Já pensou em curtir aquele friozinho agradável, comendo um Foundue ou tomando um chocolate quente? E tudo isso numa cidade cheia de atrações encantadoras, muito agradável, com um astral que lembra até uma cidade europeia? Então confira aqui as dicas sobre o que fazer em Campos do Jordão, a cidade muito procurada pelos brasileiros no inverno.
Nós não estivemos lá no inverno, mas no outono. Entretanto, posso garantir que também é uma época encantadora, pois conhecer Campos do Jordão no outono nos permite curtir os passeios ao ar livre sem passar muito frio rsrsrs.
Além disso, tem uma outra vantagem. Os preços estão mais em conta e a cidade não está muito cheia, então dá pra aproveitar melhor os passeios.
Confira aqui os passeios que fizemos, além de outros que a cidade proporciona, nessa época que, aliás, é muito charmosa.
- Onde ficar
- Como chegar
- Portal
- Morro do Elefante
- Teleférico
- Parque do Elefante
- Tarundu
- Ducha de Prata
- Monastério das Monjas Beneditinas
- Pico do Itapeva
- Lago do Itapeva
- Parque da Floresta Encantada
- Calçadão de Campos do Jordão
- Passeio de Trem
- Fábrica de Chocolate
- Parque Amantikir
- Borboletário Flores que Voam
- Parque Estadual de Campos do Jordão
- Condomínio Vila Holandesa
- Vista Chinesa
Onde ficar
Carballo Hotel
Nós nos hospedamos no Carballo Hotel e SPA. É um hotel muito bonito, estilo Boutique. Algumas suítes têm até hidromassagem, o que é muito útil pra relaxar após um dia inteiro de passeios rsrs.
[word_balloon id=”4″ position=”L” size=”M” balloon=”line” name_position=”hide” radius=”true” avatar_border=”false” avatar_shadow=”false” balloon_shadow=”true” bg_color=”#73ccbf” avatar_hide=”false” box_center=”false”]Você gosta das nossas dicas de viagem ?Quer ajudar o blog para que sempre tenha
conteúdo novo e bacana ? Então, planeje
sua viagem clicando nos links dos
nossos parceiros.
Clique aqui e reserve seu hotel[/word_balloon]
Construído no estilo castelo europeu, o prédio é realmente de muito bom gosto. A estrutura ressalta arcos e pedras para dar aquele clima de Idade Média. Aliás, é por esse e outros motivos que se percebe o bom gosto em cada detalhe.
São 40 quartos divididos nas categorias Luxo, Superior e Suítes com Hidromassagem. Aliás, são todos muito bonitos e confortáveis, além de contarem com calefação individual.
Além das comodidades padrão, todos os quartos contam com TV de 129 canais.
Por outro lado, em se tratando de comodidades, o hotel conta com Jacuzzi, Sala de Massagens, Piscina, Sala de Fitness e Sauna Seca.
A área externa conta com lindos jardins, pois essa é uma marca registrada em vários locais da cidade.
Centro ou arredores?
No geral, a decisão de onde ficar em Campos do Jordão vai depender de duas situações. Se você quiser ficar próximo do agito, e não depender de estacionamento para curtir o centro turístico, então o bairro Capivari é sua opção. Lá tem várias alternativas de hotéis.
Já se você quiser curtir um ambiente mais tranquilo, num clima bucólico de campo, meio parecido com o interior europeu, certamente você deverá escolher um dos hotéis mais afastados do centro. Aliás, o Carballo, onde nos hospedamos, é um desses. E além dele, há várias outras opções tão lindas quanto.
Algumas Sugestões de hospedagem no Centro:
Grande Hotel Campo do Jordão: avaliação no booking 9,5
Pousada Cantinho da Serra :avaliação no booking 9,3
Hotel Serra da Estrela: avaliação no booking 9,2
Algumas sugestões de Hospedagem bom custo X benefício
Nacional Inn Campos do Jordão:avaliação no booking 8,7
Dan Inn Premium Campos do Jordão: avaliação no booking 8,5
Hotel Platanus: avaliação no booking 8,5
Nesse caso você não deve se preocupar com o fato de que precisará se deslocar de carro até o centro turístico, e pagar por estacionamento. Por outro lado, em qualquer desses você já estará no caminho para alguma atração interessante.
Ou seja, opções não vão faltar, e não é difícil encontrar hotéis muito bonitos e confortáveis em qualquer lugar da cidade.
