Ícone do site Viajante Móvel

O que fazer em Anguilla, a pequena pérola do Caribe

O que fazer em Anguilla

Você já ouviu falar das Pequenas Antilhas? Pois é, nós resolvemos conhecer “pessoalmente” duas ilhas desse famoso arquipélago do Caribe: Anguilla e St. Martin. Aliás, não deixe de conferir nosso post Roteiro em Anguila e St. Martin, as Pequenas Antilhas do Caribe, para ver dicas de planejamento para esses dois destinos incríveis.

Neste post você vai saber o que fazer em Anguilla. Mas fique ligado, pois em breve publicaremos detalhes de nossa visita a St. Martin.

Onde fica Anguilla

As Pequenas Antilhas são um conjunto de ilhas que delimitam a extremidade leste do Mar do Caribe. Além de Anguilla, fazem parte desse arquipélago as ilhas St. Maarten ou St. Martin, Ilhas Virgens Britânicas, São Bartolomeu, Antigua e Barbuda, Guadalupe, Dominica e outras.

Nós já havíamos estado no Caribe mas em San Andreas e Punta Cana, que ficam em outras áreas da região. Decidimos então conhecer a porção leste do Caribe. Começamos por Anguila, de onde partimos para St. Martin após 4 dias.

Anguilla é um lugar bem calmo, uma ilha menor e bem menos agitada do que St. Martin. A ilha toda tem cerca de 90 quilômetros quadrados, com extensões aproximadas de 26 quilômetros de comprimento. Na parte mais larga, entretanto, são apenas 5 quilômetros de extensão. Mas apesar do tamanho reduzido, a beleza de suas lindas praias encanta.

A ilha faz parte do território Britânico no Caribe, por isso, além de um idioma local, eles falam bem o inglês.

Todos os preços que mencionamos aqui são de Dez/ 2016.

Como chegar

Voos para Anguilla

O aeroporto de Anguilla é menor do que o da vizinha St. Martin. Por isso a maioria dos voos internacionais chegam em St. Martin, com algumas poucas opções de chegada em Anguilla.

Isso deve ser considerado no planejamento, pois as opções de translado entre St. Martin e Anguilla são avião (pequeno) ou ferry boat, e nenhum dos dois funciona 24 horas.

Se a chegada for via St. Martin, dependendo do horário, não será mais possível ir para Anguilla no mesmo dia. Mas, como dissemos, é possível encontrar alguns voos dos EUA que pousam em Anguilla. Foi o nosso caso pois chegaríamos lá à noite e queríamos evitar um pernoite em St. Martin. Encontramos um voo Miami / San Juan (Porto Rico) / Anguilla que saiu de Miami 14:00 horas e chegou em Anguilla 19:50. Perfeito! 🙂

A companhia que faz o voo de St. Martin para Anguilla é a Anguilla Air Services, que utilizamos no trecho inverso.

Fomos num avião bem pequeno. Nosso assento, por exemplo, era logo atrás do piloto. Adoramos, pois fomos filmando e fotografando tudo rsrs. O voo durou cerca de 10 minutos, pois as duas ilhas são bem próximas. O valor foi 175 dólares para duas pessoas.

Quando pesquisamos as datas que queríamos, só encontramos voos de companhias americanas. Quando for assim, embora Anguilla não exija visto para brasileiros, é necessário ter o visto americano. Ah, e lembrem-se de sempre portar a Carteira Internacional de Vacinação. Sabemos que é exigido para desembarcar na ilha, embora as autoridades não nos tenham solicitado apresentá-la.

Ferry Boat St. Martin – Anguilla

A outra opção é o ferry, pela companhia Calypso. A vantagem dessa companhia, aliás, é que o barco sai e retorna ao aeroporto de St. Martin mesmo, que fica entre o mar e a lagoa da ilha. Isso facilita o deslocamento.

O valor é 65 dólares por pessoa, fora a taxa de embarque. Por isso optamos pelo avião pois a diferença no preço ficava pequena.

Hospedagem em Anguilla

Frangipani Resort

Embora pequena, a ilha é repleta de hotéis e resorts em praticamente todo o seu entorno. Nós ficamos no Frangipani Resort, de tamanho pequeno mas muito confortável e agradável. Fica praticamente na areia da praia de Meads Bay, uma das mais bonitas da ilha.

O hotel tem uma estrutura muito boa, academia, internet, café da manhã, equipamentos para esportes aquáticos, como caiaque, windsurf, stand up paddle, etc. Pena que não pudemos aproveitar esses equipamentos pois estava ventando muito e o mar estava agitado, embora estivesse fazendo sol todos os dias.

O café da manhã não é buffet, é à la carte, e não está incluído na diária. O benefício para o hóspede é o desconto de 15 dólares por dia no valor do café na hora do check-out. Acabou valendo a pena.

