O Viajante Móvel decidiu conhecer Lima, a capital peruana, numa curta viagem de 4 dias, contando com o deslocamento. Por ser um tempo curto, decidimos ficar só em Lima mesmo e curtir ao máximo as atrações da capital, deixando uma visita a Cusco e Machu Picchu para uma oportunidade futura, com mais tempo. Lima realmente nos surpreendeu e, para aproveitar ao máximo, 4 dias é pouco para conhecer e curtir com calma todas as atrações. A cidade tem parques lindos, onde é possível inclusive fazer pique-nique em alguns deles.
Passagem aérea
Começamos nossa busca de passagens aéreas pelo Google Flights, que lista todas as opções de voos, em várias companhias e, após selecionar sua opção o site o direciona diretamente para a homepage da companhia, sem qualquer cobrança de taxa adicional, nem intermediários. Veja as dicas do Google Flights aqui.
As companhias que tem mais opções de voo para Lima são a LATAM e a COPA Airlines, com preços, durações e horários variados. Deve-se prestar atenção que quase todos os voos da COPA fazem conexão na Cidade do Panamá, portanto a viagem fica mais longa.
Nosso Voo
A que melhor se adequava à nossa necessidade de horários de saída foi a LATAM. Como o trecho doméstico normalmente é pela TAM, vários voos têm uma longa espera na conexão em São Paulo, como foi nosso caso, 11 horas de espera, por isso fiquem atentos a esse detalhe pois pode ser necessário reservar um hotel para passar a noite. Vejam como fizemos isso aqui. O trecho de Guarulhos a Lima foi direto e, após cerca de 05:15, chegamos em Lima por volta de 10:30 da manhã de lá, o que nos permitiu aproveitar bem o primeiro dia.
Fiquem Atentos
Quanto ao voo de volta, se for LATAM ou TAM, fiquem atentos pois vários voos tem troca de AEROPORTO. Isso mesmo, você pousa em Guarulhos e tem que se deslocar até Congonhas para o próximo trecho. Nunca pegamos um voo desses, mas, pelo que pesquisamos, a TAM oferece esse traslado gratuitamente a seus passageiros, entretanto, é necessário ficar atento ao tempo de conexão entre um voo e outro. Várias dicas de passageiros que já utilizaram esse serviço dizem que esse tempo deve ser de pelo menos 4 horas para não se correr o risco de perder a conexão. Como queríamos evitar isso a qualquer custo, decidimos não comprar um bilhete que tivesse essa troca de aeroporto então pegamos um voo que fazia Lima – Santiago (Chile) – São Paulo.
De Lima a Santiago foram 03:30 de voo e de Santiago a São Paulo, 03:50, o que dá um total de voo só um pouco maior em relação ao voo direto, mas lembrem-se que tem o tempo de espera em Santiago que, no nosso caso foi de cerca de 4 horas. Há também opções diretas de Lima a São Paulo, com duração de cerca de 05:00 mas os horários não nos atendiam. Fiquem atentos pois também tem opções que fazem Lima – Montevideo – São Paulo, com pouca diferença em relação à opção Lima – Santiago – São Paulo.
Hotel para conexão longa em São Paulo
Como na ida faríamos uma espera de 11 horas em São Paulo, procuramos um hotel que fosse dentro do próprio Aeroporto de Guarulhos e encontramos dois, o Slaviero Fast Sleep e o Tryp-Transit. Nós só escolhemos o Tryp porque nos pareceu facilitar toda nossa jornada e vão entender porquê nesse post. Você encontra ambos no Booking.
Veja nosso review com Dica de Hotel para conexões longas em São Paulo
Onde ficar em Lima
Uma das áreas muito indicadas para se hospedar é Miraflores, um charmoso bairro de Lima, próximo à orla, que aliás tem muito comércio, excelentes restaurantes e vários bons hotéis. Outra área com vários hotéis muito bons também é San Isidro, um bairro que, um pouquinho diferente de Miraflores, é mais residencial, entretanto, segundo todas as dicas que vimos, parecia ser uma área muito segura. E por isso, nossa opção foi exatamente em San Isidro, no hotel O que Fazer em Lima no Peru com Dicas de Hotel e Restaurante
Moeda
A moeda local é o Solis, cujo câmbio em relação ao nosso Real em Agosto de 2016 estava praticamente 1 Real = 1 Solis. Assim que chegamos no Aeroporto trocamos alguns dólares que levamos, ao câmbio aproximado de 1 Dólar = 3,18 Solis. Aliás, lemos em alguns posts que muitas casas de câmbio lá não aceitam dólares impressos antes do ano 2000. Não tínhamos a menor ideia sobre a data de impressão de nossas notas mas tivemos apenas três notas de 1 dólar rejeitadas pois a atendente considerou que estavam um pouco “velhinhas demais”. rsrsrs Ela disse que teriam dificuldade para as venderem depois.
Trocar um pouco de dinheiro ainda no aeroporto é importante para pagar o táxi até o hotel. Para as demais compras na cidade pode-se usar o cartão de crédito internacional, como fizemos, ou tentar trocar dinheiro em outros locais para tentar um câmbio mais favorável, ou ainda sacar em máquinas ATM.