Como chegar
Como chegamos de avião em Guarulhos, alugamos um carro pela Movida e fizemos o trajeto de carro. Aliás, essa é uma boa opção pra quem quiser conhecer Campos do Jordão.
Para isso, basta acessar o link de nosso parceiro Rentalcars e fazer uma cotação. O site faz a pesquisa de preços e então lista os resultados com todos os carros disponíveis em várias locadoras. Depois, é só escolher e fazer a reserva. E além disso, nem precisa imprimir nada pois basta dar o nome no balcão da locadora e eles localizam a reserva. Entretanto, se precisar é só mostrar o e-mail que você recebeu com a confirmação.
[word_balloon id=”4″ position=”L” size=”M” balloon=”line” name_position=”hide” radius=”true” avatar_border=”false” avatar_shadow=”false” balloon_shadow=”true” bg_color=”#73ccbf” avatar_hide=”false” box_center=”false”]Você pode fazer a sua reserva de carropelo blog utilizando nosso link,
sem nenhum custo adicional.
Reserve seu carro neste link [/word_balloon]
O trajeto é muito tranquilo, segue-se pela Dutra até próximo de Taubaté. Daí segue-se à esquerda até Campos do Jordão, numa estrada muito boa. No final desse estrada se chega no Portal de Campos do Jordão. Aliás, essa já é a primeira atração do cidade.
Portal
Logo na entrada da cidade o turista é recepcionado por um lindo portal. Em estilo suíço, com duas espécies de chalés nas laterais da estrada, o portal convida a uma parada. E não sem razão, pois o prédio rende lindas fotos.
Além de ser muito fotogênico, o prédio cumpre muito bem sua função de recepcionar os turistas, pois lá é possível conseguir mapas da cidade e dicas das principais atrações.
Mas se o turista não quiser parar, também não precisa pois há uma guarita onde uma funcionária entrega o mapa na mão do motorista. Muito prático.
Morro do Elefante
Esse morro tem esse nome porque, se visto do alto, o morro tem o formato de um elefante. Além disso, é um local excelente para se ter uma linda vista do bairro Capivari, o bairro central de Campos do Jordão.
A 1,8 mil metros de altitude, no topo do morro, tem bancos para sentar e jardins, além de barraquinha onde vendem lembrancinhas. De fato é um local muito agradável para um passeio no final de tarde.
Teleférico
Além de apreciar a vista, no Morro do Elefante o turista também pode curtir um divertido passeio de teleférico. De lá é possível descer até o bairro Capivari. Aliás, o teleférico também é uma opção para acessar o Parque do Elefante. O ticket custa 17 reais ida e volta.
E o passeio é muito relaxante. É muito legal passar por cima de uma das principais avenidas da cidade e depois começar a flutuar em meio à mata. rsrs Sem dúvida é uma excelente opção sobre o que fazer em Campos do Jordão.
Parque do Elefante
Além da linda vista, e do teleférico, o Morro do Elefante também oferece aos turistas uma outra atração interessante. É o Parque do Elefante.
Esse é um espaço lúdico, onde os turistas podem conhecer a história desses animais encantadores. Não tem nenhum elefante real nesse parque, que, aliás, é bem pequeno. O que tem são réplicas de elefantes de vários tamanhos. Além disso, tem painéis que contam as origens dos elefantes e réplicas de fósseis.
Ou seja, é um espaço para todas as idades aprenderem e se divertirem. Na entrada os funcionários vão tirar uma foto da família pois, na saída, como em qualquer parque, a foto já estará revelada e eles vão tentar lhe vender. Faz parte rsrsrs.
Tarundu
Tarundu significa “Em estado de graça”. E é exatamente assim que o visitante sai depois que passa um dia nesse parque rsrs.
São simplesmente mais de 33 tipos diferentes de atividades. Tem os mais simples, como passeio de cavalo, de charrete, de pônei, entre outros. Além disso, tem outros mais interessantes, como minigolf, minibuggy, patinação no gelo, cama elástica e paintball, só pra citar alguns. E além disso tudo ainda tem os mais radicais. Anote aí: passeio de balão! Tirolesa High Fly, que é pura emoção! Tubo Insano, onde adultos e crianças vestem um saco apropriado e descem por um escorregador gigante de 110 metros de comprimento e 45 metros de altura! É muita adrenalina!
E o parque ainda tem um restaurante muito charmoso, o Tainakan, pois as atrações dão aquela fome.
Essas são apenas algumas atrações do Tarundu, que não deixam dúvida que essa é uma excelente opção para o que fazer em Campos do Jordão.
