Atualizado em 24 de outubro de 2020
O Viajante Móvel traz hoje dicas de viagem de Tiradentes, uma das mais importantes cidades históricas do país. Nós já estivemos algumas vezes na cidade, mas nunca havíamos pernoitado. Dessa última vez então resolvemos nos hospedar para curtí-la por inteiro.
Sempre gostamos de visitá-la pois é uma cidade história que foi palco de importantes eventos e reuniões durante a Inconfidência Mineira. Pois é, aquele movimento que aprendemos na escola e que ocorreu ainda no Brasil-colônia do século XVIII, e que reivindicava a liberdade da colônia.
Suas ruas de pedra e o estilo das casas lembra muito Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Aliás, essa semelhança se explica pelo fato de as duas cidades estarem na antiga rota do Ouro que escoava das “Minas Gerais” até o porto fluminense. E então, de lá, o ouro era levado para Portugal.
Por isso resolvemos fazer um post com as dicas dessa cidade encantadora, aconchegante, bonita e que nos conta muito da história do Brasil.
História
Tiradentes foi fundada em 1702 quando desbravadores encontraram ouro na região. Aliás, o primeiro nome da cidade foi Arraial Velho de Santo Antônio, fundada pelo Bandeirante paulista João de Siqueira. O nome Tiradentes foi dado após a Proclamação da República para homenagear o mais famoso dentre os líderes da Inconfidência Mineira de 1789, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, ou Tiradentes, como ficou conhecido.
A cidade fica localizada na área da Estrada Real conhecida como Caminho Velho. Após a descoberta das riquezas em solo mineiro, mais precisamente em Vila Rica, antiga denominação de Ouro Preto, esse foi o caminho utilizado para escoar a produção de Ouro de Vila Rica até o porto de Paraty, e então de lá, para a metrópole Portugal. Por isso as cidades da região ao longo dessa estrada guardam em suas construções muito da história desse período de riquezas do século XVIII.
Como Chegar
A primeira de nossas dicas de viagem de Tiradentes é como chegar. Então, a cidade fica a cerca de 200 km de Belo Horizonte, 330 do Rio de Janeiro e cerca de 500 de São Paulo. A estradas de acesso à cidade são excelentes, porém com muitas curvas, o que requer cuidado, principalmente em feriadões. Isso porque, justamente por ter uma asfalto de boa qualidade, às vezes os motoristas se excedem na velocidade.
Mas, normalmente se chega na cidade pela BR-265 e, seguindo as placas não há como errar. O acesso é pela Av. Gov. Israel Pinheiro, que leva até a praça principal, onde tem a Secretaria de Cultura. Aliás, ali o turista já pode pegar panfletos sobre todos as atrações da cidade, incluindo restaurantes, mapas, etc. Nessa praça a prefeitura costuma expor a programação dos eventos que acontecem na cidade. Pois é, Tiradentes é constante palco de eventos durante o ano inteiro, veja mais abaixo.
Onde Ficar em Tiradentes
A cidade tem muitas opções de pousadas, algumas modernas mas outras também com decoração rústica, pra combinar com o estilo da cidade. Aliás, as de estilo rústico são mais comuns pois os prédios da cidade são naturalmente antigos, mantendo o padrão da época do ouro do Século XVIII. Então vamos ao nosso segundo grupo de dicas de viagem de Tiradentes: onde ficar
Queríamos uma pousada próxima da área central e histórica da cidade, que é ao redor da praça principal, chamada de Largo da Forra. Por isso escolhemos a Pousada Casa de Violeta, muito bem localizada, no Largo das Mercês, próximo do centro histórico.
Por isso, da pousada é possível visitar a pé os principais pontos turísticos como o Museu Padre Toledo, a Matriz de Santo Antônio, a rua Direita. ALém disso, também é possível perambular pelas demais ruelas que circundam a região, com aquele calçamento de pedras antigo, e as casinhas do século XVIII.
A pousada tem estacionamento próprio, o que é uma grande vantagem, principalmente quando tem um grande evento acontecendo na cidade. Nesse fim-de-semana estavam rolando dois eventos ao mesmo tempo: o 24° Bike Fest, encontro de motos e o 5° Festival de Blues e Jazz. Aliás, ambos muito bons, tinha muita gente, muita moto e muita música!!! A cidade estava lotada de turistas. Deixamos o carro na Pousada e curtimos tudo isso a pé.
