O Viajante Móvel foi curtir um lugar muito agradável, em plena área urbana de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras. Inaugurado em 1982, essa é a maior área verde da capital mineira. Além disso ela é considerada um dos maiores parques urbanos da América Latina, com 2,3 milhões de metros quadrados. Mas tendo o projeto paisagístico de autoria de Burle Marx fica fácil entender o motivo de tanta beleza.
ATENÇÃO
Ao acessarmos o site do parque, no dia 5 de agosto de 2018, vimos que existe uma informação dizendo que agora, para entrar, é necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de imunização contra a febre amarela, com data mínima de 10 dias anteriores à visita. E eles também dizem que é possível agendar a visita e encaminhar o cartão de vacinação previamente pelo site. Não deixem de verificar.
Onde ficar em Belo Horizonte
Clique no link abaixo e use o cupom: SUPER5 para 5% de desconto
- Allia Gran Hotel Pampulha Suites
- Bourbon Belo Horizonte Hotel
- Bristol Pampulha Lieu
- eSuites Savassi Toscanini
Trilhas
O Parque das Mangabeiras preserva uma grande área de mata nativa. Nela animais silvestres como quatis e micos, entre outros, vagam entre os visitantes nas três opções de trilhas que existem:
Roteiro da mata – Nesse roteiro o visitante pode ver um viveiro de mudas nativas. Além disso, o visitante pode acessar o Morro do Pic Nic, o Vale dos Quiosques e o Mirante da Mata. Esse mirante tem uma linda vista da cidade de Belo Horizonte e dos morros ao redor.
Roteiro do sol – Esse roteiro já tem áreas destinadas a atividades recreativas. Através dele o visitante acessa o Parque Esportivo, as lhas do Passatempo e a Ciranda dos Brinquedos, entre outros.
Roteiro das águas – Como o próprio nome diz, esse roteiro se faz próximo à agua, onde o visitante pode observar nascentes e cursos d’água.
Independente da trilha que o visitante escolher, todas iniciam na Praça das Águas. Lá existe um ponto de informações no qual se pode adquirir gratuitamente um mapa do parque. Esse mapa é bem útil pois, além de todas as informações, marca as distâncias de cada ponto a visitar e o tempo de caminhada até lá.
Acesso ao Parque das Mangabeiras
Segundo consta no mapa do parque, há quatro acessos e nós entramos pelo acesso da Avenina José do Patrocínio Pontes. O caminho por ali é muito fácil, bastando atravessar uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Afonso Pena, até a Praça do Papa. Aliás, essa praça também é ponto de encontro e lazer dos mineiros nos finais de semana. E o motivo é fácil de entender pois é um lugar muito legal, de onde já se tem uma linda vista da cidade.
Ao chegar na Praça do Papa basta contorná-la. E na esquina seguinte, vira-se à esquerda na Avenida José do Patrocínio Pontes e, após cerca de 900m, chega-se na primeira portaria.
Tickets
Nessa primeira portaria o funcionário lhe dará apenas o ticket para o estacionamento mas você não paga a ele. A partir daí o visitante tem duas opções. Pode-se pagar o ticket de estacionamento na segunda portaria, após estacionar, que é a portaria que dá acesso apenas aos pedestres.
Outra opção é deixar para pagar na saída, quando passar com o carro na primeira portaria novamente. Os funcionários recomendam a primeira opção para se evitar a formação de filas na saída.
A estrutura do Parque das Mangabeiras
A área é realmente muito agradável, onde famílias levam os filhos para brincar pois sempre tem alguma atração ou oficina acontecendo por lá. Além disso, jovens vão se encontrar para bater papo, ou até realizar trabalhos escolares, devido à grande variedade de fauna e flora que existe no parque.
Várias famílias fazem pic-nic no parque, sentadas na grama, ou nos quiosques disponibilizados aos visitantes. Apesar de bem movimentado o lugar é excelente para descansar no fim de semana. A segurança é garantida por uma viatura da Guarda Municipal que fica rodando no interior do parque.