Ducha de Prata
Esse é um parque de cachoeiras, que podem ser vistas de diferentes ângulos. Pelo nome pode parecer um lugar remoto, com trilha e de difícil acesso. Mas não é nada disso.
O lugar fica na área urbana de Campos do Jordão e é como se fosse um parque. Embora o local não seja muito grande, tem várias pontes entre as cachoeiras. Aliás, é isso que permite a vista de vários ângulos. Não são pontes altas, são pequenas e baixas. Mas garantem visuais interessantes para fotos muito legais.
A entrada é gratuita, e no local tem lojinhas de artesanatos e roupas. E nelas se pode comprar roupas de inverno incríveis.
Enfim, o local tem um excelente astral para um passeio, e as crianças adoram.
Monastério das Monjas Beneditinas
Esse monastério é, sem dúvida, uma excelente opção sobre o que fazer em Campos do Jordão. Aliás, é um passeio que independe da crença religiosa de cada um.
O Monastério fica dentro de uma área muito tranquila, com jardins, muito verde, um pequeno lago e que transmite uma paz incrível!!
É fácil de chegar pois fica na área urbana da cidade e tem até estacionamento interno.
Entretanto, a principal atração é, sem dúvida, o canto gregoriano das monjas. Aliás, esse é o principal motivo das pessoas irem visitar o monastério.
Qualquer pessoa pode entrar e assistir, a partir das 17:45 horas, o ritual e o canto das monjas. É muito interessante. Nós nunca tínhamos assistido um ritual desse e é bem legal mesmo. Assim como a natureza do lado de fora do monastério, o canto das monjas também transmite um astral de paz e tranquilidade.
Além do canto as monjas também são responsáveis pela produção de pães, biscoitos e doces, que fazem sucesso entre os visitantes. Enfim, vale a pena conferir pois essa é uma atração diferente e, por isso mesmo, uma excelente opção sobre o que fazer em Campos do Jordão.
Pico do Itapeva
Com pouco mais de 2 mil metros de altitude, esse pico tem acesso mais fácil a partir de Campos do Jordão, embora ele pertença a Pindamonhangaba. Aliás, do alto do pico se avista não só essa mas outras 14 cidades do Vale do Paraíba.
O acesso até lá é muito fácil pois é só seguir as placas ou o GPS, e a estrada é muito boa, toda asfaltada.
E o visual é realmente lindo pois a vista se perde ao longe. E a estrutura é muito boa, além de banheiros tem até uma lanchonete lá. Até o formato na lanchonete é charmoso, visto que parece um castelinho rsrs.
Além disso, tem até uma plantação de lavandas. Pena que estávamos no outono, pois elas não estavam tão vistosas, mas na primavera deve ser muito mais lindo.
Lago do Itapeva
Bem em frente à entrada para o Pico do Itapeva, fica o Lago do Itapeva. Esse é um dos lagos mais altos do Brasil, aliás, é apelidado de Titicaca brasileiro rsrs.
Ele não tem qualquer estrutura, além de ser apenas um lugar de muita tranquilidade para contemplação. Apesar disso, ou talvez por isso mesmo, rende excelentes fotos.
Parque da Floresta Encantada
Sabe aquelas histórias da infância onde tem a Casa da Bruxa, a Casa dos Gnomos, a Casa da Branca de Neve, entre muitas outras? Então, nesse parque você vai se ver fazendo parte dessas histórias. É que esse parque é repleto daquelas casinhas que nos encantaram quando crianças e agora encantam nossos filhos!
Além dessas, tem a Casa dos Coelhos, a Casa do Fantasma, a Casa do Papai Noel, entre outras.
[word_balloon id=”4″ position=”L” size=”M” balloon=”tail_2″ name_position=”hide” radius=”true” avatar_border=”false” avatar_shadow=”false” balloon_shadow=”true” bg_color=”#e29cb0″ avatar_hide=”false” box_center=”false”]Já somos mais de 100 mil no Instagram,compartilhando nossas dicas de
lugares incríveis que visitamos
em tempo real!!
Vc já nos segue por lá? [/word_balloon]
O lugar é bonito, bem cuidado e limpo. Tem uma lanchonete em seu interior, mas eles servem lanches simples.
Enfim, o Parque encanta não só os pequenos mas os adultos também. Vale a pena uma visita, pois o lugar rende fotos bem legais.
Calçadão de Campos do Jordão
Conhecida como Capivari, essa é a área mais movimentada da cidade e com um excelente astral. Uma área de muitas lojas, de roupas, artesanato, além de bares e restaurantes dos mais variados.