Veja outras opções de Hospedagem com o nosso parceiro booking . Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog com várias novidades especialmente para vocês.
Onde Comer em Tiradentes
Nossas dicas de viagem de Tiradentes não poderia deixar de fora os restaurantes da cidade, pois servem a deliciosa culinária mineira! rsrs
Tutu na Gamela
Opções de restaurantes certamente não faltam na cidade. O que chama a atenção é que praticamente todos são muito bem cuidados, limpos e com boa estrutura. Além disso, costumam apresentar uma grande variedade de pratos, desde petiscos até refeições completas em estilo à la carte ou self service, sem esquecer da típica culinária mineira de doces e salgados.
Uma boa dica para um almoço genuinamente mineiro é o Tutu na Gamela, que conhecemos numa vez anterior. Fica no entroncamento entre a BR-265 e a avenida que dá acesso à cidade, um pouco distante do centro, mas vale a pena. O ambiente é agradável, com mesas nas áreas internas e externas e bom atendimento.
Templários
Na sexta à noite saímos para jantar no Templários, um restaurante que normalmente tem música ao vivo, com opções de carnes e petiscos, mas também massas e caldos.
Taberna dos Inconfidentes
Outra opção é a Taberna dos Inconfidentes, na rua ao lado da pousada Casa de Violeta. O local é muito aconchegante e lá eles servem caldos para aquecer na noite fria. Experimentamos o caldo verde e o de ervilha que, aliás, estavam deliciosos. Além disso os funcionários são bem atenciosos.
Marcas Mineiras
Uma das dicas de viagem de Tiradentes que mais gostamos é o Marcas Mineiras. Isso porque o lugar é um café muito aconchegante, com música ambiente e muito bem decorado. Em seu interior, por exemplo, o visitante encontra até mesmo vários tipos de artesanato que podem ser comprados.
É um local extremamente agradável pois prima pelos detalhes na decoração. De fato um excelente local para um café tranquilo e relaxante no meio da tarde. Tem até uma área verde nos fundos com alguns bancos com almofadas onde se pode, por exemplo, esticar o corpo após caminhar pelas ruas de pedra.
Café Delícias do Barroco
Tem um outro Café muito interessante também, onde eles servem um pão de mel tradicional e um com licor, além de um chocolate quente com vinho que faz um grande sucesso. Pois é, se trata do Café Delícias do Barroco. Tem som ambiente e até livros que o visitante pode ler enquanto saboreia um delicioso café ou chocolate quente.
Bar do Fernando
No caminho entre Tiradentes e Santa Cruz de Minas, numa estrada de pedra com um belo visual, tem um restaurante muito simples, mas com funcionários muito atenciosos. É o Bar do Fernando, que, aliás, fica bem ao lado do portal de boas vindas a Santa Cruz de Minas. Apesar da simplicidade, a dobradinha estava deliciosa. O preço estava R$ 10,00, acompanhado de um pão francês torradinho e fresco. Enfim, para quem gosta dessa iguaria é uma boa pedida para repor as energias.
O Que Fazer em Tiradentes
Outras dicas de viagem de Tiradentes muito legais são os eventos da cidade. Isso porque a cidade é repleta de eventos o ano inteiro. Segundo informações do site tiradentes.net, a agenda anual de eventos contempla, por exemplo:
- Janeiro: Mostra de Cinema Brasileiro
- Fevereiro: Carnaval
- Março: 4° Festival de Fotografia de Tiradentes e Semana Santa
- Abril: Comemorações da Inconfidência Mineira
- Maio: Festival de Teatro Tiradentes em Cena e Corpus Christi
- Junho: Festa para Santo Antônio, padroeiro da cidade; Vinho e Jazz Festival; Bike Fest
- Julho: programações especiais para o período de férias de inverno
- Agosto: Festival Internacional de Cultura e Gastronomia
- Setembro: Festival Artes Vertentes e X-Terra
- Novembro: Feira de Artesanato Mineiro e Duo Tiradentes Jazz Festival
- Dezembro: Natal e Rebeillon
A cidade
A cidade é realmente movimentada durante praticamente o ano todo e cada evento desses tem uma programação completa de atrações que se espalham por casas culturais, praças, teatros, museus, etc. Aliás quando estivemos lá estava ocorrendo o Festival de Teatro em Cena, muito legal, com apresentações teatrais, musicais, shows itinerantes pelas ruas da cidade. Em outro momento curtimos o Bike Fest e Jazz Festival. Pois é, a cidade é muito bem estruturada para esses eventos, utilizando instalações fixas ou desmontáveis, como um teatro que eles constroem para receber algumas apresentações.