Horários de Funcionamento
O Parque das Mangabeiras funciona de terça a domingo, de 08:00 a 18:00, mas a entrada só é permitida até às 17:00 horas. Ao sairmos do parque vimos no estacionamento um ônibus de linha municipal, que é mais uma opção para chegar até lá.
Além disso, no interior do parque há uma Linha de ônibus interna que roda com os visitantes. Não é gratuito mas é uma excelente opção para idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção não deixarem de aproveitar o parque. No mapa do parque constam os pontos onde o ônibus pára.
Excelente área para curtir a dois, com a família, mesmo com crianças. Aliás, vimos pessoas de todas as idades se divertindo. Vale muito a pena conhecer, o Viajante Móvel recomenda.
Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:
Fim de Semana em Belo Horizonte
[dropshadowbox align=”center” effect=”rised” width=”300px” height=”” background_color=”#cafcfb” border_width=”3″ border_color=”#dddddd” ]Planeje sua viagem com nossos parceiros
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
[wow-icons lib=fa name=fa-hotel size=”nm” align=”aligncenter”]
Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
[wow-icons lib=fa name=fa-heartbeat size=”nm” align=”aligncenter”]
Seguro Viagem: Seguros Promo para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem.
[wow-icons lib=fa name=fa-car size=”nm” align=”aligncenter”]
Aluguel de Carro: Rental.Cars para alugar um carro na sua viagem.
[wow-icons lib=fa name=fa-mobile size=”lg” align=”aligncenter”]
Chip celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
[/dropshadowbox]
Estamos também nas seguintes redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/viajantemovel
Twitter: https://twitter.com/viajantemovel
FanPage: www.facebook.com/viajantemovel
Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel
Aproveite e Pin it:
Maiara Barbosa diz
BH sempre surpreendendo com locais para relaxar e curtir a natureza… Vi que o acesso parece ser fácil: dá pra chegar de ônibus, certo? Mas quem está hospedado no centro consegue ir a pé até lá?
ViajanteMovel diz
Oi Maiara. Bem, pra ir a pé do centro, são uns 7 quilômetros de caminhada. E a ida é subindo rsrsrs. Nunca direi que não dá, mas precisa de disposição rsrs. Apenas observe que acabamos de verificar na página do próprio parque que eles agora estão exigindo cartão de vacinação contra febre amarela para entrar. Acabamos de colocar esse alerta no post. Confira lá que deixamos o link para o site do parque, onde eles dizem que é possível enviar o cartão previamente. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Manuela diz
O valor do estacionamento é fixo, sem depender do tempo que você passar por lá?
ViajanteMovel diz
Sim, é fixo Manuela. Apenas observe que acabamos de verificar na página do próprio parque que eles agora estão exigindo cartão de vacinação contra febre amarela para entrar. Acabamos de colocar esse alerta no post. Confira lá que deixamos o link para o site do parque, onde eles dizem que é possível enviar o cartão previamente. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
nicole diz
nossa, não conhecia esse parque! adorei saber sobre ele! mas vem cá, com esse tanto de trilha, tem que fazer um dia pra cada uma, é isso?