Esse é o que podemos chamar de “point” da cidade. É onde a galera se encontra, passeia, curte realmente o friozinho de Campos do Jordão. Aliás, é ali que o turista encontra vários restaurantes que servem Fondue de todos os tipos, aquele prato que é a cara do inverno rsrs.
O lugar é muito limpo e ideal para um passeio tanto durante o dia quanto à noite. E como não é permitido o trânsito de carros nas principais áreas, há estacionamentos ao redor, todos pagos, mas tivemos sorte e não precisamos deixar o carro longe, até que ficou perto.
Com certeza essa é uma das principais opções quando alguém procura o que fazer em Campos do Jordão rsrs.
Passeio de Trem
Outra atração legal é um passeio que pode ser feito num daqueles trenzinhos antigos, no estilo bondinho. O trajeto sai do Capivari, vai até o Portal da cidade e depois volta. É curto, são cerca de 50 minutos ida e volta.
São aqueles bondinhos vermelhos e amarelos bem tradicionais. E é claro que isso tudo rende boas fotos.
Aliás, falando em fotos, acompanhando a linha do trem tem aquelas árvores chamadas Plátanos, que têm aquelas folhas típicas de climas frios, muito encontradas na Europa.
E é claro que elas também garantem umas fotos bem legais naquele clima de outono rsrs.
Fábrica de Chocolate
Em nossa visita fomos conhecer a fábrica de chocolate Araucária. Fundada em 1991, o lugar fabrica chocolates artesanais de vários tipos. E dá pra conhecer tudo numa visita guiada.
O lugar é pequeno e a visita é simples e gratuita, mas os guias contam um pouco do processo de fabricação. Além disso o turista pode ver parte da linha de produção por trás de vidros de proteção.
O lugar também conta com um espaço cultural onde se pode conhecer um pouco da história do chocolate no mundo, por meio de painéis explicativos.
E é claro que a visita também permite aquele momento delicioso e imperdível da degustação rsrs.
A lojinha da fábrica vende diversos tipos de chocolates, em diferentes formatos e embalagens. Impossível sair de lá de mãos abanando. E todos os que compramos estavam deliciosos! rsrsrs
Além disso, a fábrica também tem uma lanchonete que vende diferentes tipos de lanche e, também, chocolate rsrs. Nós saboreamos um chocolate quente encorpado, de comer de colher, muito delicioso!!! rsrs
Parque Amantikir
O nome desse parque significa “Montanha que Chora“, oriundo de uma lenda indígena que fala de uma princezinha que chorava na montanha. E o parque é tão encantador quanto a lenda!! Aliás, essa é uma opção imperdível para quem procura o que fazer em Campos do Jordão.
O parque é muito lindo, pois é repleto de jardins de todos os tipos. E não poderia ser diferente, afinal de contas, são mais de 700 espécies de plantas que dão um colorido todo especial ao lugar. E todas essas flores compõem cada jardim, um mais lindo do que o outro.
Ou seja, é um lugar ideal pra quem quer curtir a natureza, com muita tranquilidade e paz.
É tudo muito bem estruturado, num lugar que fica aberto à visitação durante todo o ano. Além disso, os funcionários são muito atenciosos. Dá pra perceber que o lugar realmente é muito bem cuidado.
Borboletário Flores que Voam
“Criar um ponto turístico de caráter ecológico-pedagógico, para atingir turistas, moradores da região de Campos do Jordão e estudiosos de todo o Brasil”. Esse é um dos objetivos do Borboletário.
E ele cumpre muito bem esse papel, pois é um local muito visitado, pela beleza, tranquilidade e interação com as borboletas. Elas até pousam em você rsrs.
O local é simples mas bem cuidado, e vale justamente por essa interação com a natureza. Por isso encanta tanto a todos os visitantes, principalmente as crianças.
O ideal é ir em dia de sol, pois com chuva as borboletas estarão todas escondidas. rsrsrs
Além de apreciar a beleza desses lindos insetos a gente aprende sobre sua evolução. Enfim, é um lugar bonito e um passeio bem diferente. Vale a pena conhecer.
Parque Estadual de Campos do Jordão
Esse parque é uma floresta totalmente preservada. É uma excelente opção para um passeio no fim-de-semana com a família. Com churrasqueiras, local para ginástica, lagos e bosques, é um excelente local para se ficar totalmente em contato com a natureza.
Além disso, o parque tem viveiros de plantas, restaurante e trilhas, além de cachoeiras. Por tudo isso o parque é muito querido pelo jordanenses. Aliás, eles até o chamam de Horto Florestal de Campos do Jordão.
