Ícone do site Viajante Móvel

As praias do Dia D – Normandia

Praia de Omaha

Que a Normandia, no norte da França, foi palco de inúmeros fatos históricos, não há como negar. Mas o mais famoso deles foi o desembarque dos aliados nas praias do dia D, na Segunda Guerra Mundial. Aquele 6 de junho de 1944 iria, de fato, mudar o curso da Guerra.

Por isso, em nosso roteiro pela Normandia não poderíamos deixar de ir àquelas praias históricas. Aliás, se você também quiser montar um roteiro por essa linda região da França confira nosso post Como planejar um roteiro pela Normandia. Lá você vai saber tudo sobre como chegar, como se locomover, onde pernoitar, como distribuir seus dias, etc. Além disso, também citamos outros lugares pra visitar, além das praias do Dia D.

Ainda hoje é possível encontrar espalhados pelas cidadezinhas da Normandia peças de equipamentos, carros de combate, etc. Alguns ficam simplesmente expostos do lado de fora de restaurantes, bares, ou simplesmente formando um monumento em homenagem aos soldados.

Mas a maioria compõe os acervos dos vários museus que há naquela região. Aliás, a visita a alguns desses vários museus tem que estar na programação de um passeio pelas praias do Dia D.

História

Bem, voltando a nossa história, o desembarque dos aliados nas praias da Normandia marcou o início da derrota alemã na Segunda Guerra. Mas além disso, o desembarque dos aliados nas praias do Dia D também ficou marcado pelos números.

132 mil soldados desembarcaram naquelas praias naquele dia, além de 200 mil veículos de todos os tipos!

Mais de 11 mil aeronaves estiveram envolvidas de alguma forma, lançando paraquedistas ou dando cobertura às tropas, entre outras missões. Além disso, foram empregadas quase 7 mil embarcações, entre navios de guerra, embarcações de transporte e outros.

Quase 4 mil militares aliados foram mortos nas praias do Dia D, além de mais de 6 mil feridos, desaparecidos ou feitos prisioneiros! Agora imagine tudo isso em um único dia! E tudo aconteceu ali naquelas praias!

Pois é, eis a grandiosidade daquele dia histórico e a importância daquelas praias, que dariam início à libertação da Europa.

Informação
As fotos em preto e branco são fotos das fotos expostas em Arromaches

Filmes sobre as praias do Dia D

Por isso, sendo um dia tão importante na história, vários filmes imortalizaram as praias do Dia D. O Resgate do Soldado Ryan (1998), por exemplo, foi um deles. Outro, mais antigo, mas também importante, foi O Mais Longo dos Dias (1962), baseado no livro de mesmo nome. Esse, aliás, era o filme em preto e branco mais caro já feito, até lançarem A Lista de Schindler. Foi uma superprodução que mostrou a grandiosidade da operação de desembarque e das batalhas que se seguiram.

E existem vários outros: O Desafio das Águias e Agonia e Glória, por exemplo. Além desses, a série da HBO Band of Brothers é fantástica e de alto nível técnico.

Por que estou mencionando todos esses filmes? Porque já havíamos assistido três deles antes de irmos à Normandia. E isso nos permitiu aproveitar muito mais a visita àqueles lugares históricos. Então, essa é minha dica, se puder assistir algum desses filmes antes, certamente sua visita às praias do Dia D terá um ingrediente a mais, pois lhe permitirá sentir com mais intensidade os momentos históricos que ali se passaram.

Só pra ter uma ideia, o filme O Mais Longo dos Dias mostra uma das passagens em que, após saltar do avião, um paraquedista ficou pendurado na torre de uma igreja na cidadezinha francesa de Sainte-Mère-Eglise. E até hoje a cidade mantém um boneco ligado a um paraquedas pendurado na torre da igreja, da mesma forma que o soldado na vida real.

Além disso, a cidade é repleta de carros de combate restaurados espalhados pelas ruas. A ideia é passar aos inúmeros turistas que visitam a cidade aquele clima de guerra que os habitantes viveram naquele período.

Como chegar

De carro

Bem, nós fomos até as praias do Dia D com o carro que alugamos pela internet, e retiramos assim que desembarcamos em Paris. E o roteiro que fizemos, bem como os detalhes de planejamento, estão no nosso post Como planejar um roteiro pela Normandia.

Para o aluguel do carro sempre usamos nosso parceiro RentalCars. Eles fazem um comparativo de várias companhias, mostrando preços, tipos de carros, seguros incluídos, etc.

Além disso, eles dão várias outras informações importantes também, como, por exemplo, o local onde fica o escritório da locadora, se no saguão do aeroporto ou fora. Se for fora eles até dão todas as dicas de onde pegar o transfer, é muito legal e muito útil.

Nós usamos todas essas dicas e deu tudo certinho. Então, quando forem reservar carros utilizem nosso link aqui mesmo no site. Vocês não pagam nada a mais por isso a ainda ajudam o site a se manter sempre atualizado.

Sem dúvida, o carro é a melhor opção para se locomover pela Normandia. Todos os locais de visita têm estacionamento e as estradas são excelentes.

Nós visitamos as praias do Dia D num roteiro de 10 dias pela Normandia. Por isso, não fomos direto para as praias, pois pernoitamos em Rouen, a cidade de Joana d’Arc. Além disso, visitamos outras cidadezinhas na região e no litoral norte, que não foram palco dos desembarques.

De trem

Também é possível ir até a região de trem. Mas é preciso saber que as principais estações de trem estão nas cidades maiores, como Rouen, Caen e Bayeux. Nas cidades menores, os horários são mais restritos. Além disso, ao desembarcar nessas cidades, será necessário outro meio de transporte para chegar às praias do desembarque.