O restaurante serve almoço a jantar também mas, como passávamos o dia conhecendo as outras praias, almoçávamos pela ilha mesmo.

Zemi Beach House Resort & Spa e Shoal Bay Villas

Outras opções de hospedagem são o Zemi Beach House Resort & Spa e o Shoal Bay Villas. Ambos ficam na linda praia de Shoal Bay East, bem na areia mesmo, com ótima infraestrutura.

O Shoal Bay Villas não tem café da manhã incluso mas tem toda a estrutura de uma casa, tipo studio. O Zemi é lindo e, além disso, classificado como Fabuloso no Booking.

Four Seasons

Outra excelente opção é o Four Seasons, em West End. Esse hotel é lindo e, como a maioria dos hotéis na ilha, o restaurante é aberto para não hóspedes. Foi lá que jantamos em uma das noites. Foi maravilhoso. Detalhes mais abaixo rsrs.

[word_balloon id=”4″ size=”M” position=”L” name_position=”hide” radius=”true” avatar_shadow=”true” name=”” avatar_border=”true” balloon=”line” balloon_shadow=”true” box_center=”true” bg_color=”#73ccbf” icon_type=”exclamation” icon_position=”top_left” icon_size=”M” icon_fill=”#e22255″ icon_stroke_width=”1″]

Utilizando os links que indicamos ao longo
do post para fazer sua reserva, você ajuda
a manter o blog, mesmo que opte por outro
hotel. Ganhamos uma pequena comissão,
mas você não paga nenhum acréscimo por isso.

[/word_balloon]

Aluguel de carro em Anguilla

A melhor opção para descobrir o que fazer em Anguilla é sem dúvida alugando um carro, principalmente se pegar um hotel mais afastado. Mas como lá não tem aquelas empresas grandes e mais conhecidas, nós alugamos na Junie`s .

Como a ilha é território inglês, dirige-se como na Inglaterra, ou seja, o motorista senta no lado direito do carro e trafega pelo lado esquerdo da estrada. Mesmo quem não tem costume rapidinho se adapta. rsrs Também não é necessário a Permissão Internacional para Dirigir, basta a CNH brasileira mesmo, na validade. 

O aluguel saiu por 35 dólares por dia, mais 5 por dia pelo seguro, mais 15 (por motorista) pela licença para dirigir em Anguilla (obrigatório). Fiquem atentos pois o valor da licença pra dirigir é de 25 dólares se for por mais de 72 horas. Por outro lado, para quem aluga por 72 horas ou menos, é 15 dólares.

Assim como contamos no post sobre Seychelles – Praslin, em Anguilla o processo também é muito simples. Até pra entregar o carro, não tem vistoria nem demora. Simplesmente deixe o carro no estacionamento do aeroporto, ou do porto, com a chave dentro e vá embora. Simples e prático assim. 🙂

Orientando-se por Anguilla

Como a ilha é pequena, nem precisa de GPS, é fácil se locomover. Há praticamente uma única estrada lá, que atravessa a ilha. Na área central e próximo ao aeroporto, tem outras ruas e estradas, mas nada complicado. E pegando o mapinha logo que chega no aeroporto, ou no hotel, fica fácil.

Abastecendo em Anguilla

Ao abastecer o carro você pode pagar em Dólares Americanos ou Rúpias. O preço nas bombas é em Rúpias e se você pagar em Dólar a conversão é feita na hora pelo frentista.

A ilha tem três postos, um no centro, outro próximo à extremidade oeste, e outro entre os dois, próximo à costa sul da ilha. Nós abastecemos apenas no que fica na extremidade oeste pois era próximo ao nosso hotel. É um posto bem simples mas cumpriu o papel. O abastecimento lá não é self-service, o frentista abastece para você.

Onde comer em Anguilla

Stray Hat

O próprio restaurante do Frangipani Resort é uma boa opção, chama-se Straw Hat, aberto para almoço e jantar. Aliás, foi lá que comemoramos nosso aniversário de casamento.

O Chef preparou um cardápio especial, delicioso, e decorou a mesa especialmente para a ocasião. Ou seja, com aquele ambiente à meia luz do restaurante, à beira da praia, foi tudo inesquecível rsrsrs.

Cobá

Outra excelente opção para o jantar é no belíssimo Four Seasons Resort. O hotel é realmente lindo, e a área do restaurante Cobá tem uma linda vista de Barnes Bay.

O ideal é chegar no finalzinho da tarde para apreciar o colorido do céu ao pôr-do-sol. É simplesmente encantador. Nós pedimos uma carne grelhada e uma lagosta. A carne tem todo um charme especial pois ela vem em tirinhas cruas, com os potinhos de tempero à parte, e uma mini churrasqueira.