São mais de 8 mil hectares de área verde, com muitas árvores altas como Araucárias e Coníferas. Enfim, essa é outra opção imperdível quando se procura o que fazer em Campos do Jordão. Os moradores e turistas aprovam. rsrs
Condomínio Vila Holandesa
Esse condomínio, é apenas uma área residencial. Entretanto, não há quem não se encante com o charme dos prédios no estilo holandês. Por isso esse é um ponto de parada para quem passa pelo local.
Fica perto do centrinho de Campos do Jordão. E descobrimos por acaso, mas não podemos deixar de registrar. Tem até um moinho daqueles no estilo holandês mesmo. Ou seja, vale a parada para uma foto. rsrs
Vista Chinesa
A menos de 5 minutos da entrada da cidade, fica esse Belvedere que garante uma linda vista da Serra da Mantiqueira. E esse visual garante lindas fotos.
O lugar é tão procurado pelos turistas que tem até trailers com lanche e artesanato por lá. rsrs E o estacionamento é gratuito.
Fica na estrada, no sentido de quem está voltando para São Paulo. Então vale a pena dar uma paradinha para curtir essa última atração antes de deixar a cidade. rsrs
Bem, Campos do Jordão é isso, uma cidade encantadora, com muitas atrações, e ideal para conhecer não apenas no inverno, mas em qualquer época do ano, pois as opções são variadas.
Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e se você já foi a Campos do Jordão, nos conte aqui como foi sua experiência.
Aproveita para conferir outros posts do blog
Cinco cidades brasileiras para curtir o inverno
Dica de Hotel para conexão longa em São Paulo
Dica de Hospedagem em São Paulo
II Encontro Japão.br em São Paulo
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Débora Resende diz
Dicas maravilhosas! Eu vou para campos do jordão em julho e esse post me ajudou muito. Todas as dicas anotadas, muito obrigada!
ViajanteMovel diz
QUe legal Débora. Depois volte aqui pra nos contar como foi sua viagem. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte Sempre.
murilo pagani diz
Que baita guia de campos do jordão, hein!?
eu também não conheci a cidade durante o inverno (fui na primavera) e adorei o clima.
Solzinho durante o dia e mais gelado a noite!
o horto florestal foi o meu lugar favorito. vontade de passar um dia inteiro por lá!
Abração
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Murilo. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte Sempre.
Lulu Freitas diz
Quantas atrações em campos de jordão, ha muito o que fazer por lá. quando fui não deu tempo de ir ao teleférico, parece ser bem interessante. Além do chocolate e fondue, curti bastante a cerveja.
ViajanteMovel diz
Capos do Jordão é realmente muito legal Lulu. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte Sempre.
Mayte Scaravelli diz
Que bacana! Eu não sabia que tinha tanta coisa legal em campos de jordão! Quando fui, faz muito tempo fiquei basicamente no centro da cidade vejo que muita coisa mudou e que já posso voltar. =D
ViajanteMovel diz
Tá na hora de voltar mesmo Mayte. rsrsrs Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte Sempre.
Angela C S Anna diz
AINDA NÃO FUI PARA CAMPOS DO JORDÃO, MAS CONFESSO QUE É BEM SEMELHANTE A GRAMADO EM ALGUNS ASPECTOS! PARECE OTIMA PARA CONHECER DURANTE O INVERNO
ViajanteMovel diz
É ótima sim Angela, vale a pena conhecer. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Beatriz Costa diz
Oi, como vai? Estou planejando a viajem para campos e tenho uma dúvida, você acha obrigatÓrio o aluguel do carro ou da para ir até os lugares sem ele?
Obrigada
ViajanteMovel diz
Oi Beatriz. O carro facilita bastante o passeio, mas se vai sem carro, a sugestão é que se hospede num hotel ou pousada próximo da área central, a praça Capivari. Para visitar as atrações que ficam nessa área, não precisa de carro, e até para algumas um pouco mais afastadas da área central, como o Horto e o Borboletário por exemplo, dá pra utilizar transporte público ou táxi. Aliás, tem um ponto de táxi na Praça Capivari. Enfim, é possível aproveitar bastante a cidade sem carro, embora este facilite o passeio. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Carla diz
A reportagem sobre Campos do Jordão está excelente!
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Carla. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Carla. Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beatrice diz
Vou me programar para conhecer esse paraíso.
ViajanteMovel diz
Vale a pena Beatrice. Obrigada pelo comentário e volte sempre.