friozinho de outono no Sul do país, então fomos para a região da Serra Gaúcha. Por isso vamos descrever aqui o roteiro de três dias em Gramado, Canela e Nova Petrópolis, que nos permitiu conhecer essas cidades tão próximas uma da outra. Canela fica ao lado de Gramado (8 km) enquanto Nova Petrópolis fica a cerca de 40 km.
Fomos de avião até Porto Alegre e de lá, de carro para Gramado, onde nos hospedamos. Mas como só conseguiríamos chegar em Porto Alegre por volta da meia-noite do dia 25 para 26, decidimos dormir na capital gaúcha e sair na manhã do dia seguinte. As passagens aéreas foram pesquisadas no Google Flights, os hotéis no Booking e o carro pelo aplicativo do Rentalcars, todos muito práticos. Aliás, confira nosso post Descobrindo Passagens Aéreas mais baratas com o Google Flights
Reservamos uma noite em Porto Alegre no Hotel Express Aeroporto, que tem esse nome porque fica pertinho do aeroporto mesmo, na Av. Farrapos, muito prático para uma noite ou uma viagem a negócios. Para quem não aluga carro, o hotel tem serviço de traslado gratuito aeroporto-hotel-aeroporto. Por outro lado, para quem está de carro o hotel tem estacionamento pago. O quarto simples mas adequado para apenas uma noite.
Veja também: De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica , O que fazer em Gramado e Canela – Um Guia Completo e Dicas de Viagem – Nova Petrópolis – RS
Hospedagem em Gramado
Então, a primeira coisa a decidir um roteiro de três dias em Gramado é a hospedagem. Nós ficamos na Pousada Florença, que tem várias vantagens. Por exemplo, fica pertinho da área central da cidade, onde tem a Rua Coberta e o teatro onde ocorre a premiação do Festival de Cinema de Gramado. Além disso, a pousada fica perto de vários restaurantes, lojas de roupas e, é claro, de chocolates.
Em outras palavras, a Pousada Florença é um local encantador, onde se nota a preocupação em agradar o hóspede nos mínimos detalhes. Por exemplo, ao retornarmos para a pousada após os passeios do primeiro dia, havia uma bandeja de chá sobre a cama.
Outro dia deixaram chocolates crocantes na mesinha de cabeceira. As louças do café da manhã são de primeira qualidade, as mesas muito bem arrumadas e organizadas, tudo com muito luxo, apesar da simplicidade.
Há uma sala de leitura com uma lareira que os funcionários mantêm acesa. Enfim, o estilo da Pousada é bem clássico. Por isso temos a impressão de estarmos em uma daquelas residências antigas do interior da Inglaterra.
E a simpatia dos funcionários é notável, tratam os hóspedes pelo nome, um detalhe que faz a diferença pois dá ao atendimento um aspecto mais personalizado. Enfim, é muito agradável. Recomendamos.
Roteiro de três dias em Gramado
Então chegou o momento de conferir o roteiro de três dias em Gramado propriamente dito, com tudo que é possível curtir, dia-a-dia.
1° dia – Gramado
– Passeio pelas ruas de Gramado:
Para iniciar nossa aventura por Gramado, resolvemos fazer um passeio a pé pelo centro da cidade, na Av. Borges de Medeiros. Isso porque é lá onde fica o Centro de Informações Turísticas na Praça Major Nicoletti , a Igreja Matriz de São Pedro, o Museu do Festival de Cinema.
Além disso, lá também tem a famosa Rua Coberta com seus restaurantes e bares onde tomamos uma sopa no pão maravilhosa. Aliás, recomendamos a sopa rsrs.
Ao longo das ruas do centro você vai encontrar muitas atrações interessantes. Por exemplo, tem os termômetros/relógios típicos, lojas, cafés, restaurantes, casas de chocolate. Tudo isso ainda rende lindas fotos que, no nosso caso, tiveram o tom do outono.
No período da tarde utilizamos o carro para poder curtir os locais um pouco mais distantes.
– Mini Mundo:
Bem, essa é uma atração imperdível num roteiro de três dias em Gramado. Isso porque o Mini Mundo é uma área encantadora, onde o visitante é transportado para uma cidade em miniatura, cheia de vida, com personagens que parecem saídos da vida real e repleta de histórias.
– Lago Negro:
O local vale a visita por ser uma espécie de parque, muito bem cuidado e limpo, onde o visitante pode caminhar ou correr ao redor do lago. Além disso dá pra curtir um passeio de pedalinho sobre suas águas escuras. Aliás, o nome do lago deriva das árvores que o circundam e que foram trazidas da Floresta Negra da Alemanha.
– Reino do Chocolate – Caracol Chocolates:
Passeio numa espécie de museu que conta a história do chocolate, com estátuas que se movem. Enquanto percorremos os ambientes do museu, vamos ouvindo um áudio que conta toda a trajetória do chocolate . Enfim, vale a visita, é muito legal.