Clima
Por estar no hemisfério sul, o Peru tem as estações nas mesmas épocas que o Brasil, portanto, em Agosto Lima também estava no inverno. O frio é perfeitamente tolerável, a temperatura mínima que pegamos foi de cerca de 15 graus, e a máxima chegou a 23 graus durante o dia sob o sol raro. A umidade é alta, apesar de chover muito pouco na capital e o céu é quase constantemente nublado.
Podemos dizer que é um clima muito tranquilo e agradável para se caminhar pela cidade, pois não se tem o sol na cabeça, não chove e, como é seco, não se tem o desconforto do suor. Sugerimos andar pela cidade com uma camisa de manga curta ou uma fina de manga comprida e levar um blusão de lã não muito grosso pois em alguns momentos pode bater um vento pouco mais frio e, se o passeio se estender até a noite já se está prevenido.
Locomovendo-se na cidade
Ao sair da área de desembarque, imediatamente antes de entrar no saguão, há alguns quiosques de táxis junto a outros de aluguel de carros. Vários blogs que visitamos não recomendavem alugar carro, por conta do trânsito confuso da capital, por isso nem pensamos nessa possibilidade. Aliás, nessa mesma área há uma tabela dos táxis com preço fechado para vários pontos da cidade. Segundo essa tabela, o preço seria 60 Solis até o nosso hotel. Deixamos para tentar a sorte com os vários táxis que, semelhantemente, a outros aeroportos do mundo, ficam logo na saída do saguão.
O primeiro a nos abordar deu o preço de 70 Solis. Obviamente não aceitamos. Logo apareceu outro que cobrou 45 Solis. Fizemos aquela avaliação rápida e resolvemos aceitar. Deu tudo certo, afinal, como o preço já foi acertado antes não importava o caminho que ele estava fazendo. Entretanto, fomos acompanhando pelo mapa do Trip Advisor, só pra ter certeza de que ele estava indo em direção ao nosso Hotel mesmo. Precaução de brasileiro. rsrsrs
Pegando Ônibus Público
Enquanto estávamos na cidade, no primeiro dia arriscamos até mesmo pegar um ônibus. Esse meio de transporte lá vai dos ônibus bem precários até os bonzinhos. Foi num desses bonzinhos que andamos, para fazer a comparação de preços. Quando fomos do hotel à Plaza de Armas abordamos dois taxistas, e o preço dado foi 35 Solis. Andamos mais uma quadra a frente e chegamos a um ponto de ônibus onde havia uns policiais. Perguntamos a eles como faríamos para chegar à Praça e, após tomar o que eles indicaram, pedimos ao motorista para nos avisar onde deveríamos descer e, além dele, uma senhora que também embarcou no mesmo ponto nos ajudou. Pagamos 4 Solis pelas duas passagens em um trajeto de 15 minutos muito simples, fácil e bem barato que nos proporcionou conhecer um pouco mais da cidade e tirar boa fotos. rsrs
Taxi
Fizemos os demais trajetos de táxi ou a pé mesmo. Quando decidir pelo táxi, uma dica é “negocie sempre”. Todos os taxistas vão pedir sempre entre uma vez e meia a duas vezes o valor que efetivamente podem cobrar, então não deixe de negociar. Demos sorte em todos os táxis que pegamos, motoristas tranquilos, uns mais simpáticos, outros nem tanto, mas todos atenciosos.
Veja também O que Fazer em Lima no Peru com Dicas de Hotel e Restaurante
Uber
No segundo dia decidimos baixar o aplicativo do Uber e começar a utilizá-lo. Os preços ainda foram mais baixos do que os táxis comuns. Para terem uma ideia, no trajeto para o aeroporto no nosso retorno, pagamos 35 Solis, ou seja, ainda mais barato do que os 45 que pagamos na chegada. O aplicativo lá funciona muito bem, os preços pagos são realmente os que o aplicativo mostra, tudo muito tranquilo.
Uma cidade que gostaríamos de ter visitado, mas infelizmente não tivemos tempo, é Arequipa. Mas nossos amigos do Blog Ligado em Viagem foram, e contaram sua aventura neste post: Cidade de Arequipa e condores do Canyon del Colca em Chivay no Peru. Não deixem de conferir.
Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?
Então aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
Hospedagem
O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.
Seguro Viagem
Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.
Fique conectado
Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.
Já viajou para Lima e quer compartilhar suas experiências com a gente? Deixe suas dicas nos comentários! Elas podem ajudar outros viajantes!
Sarah Gomes diz
Bem legal teu post!
ViajanteMovel diz
Que bom saber que vc gostou, Sarah! Esperamos que vc retorne sempre! Um abraço
Ricardo Uscamayta diz
Olá pessoal!
as pessoas pensam que Lima somente é um punto de partida para conhecer Machu Picchu uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Lima tem muitos puntos turísticos é bom saber que você, não pensa assim, Lima tem muita gastronomia, e sua arquitetura colonial é uma das melhores do mundo.
pessoalmente recomendo viajar e conhecer Lima.
valeu suas dicas.
ViajanteMovel diz
Verdade Ricardo, decidimos conhecer Lima, que muitas vezes é deixada em segundo plano por conta de Machu Picchu, e adoramos a capital peruana. É uma cidade bonita, com lindos monumentos e dona de uma gastronomia invejável. Obrigada pela visita e pelo comentário.
edson amorina jr diz
Em nossa viagem para o peru, nós acabamos não indo para lima. Precisamos voltar.
ViajanteMovel diz
Lima é uma cidade muito agradável Edson. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.