Igreja Matriz de Santo Antônio
EssaiIgreja do Século XVIII teve sua fachada modificada em 1810 pelo mestre Aleijadinho (o mesmo cujas esculturas estão expostas em Congonhas) com muitos altares em seu interior, todos feitos em madeira policromada, lindos, com detalhes, de fato, incríveis. Não é permitido filmar nem fotografar em seu interior, por isso não temos imagens pra mostrar aqui, mas garantimos que vale a pena a visita que custa R$ 5,00. Além do interior da Igreja, que é lindo, a ida até lá vale também pela vista que se tem da cidade pois ela fica no alto, rende belas fotos.
Outras Igrejas
Mas além da Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes também é repleta de igrejas e capelas dos séculos XVIII e XIX. Confira algumas:
- Santuário da Santíssima Trindades, de 1810
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, cuja construção estima-se que tenha iniciado ainda no século XVII.
- Capela do Bom Jesus da Pobreza, de 1782, fica bem no Largo da Forra.
- Capela Nossa Senhora das Mercês, cujo interior foi pintado entre 1793 e 1820. Aliás, fica ao lado da Pousada Casa de Violeta, onde nos hospedamos.
- Igreja São João Evangelista, onde está sepultado Manoel Dias de Oliveira, um dos mais importantes compositores do Século XVIII.
- Capela Santo Antonio do Canjica, do início do século XVIII.
Além dessas, existem também algumas capelinhas pela cidade que retratam as estações da Paixão de Cristo.
Largo da Forra
O Largo da Forra é a praça que mencionamos no início, onde a prefeitura expõe a programação dos eventos. Aliás, ela tem esse nome pois é onde os escravos recebiam a carta de alforria. Pode-se dizer que essa praça é o centro do “agito” turístico, pois dali se irradiam as ruelas que levam a todos os outros pontos turísticos e locais de eventos. Além disso ela também é rodeada de restaurantes, bares, cafés, etc. É também ali que se pode alugar uma charrete para um passeio pela cidade, todas muito estilizadas.
Museu Casa Padre Toledo
O museu foi a residência do Padre Toledo, um dos líderes da Inconfidência Mineira. Além disso, a casa também serviu como local de reunião dos inconfidentes. Seu estilo e seus objetos retratam o cotidiano colonial daquela região do Brasil.
Museu da Liturgia
O museu tem um rico acervo de arte sacra do século XVIII ao século XX, além de apresentações audiovisuais. Aliás, consta que é o único do gênero na América Latina.
Chafariz de São José
Construído em 1749, era onde as pessoas se abasteciam de água potável, lavavam roupas, e até os animais matavam a sede. Mas cada uma dessas atividades eram realizadas em áreas separadas do chafariz. Isso porque as fontes de água eram divididas para que tudo pudesse ser feito ao mesmo tempo. Por fim, Chafariz chama a atenção pela sua estrutura que lembra a fachada de uma igreja.
Estação Ferroviária
Inaugurada por ninguém menos que D. Pedro II, a estação funciona até hoje, como ponto de partida/chegada do passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei. O passeio dura cerca de 40 minutos. Fique atentos aos horários.
Bichinho
Outras dicas de viagem de Tiradentes que não podem faltar para quem a visita, são as cidadezinhas que têm ali perto para conhecer. O nome já chama a atenção, mas Bichinho se trata de um lugarejo a cerca de 7 km de Tiradentes, que vale a pena a visita. É uma cidadezinha minúscula, com quase nenhuma estrutura, mas muito interessante, muito visitada pelos turistas que lotam Tiradentes naqueles eventos que listamos acima. Então tivemos que ir conferir também. Pois é, Bichinho é um polo de artesanato, as lojinhas são muito bem organizadas e com muitas opções para quem procura algum ornamento diferente. Tem poucos restaurantes por isso todos lotam nessas épocas. Nós almoçamos no Tempero de Ângela.