–Atrações diversas:
Então, depois de visitarmos o Reino do Chocolate, fomos conferir uma espécie de exposição de carros de luxo, o SUPER CARROS. Lá o visitante chega pertinho, pode tocar, entrar e até dirigir uma Ferrari, um Mustang, um Dodge, um Porsche, entre outros, nas ruas de Gramado! Pois é, já imaginou você no volante de uma dessas máquinas?! rsrs
Na entrada do Super Carros aproveitamos para comprar o pacote de ingressos que incluía o HOLLYWOOD DREAM CARS (outro museu de carros antigos). Além disso, o DREAMLAND (museu de cera), o HARLEY MOTOR SHOW (um bar temático com diversos modelos antigos e modernos de motos Harley Davidson, além de música ao vivo), o VALE DOS DINOSSAUROS e o MUSEU GRAMADO DE MINERAIS E PEDRAS PRECIOSAS também estão incluídos.
–Jantar:
Bem, a dica aqui é a sequência de fondue no Chateau de la Fondue. Isso porque é simplesmente maravilhoso!
2° dia: Canela
– Teleféricos:
Nosso segundo dia começou com um passeio no teleférico que leva até a Cascata do Caracol, no caminho entre Gramado e Canela. Aliás, essa cascata é o cartão postal da cidade.
– Almoco no GARFO E BOMBACHA.
Restaurante localizado no caminho para os teleféricos, esse local é muito legal pois parece um grande galpão gaúcho, todo em madeira rústica. Além disso, tem até um palco em que eles apresentam shows em determinadas noites.
– Parque da Ferradura:
Ferradura é o formato que o rio faz ao redor da montanha, por isso o parque tem esse nome. Lá o turista pode apreciar a vista desse belo cenário pois tem um mirante de cerca de 500 metros de altura, além de algumas trilhas, tudo bem sinalizado.
– Catedral de Pedra:
Um dos principais pontos turísticos de Canela, a Catedral tem estilo gótico e 65 metros de altura. A construção é, de fato, muito bonita e domina o centro da cidade.
– Castelinho Caracol:
Uma espécie de “museu residência”, retrata a vida da família que lá viveu no início do século XX. Aliás, essa é uma das primeiras residência construídas em Canela, utilizando uma técnica de tábuas encaixadas, sem o uso de pregos. Além disso, lá o turista pode saborear o maravilhoso “apfelstrudel”, um doce típico da região.
3° dia: Nova Petrópolis
– Parque Aldeia do Imigrante:
Nesse o turista é transportado para aquele tempo dos colonos. Isso porque o parque reproduz uma aldeia de imigrantes alemães do século XIX.
– Avenida XV de Novembro:
Essa é a principal avenida da cidade. Por isso lá o turista encontra várias lojas de malhas, artigos de couro, acessórios, etc.
– Praça das Flores:
É nessa praça onde fica o Labirinto Verde. Esse é, de fato, um labirinto circular, formado por uma cerca viva, onde o desafio ao turista e chegar até o centro do labirinto e depois sair. Enfim, é uma diversão para todas as idades.
– Festimalha:
Exposição de roupas de malha que estava ocorrendo na cidade entre 28 de abril e 5 de junho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.
– Esculturas Parque Pedras do Silêncio:
A cerca de 13 km de Nova Petrópolis, o parque foi uma grata surpresa. Não tínhamos muita expectativa pelo lugar mas, apesar de pequeno e simples, é um lugar muito bem cuidado. Além disso, ele conta a história dos colonos alemães no sul Brasil. Achamos a entrada um pouco cara mas, enfim, a proposta é legal, R$ 25,00 por pessoa (preço de maio/2016).
Aproveite para salvar esta dica no Pinterest
Enfim, a região tem uma excelente estrutura turística, com muitos restaurantes, casas de Fondue, Cafés Coloniais, muito bem cuidados, limpos, organizados e com excelente qualidade de alimentos. Além disso, tem ótimos hotéis, atrações e diversões para todas as idades.
Foi muito legal descobrirmos que Gramado e Nova Petrópolis têm aplicativos, tanto para plataformas iOS como para Android. Pois é, eles listam e descrevem atrações voltadas para os turistas, como roteiros, museus, parques temáticos, praças, vinícolas, opções de hospedagem e de restaurantes, etc. Ou seja, são muito práticos. Por isso utilizamos bastante.
Se você gosta de vinho, não deixe de conferir essas 10 sugestões de vinícolas no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Não se esqueça, quando for reservar, utilize nosso link do booking. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog com várias novidades especialmente para você.
Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você
- De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica
- O que fazer em Gramado e Canela – Um Guia Completo
- Onde comer em Gramado e Canela – Dicas de restaurantes
- Gramado Pet Friendly – Roteiro para curtir com seu cachorro
- Dicas de Viagem – Nova Petrópolis – RS
Enfim, essas foram nossas dicas de um roteiro de três dias em Gramado. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.
Estamos também nas seguintes redes sociais:
Twitter: @viajantemovel
FanPage: www.facebook.com/viajantemovel