Ou seja, será necessário alugar um carro, ou pegar ônibus. O problema é que nem todos os pontos de visitação são acessíveis por transporte público. Obviamente, se seu objetivo for apenas visitar Rouen, Caen ou Bayeux po exemplo, o trem a partir de Paris é uma excelente opção. Mas para visitar as praias do Dia D, considere alugar um carro.

Uma outra opção é alugar tours de dia inteiro (Day Trip) a partir das cidades maiores. Aliás, existem tours desse tipo saindo até mesmo de Paris.

Day Trip

Existem opções de Day Trip de 12 horas, com visita à praia de Omaha, a Arromanches, ao Cemitério Americano e Pointe du Hoc. Ou seja, aos principais pontos. Além disso, alguns tours ainda incluem algumas horas em Bayeux, e aos museus do desembarque.

Essa é uma excelente opção para quem está em Paris. Não se tem a preocupação de dirigir, pode-se descansar no deslocamento e apreciar bem o belo visual da Normandia. É lógico que, nesse caso, não se terá a liberdade que o carro permite de parar onde quisermos. Mas é uma boa opção para quem quer ficar só em Paris e, ainda assim, conhecer as praias do Dia D.

E para facilitar a compra de desses tours, além de diversas atrações na Normandia, deixamos aqui o link de nosso parceiro Get Your Guide. Por meio desse link você pode comprar os ingressos antecipadamente, na tranquilidade da sua casa, antes da viagem. Assim, você evitará as longas filas nas atrações e ganhará tempo.

Usando nosso link, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a manter os conteúdos sempre atualizados, com dicas bem legais para você planejar sua viagens.

As praias do Dia D

Os aliados dividiram a costa da Normandia em cinco praias, cujos nomes, em código, eram: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. As duas primeiras foram as praias onde os Americanos desembarcaram e, nas outras três, foram os Britânicos e Canadenses

Omaha Beach

Sempre que se fala nas praias do Dia D, logo vem à lembrança aqueles filmes de guerra onde soldados aliados desembarcam sob fogo intenso dos alemães.

E, de fato, foi nessa praia que as tropas que desembarcavam encontraram maior resistência alemã. Por isso, Omaha é a mais visitada dentre as praias do Dia D. Por isso, não perca o post específico que publicaremos em breve sobre a Praia de Omaha.

A cidadezinha mais próxima de Omaha Beach é Saint-Laurent-sur-Mer, a cerca de 2 km. E o primeiro local a visitar é, sem dúvida, as próprias areias da praia. Não há como negar que pisar no lugar onde aqueles fatos de importância histórica realmente aconteceram é incrível.

Mas há outros lugares imperdíveis em Omaha. Alguns são localizados bem na praia mesmo, outros mais afastados.

Utah Beach

A praia de Utah foi a outra praia, além de Omaha, designada aos americanos. De todas as praias do Dia D, Utah é a que fica localizada mais a oeste.

Ela fica na península de Cotentin, e foi selecionada para servir de partida para tomada do importante Porto de Cherbourg. Esse porto serviria para abastecer as tropas após o desembarque e, por isso, precisaria ser tomada dos alemães.

Embora o desembarque dos aliados na praia de Utah tenha enfrentado uma resistência menor do que em Omaha, ali também houve combates. E tudo é retratado nesses dois museus:

Gold Beach

Gold Beach fica próxima à cidade de Ver-Sur-Mer. E na cidade também é possível visitar o museu America-Gold Beach. Além disso, é em Gold Beach que fica a cidade de Arromanches, de onde se pode ver os restos de Port Mulberry, o enorme porto artificial construído pelos aliados para o desembarque.

E num dos melhores pontos de visualização de Mulberry, há o incrível Cinema Circular, cuja visita é imperdível!

Juno Beach

Próxima à cidade de Courseulles-sur-Mer, o desembarque nessa praia foi liderado pelos canadenses. Aliás, a participação canadense nesse dia histórico é retratada no Juno Beach Centre.

Sword Beach

Essa é a praia mais a leste da costa da Normandia e, portanto, mais próxima de Caen. Aliás, Caen foi fortemente defendida pelos alemães, criando muitas dificuldades às tropas aliadas.

Parte da praia foi tomada com relativa facilidade. Mas em outros pontos alguma resistência alemã foi encontrada, retardando o avanço das tropas.

E esses são alguns pontos interessantes a visitar em Sword.

Viaje conectado

Nossa última dica é viajar conectado. Afinal de contas, viajar sem conexão com internet não dá né gente, principalmente pra quem precisa ficar atualizando stories e feeds rsrsrs. Ainda mais num lugar tão encantador como as praias do Dia D.

Por isso sempre conto com a parceria do EasySim4You. Ah, e uma ótima notícia! Os seguidores do Viajante Móvel têm 10% de desconto. Pra isso basta usar o código VIAJANTEMOVEL10 no nosso link EasySim4You. E aí, ninguém vai perder esse super desconto né? Então aproveitem.

O chip é enviado para o seu endereço e você só precisa inserir no seu celular assim que chegar ao destino.

Nossa dica é: quando a viagem for para Europa comprar o chip “4G Europa”, e para os EUA, Canadá e Caribe, o melhor é o “Dados Mundi”.

Bem, esse foi nosso resumo do quê visitar quando numa viagem às praias do Dia D. Espero que tenham curtido nossas dicas e que elas sirvam quando forem viajar à Normandia. Deixem seus comentários logo abaixo. E até o próximo post.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveita para conferir outros posts do blog

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069574833180/’]
Sair da versão mobile