O caminho até a cidadezinha já vale o passeio. Pode ser que você não encontre no GPS, pois a cidadezinha é muito pequeno. Mas basta pegar o caminho para Prados, que logo você verá as placas para Bichinho. E então é só seguir em frente e em cerca de 20 minutos se chega lá. A estrada é estreita, de pedra e o visual é lindo. Aliás, como estávamos na época do Bike Fest, vimos várias motos indo e vindo na estrada. No caminho tem até um Museu do Automóvel, com cerca de 60 automóveis antigos em exposição. Todos param para conferir. Enfim, vale muito a pena conhecer Bichinhos.
Veja também: Trilha do Mangue, em Tiradentes – MG.
Estrada Parque Passos dos Fundadores
No caminho para Bichinhos, bem ao lado do portal de boas vindas aos visitantes, é possível acessar a Estrada Parque Passos dos Fundadores. Essa estrada, de onde, aliás, também se contempla visuais incríveis, leva ao Refúgio de Vida Silvestre Libélulas de São José, uma área ambiental, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas.
Casarão de Antiquário
Essa é um casarão que, apesar do aspecto Século XVIII, foi construído em 2008 para servir de casa de veraneio para uma família. Ainda funciona como residência no andar superior mas no térreo se encontram diversas peças antigas que estão à venda para os colecionadores ou aos que apenas apreciam. Do lado de fora, a vista que o local proporciona é incrível pois o Casarão fica no alto de uma colina.
Fazenda Pombal
Essa certamente é a mais significativa das dicas de viagem de Tiradentes. Isso porque o local guarda as ruínas da casa onde nasceu o Alferes Tiradentes, uma das figuras importantes da Inconfidência Mineira.
Ela fica a cerca de 19 km de Tiradentes, na estrada que leva a Ritápolis, que é asfaltada. Após cerca de 14,5 km nessa estrada, vira-se à direita e segue-se mais cerca de 4,5 km por terra, mas a estrada é boa, é terra batida. Então, quando vir essa placa aí embaixo, pode entrar e seguir sempre em frente. O local é aberto a visitação de segunda a sexta.
Pôr do sol
Uma boa pedida, que, aliás, atrai muitos turistas, é assistir ao pôr do sol do alto do morro em frente à Igreja São Francisco de Paula. De fato, o visual da cidade é lindo lá de cima.
Cachoeira do Bom Despacho
Naquela estrada de pedra que liga Tiradentes a Santa Cruz de Minas, logo após o Bar do Fernando que mencionamos acima, tem essa cachoeira que é um ponto de parada que rende boas fotos. É uma cachoeira com pouco volume de água mas o lugar é bonito. Tem também um marco da Estrada Real nela, e umas pedras grandes, tudo ao lado de um paredão que dá um toque especial ao lugar.
Enfim, essas foram as dicas de viagem de Tiradentes, uma daquelas cidades escondidas no interior do Brasil, mas muito conhecida pelos turistas que vêm aos montes durante os diversos eventos que acontecem durante o ano inteiro. Um lugar que vale a pena visitar, conhecer um pouco de história, curtir o clima de festa independente do tema, quer seja arte, motos, música, gastronomia, etc.
Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Você não pode esquecer do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro utilizando nosso parceiro Real Seguro Viagem . Com ele é possível fazer cotação entre as melhores opções de seguros das principais seguradoras e escolher aquele que se encaixa no seu perfil de viajante.
Veja outros posts que escolhemos para você:
- Ouro Preto
- O que fazer em São João del Rei – MG: atrações e dicas
- Belo Horizonte
- Araxá
- Voo de Balão em São Lourenço-MG
Já viajou para Tiradentes e quer compartilhar suas experiências com a gente? Deixe suas dicas nos comentários! Elas podem ajudar outros viajantes!
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
carros de colecionadores diz
olá acompanho seu blog, muito bom conteúdo!! também estou lançando um blog onde irá falar de carros de colecionadores http://www.carrosantigosavenda.com.br
ViajanteMovel diz
Olá. Muito obrigado pelo seu comentário. Volte em breve para ver novos artigos, estamos sempre atualizando. Gostamos muito do seu blog também.