ViajanteMovel diz
Oi Nicole. Nós não fizemos todas, apenas a maior, mas se chegar cedo e tiver disposição dá pra fazer todas num dia só rsrsrs. Apenas observe que acabamos de verificar na página do próprio parque que eles agora estão exigindo cartão de vacinação contra febre amarela para entrar. Acabamos de colocar esse alerta no post. Confira lá que deixamos o link para o site do parque, onde eles dizem que é possível enviar o cartão previamente. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Anna Claudia Rodrigues Santos diz
Que delícia de parque! Estarei participando de um evento em BH no próximo mês e, pesquisando passeios para fazer na cidade, encontrei seu post! Adorei a dia e vou fazer de tudo para conseguir incluir o Parque das Mangabeiras no meu roteiro. js
ViajanteMovel diz
Oi Anna. Visite sim pois é bem legal, vale a pena. Apenas observe que acabamos de verificar na página do próprio parque que eles agora estão exigindo cartão de vacinação contra febre amarela para entrar. Acabamos de colocar esse alerta no post. Confira lá que deixamos o link para o site do parque, onde eles dizem que é possível enviar o cartão previamente. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Liany A Garves diz
Nossa que lugar lindo. Morro de vontade de conhecer BH, vou dar uma olhada no eu post completo de lá pra ver o que fizeram. Você acha que vale a pena visitar num final de semana? Bom, só por esse parque já parece valer a pena né. Muito lindo e organizado. Adoro conhecer parques nas minhas viagens!!
ViajanteMovel diz
Oi Liany. Vale a pena visitar sim, o lugar é bem frequentado nos fins de semana. Obrigada pela visita e pelo comentário. Voltes sempre.
Sthefania diz
Não sabia que dentro de BH tinha uma parque lindo desses. Na verdade, não sei muito sobre a cidade, mas cada vez fico mais animada em conhecer. É passeio para meio dia ou dia todo?
ViajanteMovel diz
Oi Sthefania. Meio dia é tempo suficiente para aproveitar o parque . Que bom que se animou em conhecer, pois vale a pena. Obrigada pela visita e pelo comentário. Voltes sempre.
Livia Zanon diz
Adoroooo parques, e tenho mt vontade de conhecer BH… Nunca tinha ouvido falar desse parque das mangabeiras, adorei a dica e saber dessa opção!! =))
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Livia. Obrigada pela visita e pelos comentários. Volte sempre.
Danielle diz
Que delícia! Uma das coisas que senti falta quando fui a BH, foi andar num parque como esse. A viagem foi tão corrida, que só deu tempo de ir a feirinha no domingo.. kkkk… Amo caminhas nesses lugares e respirar o ar puro que a natureza nos oferece. Ótima dica! Adorei!
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Danielle. Obrigada pela visita e pelos comentários. Volte sempre.
Igor Augugusto diz
OK, sou outro que não imaginava que Belo Horizonte tinha, dentro de si, um parque tão bonito assim. Agora, o que eu achei muito curioso foi exigirem a vacina contra a Febre Amarela… Isso é novidade pra mim. Dica boa.
Estarei em BH no mês que vem, mas reservei o tempo todo para o interior, lá pra Ouro Preto. Que pena! Numa outra vez em BH, quem sabe!!!
Valeu!
ViajanteMovel diz
Também estranhamos a exigência atual da vacina Igor, pois quando fomos não precisava. Obrigada pela visita e pelos comentários. Volte sempre.
Livia Melo diz
Que lindo esse parque! Tem algum ponto de aluguel de bike lá? Pode andar de bike?
ViajanteMovel diz
Oi Livia. Não lembro de ter visto bicicletas por lá, inclusive porque não tem áreas específicas para as bike, o parque é mais voltado para os passeios a pé, trilhas, etc. Mas vc pode se certificar diretamente com eles. Os telefones de contato são 3277-8277 ou 3277-9697 e o Email é mangaba@pbh.gov.br.
Viajento diz
Ótimo passeio para ter contato com a natureza e uma bela vista da cidade. Fora a programação cultural, já que são realizados vários eventos ali.
ViajanteMovel diz
Verdade, é uma excelente opção de contato com a natureza bem dentro da cidade. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Milene diz
Bom, com certeza tem algO errado No teXto em relação a metragem do parQue… certamente são 2,3 milhões de metros quadrados, não 2,3 milhõEs de quilÔmetros quadrados
ViajanteMovel diz
Você tem razão Milene. Já corrigi o texto. Obrigada pela sua observação. Volte sempre.