O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO, como também é conhecido, é o terceiro parque mais antigo do Brasil, criado em 1939 durante o Governo Getúlio Vargas. É uma enorme área verde de cerca de 20 mil hectares, que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque tem três sedes, a Sede Teresópolis, a Sede Petrópolis e a Sede Guapimirim. ( veja post sobre a Sede Petrópolis aqui )
A Sede Teresópolis fica na Av Rotariana, próximo à Feirinha do Alto e ao acesso à Granja Comary. O acesso ao parque é permitido entre 08:00 e 17:00 e a entrada custa 15,00 por pessoa mais 10,00 pelo carro. Esses são os valores padrão para visitar a área do parque que podemos chamar de área “comum”. Existem trilhas específicas que por sua localização e extensão têm preços e normas diferenciados.
PARNASO – Sede Teresópolis
É nesse parque, por exemplo, que se pode fazer a famosa travessia Teresópolis – Petrópolis, que dura 3 dias de caminhada. Obviamente que se pode entrar sem o carro mas a vantagem do carro é devido ao tamanho do parque. Ele é bem extenso e, portanto, pode-se ganhar tempo, além de economizar energia, utilizando o carro para ir de um ponto a outro onde as trilhas iniciam ou andar o tempo todo a pé, o que requer uma boa dose de disposição.
Estacionamento
Existem vários locais de estacionamento dentro do parque, os quais são estrategicamente localizados próximos às trilhas, poços, cascatas ou áreas de pique-nique. Toda a área por onde o carro transita é asfaltada ou calçada, a estrutura do parque é muito boa, bem sinalizado e várias famílias o visitam, inclusive com crianças de colo. É muito tranquilo e agradável, mesmo pra quem não quer fazer trilhas ou quer apenas percorrer um trecho delas.
Estrutura do Parque
Após a portaria, a cerca de 100 m, o visitante encontra o primeiro estacionamento, no centro do turista, onde tem uma lanchonete, sanitários, e onde se pega o mapa do parque com direito a todas as explicações da atendente que marca tudo no mapa, onde estacionar, como chegar às trilhas e assistir um vídeo sobre o parque.
Atrás do centro do turista tem uma piscina natural, que estava interditada, o que não faria muita diferença pois a água realmente estava muito gelada neste fim de semana que lá estivemos ( veja também nosso post sobre Teresópolis aqui). De qualquer forma, pudemos tirar boas fotos ao redor do lugar que é muito bonito, digno de cartão postal.
Poço do Castelo
Aproveitamos e fomos até o Poço do Castelo, que fica entre a Portaria e o Centro do Turista, bem pertinho pra registrar as primeiras fotos.
O local parece realmente muito convidativo para um banho refrescante durante o verão. Devido ao frio não havia ninguém com coragem suficiente para se aventurar naquelas águas geladas mas o local é muito bonito.
Trilha do Cartão Postal
Após a visita à piscina natural, pegamos o carro e, seguindo o mapa e a orientação da funcionária, estacionamos numa antiga pousada que hoje se encontra desativada. Esse é o ponto de onde se acessa a Trilha do Cartão Postal, que dá acesso ao Mirante do Dedo de Deus.
A trilha Cartão Postal permite ver, além do Dedo de Deus, outros montes que fazem parte do cenário, como o Dedo de Nossa Senhora, que descobrimos que existia ao chegarmos lá.
Foi nossa primeira vez em Teresópolis e no Parque mas dizem os outros “trilheiros” que encontramos por lá que essa trilha é a que tem o melhor visual do monte mais famoso da região.
Iniciando a Trilha do Cartão Postal
A trilha tem uma extensão de 1200 m, e o trajeto tem subidas e descidas, mas a ida até o mirante é predominantemente em subida e na volta predomina a descida.
A placa na entrada da trilha diz que são duas horas de caminhada. Nós não marcamos o tempo na ida, apenas na volta e deu 40 minutos, sem pressa. A diferença de altitude entre a base na trilha e o topo, que é o mirante, é de cerca de 170 m, o que parece pouco mas não se iludam pois são 170 m num local que já é alto.
A altitude lá gira em torno de 1200m. O nível de dificuldade da trilha segundo consta na placa é moderado e atestamos que é mesmo, justamente por todos os aspectos que já mencionamos, tem subidas e descidas, é num lugar alto, o que já deixa o ar um pouco mais rarefeito, e durante a maior parte do trajeto tem aquelas escadinhas na trilha, mas nada que um ritmo lento e persistência não resolva. E o visual do mirante recompensa todo o esforço.
A vista é realmente muito linda, é o melhor ponto para se avistar o Dedo de Deus, a montanha mais famosa da região. Eventualmente o visitante pode dar azar de ter muita neblina na área, mas quando fomos demos sorte, o tempo estava aberto e pudemos ver todo o cenário, que é realmente lindo, vale a caminhada.
Trilha Suspensa e Trilha do Passo
Ao retornar da trilha, pegamos o carro e seguimos em frente mais para dentro do parque ainda, pela estrada calçada, até o final, onde tem uma área de pique-nique, tem o início da trilha Suspensa e da trilha do Passo.
Essa última nós não fizemos, pois a fome já estava apertando e já era 13:30. Apenas tiramos umas fotos e retornamos.
Enfim, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um lugar imperdível. Vale a pena a visita tanto no inverno como no verão, quando pretendemos voltar para curtir mais desse cenário que inspirou o romance O Guarani, de José de Alencar.
Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Pin it:
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069563042488/’]
Bloglovin
Sarah Gomes diz
Lindas fotos e essas trilhas só de olhar já dá vontade de fazer, parabéns!
ViajanteMovel diz
Obrigada, Sarah! Se vc fizer essa viagem, volte e nos conte como foi, assim ajudará nossos leitores.Abs
serial keys for Buildbox Crack diz
Utterly written content material , thanks for selective information .
ViajanteMovel diz
Thank you for your comment. We like to provide interesting and useful information. Come back to see some new articles.
buildbox mac crack diz
I have discovered an amazing plan to get even faster than I did the old fashioned way.
ViajanteMovel diz
Thank you for your comment. As that was our first time there we`ll appreciate if you have any suggestion about alternative ways. Let us know and come back soon to see new articles.
how to look taller diz
Very interesting points you have remarked, appreciate it
for putting up.
ViajanteMovel diz
You’re right, that’s an awesome place to spend some time in. Thank you for your comment. Come back soon to see some new articles.
this link diz
I just want to say I am just newbie to blogs and certainly enjoyed your web page. More than likely I’m want to bookmark your blog . You absolutely have very good stories. Kudos for sharing with us your webpage.
ViajanteMovel diz
Thank you for you comments. We`re happy you have enjoyed our blog. We always try writing useful and complete information on sites We visit. Come back soon to read new articles.