Então você tempera a carne e vai colocando sobre a grelha até ficar no seu ponto preferido. É tipo um fondue de carne só que ao invés de frita, é assada. Muito legal.

Picante

Para quem curte comida mexicana, tem o Picante, em West End. Essa não fica na beira da praia mas na estrada principal da ilha. Nós não comemos lá mas o restaurante é bem avaliado.

Tratoria Tramonto

Já a culinária italiana tem lugar na Tratoria Tramonto, em Shoal Bay West. Esse é um daqueles restaurantes que expõe as fotos das celebridades que já frequentaram o local, como o ex-presidente Bill Clinton e o ator Robert de Niro, entre outros.

Falcon Nest

Outro lugar muito legal pra saborear um prato de frutos do mar típico fica em Island Harbour. É o Falcon Nest Bar e Grill.

Quando se olha pra ele, imagina-se que é apenas uma bar. E parece mesmo. Mas não se engane. Embora bem simples, feito em madeira, o quiosque é um restaurante com comida muito boa e variada.

A apenas poucos metros da água, com bancos de madeira, e palhas como guarda sol, as mesas oferecem um belo e relaxante visual do mar, com o vento batendo no rosto.

E é quando o cardápio chega que confirmamos que aquele pequeno quiosque é um verdadeiro restaurante. As opções são, além dos óbvios frutos do mar, frangos e carnes assadas, além de diferentes tipos de massas.

E entre os frutos do mar, podemos encontrar, inclusive, Lagosta! É isso mesmo, e essa foi a nossa escolha, e podemos atestar que estava deliciosa.

Praias de Anguilla

Meads Bay

Praia na parte oeste da ilha, na costa norte. Um grande faixa de areias brancas, com pouco movimento, ideal para descansar e caminhar na areia.

Shoal Bay East

Essa praia está localizada na costa norte, mais próximo à extremidade leste da ilha. É uma praia lindíssima, também com uma extensa faixa de areias brancas, mar calmo, mais calmo do que Meads Bay, já que a praia é protegida por arrecifes. Há alguns bares também numa parte da área, o que deixa outra parte bem mais tranquila para um passeio.

Island Harbour

Essa praia é uma típica vila de pescadores. Por isso ela é mais tranquila do que Sandy Ground. Ali se pode encontrar a calmaria e tranquilidade de um lugar em que gerações após gerações as famílias vão aperfeiçoando a arte da pesca no mar.

A beleza da praia e os restaurantes típicos de Anguilla valem a visita. Um deles, aliás, é o Falcon Nest Bar e Grill que já comentamos sobre ele acima no item Onde comer em Anguilla..

Little Bay

Essa praia é simplesmente fantástica, pois é uma pequena faixa de areia, entre falésias. Nós a acessamos pelo alto. Nos embrenhamos por uma trilha ao lado do hotel Ani Villas.

Por esse acesso não chegamos na praia pela areia, mas por cima da falésia, o que já rende fotos inesquecíveis do lugar. Mas seguindo por esse caminho é possível chegar na água do mar pelas pedras.

Que água maravilhosa!!! Transparente, morna, calma, um banho ali é simplesmente fantástico. O acesso à praia pela areia só é possível por meio dos barcos que os pescadores alugam pra fazer passeios. Aliás, quando estávamos lá apareceram alguns. Eles param e os passageiros caem na água para fazer snorkeling. Essa prainha é simplesmente mágica e imperdível!

Shoal Bay West

Shoal Bay West fica na extremidade oeste da ilha. Essa foi a praia que escolhemos para fazer um lanchinho, ali na areia mesmo, e assistir ao lindo pôr-do-sol. Simplesmente mágico!!! Nessa praia fica a Tratoria Tramonto, da qual já falamos lá em cima.

Sandy Island

Sandy Island é uma ilha afastada cerca de 10 minutos de barco da costa. O acesso a ela se dá por Sandy Ground, uma praia na costa norte, onde se pega uma lancha. O passeio até a ilha já é emocionante pois a lancha vai “saltando” as águas rsrsrs.

A ilha é bem pequena. É possível dar a volta nela, caminhando, em cerca de 10 minutos rsrs. Apesar disso, tem um restaurante lá, e a comida é simples mas muito boa. Pedimos um peixe frito que estava delicioso!!!!

Tinha também um monte de gaivotas lá, já acostumadas a pegar as sobras da limpeza dos peixes que os funcionários jogam pra elas. Pois é, dá pra vê-las praticamente paradas no ar a espera da comida, muito legal.

Posts relacionados

Bom gente, esse foi um curto relato sobre Anguilla, espero que tenham gostado. Aguardem post sobre St. Martin, a ilha vizinha, que também reserva uma experiência incrível aos visitantes.

Aproveita para conferir outros posts do blog

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069573115182/’]
Sair da versão mobile