Ícone do site Viajante Móvel

O que fazer em Toledo, a antiga capital da Espanha

Em dezembro de 2018 fizemos uma viagem de carro por Andaluzia, a região mais ao sul da Espanha, e decidimos incluir Toledo no nosso roteiro, pois estávamos curiosos para explorar essa pequena cidade medieval que já foi capital da Espanha. Por isso, neste post vamos compartilhar com vocês o que fazer em Toledo.

Toledo é uma cidade muito charmosa e pitoresca que deve estar no seu roteiro de viagem pela Espanha, seja fazendo um bate e volta de Madri, ou então para pernoitar e aproveitar a cidade com mais tranquilidade.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.

A cidade e sua história

Toledo é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E não é pra menos, pois a cidade tem uma história incrível, que atravessa os séculos.

Quando os Visigodos (lembra deles na época da escola? rsrs) dominaram a Península Ibérica, ainda no século 7 (!!!!), eles fizeram de Toledo a capital da Espanha.

E a condição de capital perdurou por mais de 120 anos, pois no ano de 711 (!!!) os Árabes dominaram a região e, consequentemente, tomaram conta da cidade.

No ano de 1035, Alfonso VI de Castela capturou Toledo e fez dela sua capital. Durante muito tempo, Cristãos, Muçulmanos e Judeus conviveram pacificamente na cidade. Por isso Toledo foi agraciada com uma arte toda peculiar, que mistura influências dessas três religiões.

Após a reconquista da Península Ibérica pelos cristãos em 1492, o Rei Ferdinando e a Rainha Isabela expulsaram árabes e judeus da região, o que teve um grande impacto na cidade pois ela começou a perder sua resplandecência cultural e econômica.

No século 16, o Rei Carlos I da Espanha estabeleceu sua corte em Toledo. Mas, segundo alguns historiadores, a cidade não foi capaz de suportar as exigências de gerenciar um império tão vasto como o Espanhol. E então, em 1561, Felipe II levou a corte para Madri.

A partir daí, Toledo nunca mais se reergueu ou voltou a ter a importância política que teve em seu glorioso passado. Mas sua rica história deixou um legado que hoje atrai milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.

Como chegar em Toledo

A distância entre Madri e Toledo é de 73km e existem algumas opções para realizar esse trajeto, que vamos listar abaixo. Não se preocupe em sair muito cedo de Madri, já que tudo em Toledo só abre a partir de 10h da manhã. Então não precisa madrugar.

Carro

Alugar um carro foi a nossa opção e reservamos antes de sair do Brasil pela Rentcars.

Esse site é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem. Com atuação em mais de 160 países, não tem cobrança de IOF, o que, aliás, já garante uma economia de 6%.

Além disso, dá pra dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Onde estacionar

Há vários estacionamentos dentro e fora da cidade murada, e podem ser tanto gratuitos como pagos.

O Parque de Safont é um dos estacionamentos gratuitos, porém um dos mais concorridos já que fica dentro da cidade murada. Por isso é necessário chegar cedo para conseguir vaga.

Existe um site que mostra todos os estacionamentos gratuitos e os pagos com seus preços. Saiba mais aqui.

Trem

O trajeto de Madrid para Toledo de trem é realizado pela Renfe e os trens AVE (alta velocidade, popularmente conhecidos como trem bala) partem da estação Madrid-Puerta de Atocha e chegam na estação Central de Toledo, com duração média de 30min.

Sugerimos comprar as passagens com antecedência pois esse trecho é muito concorrido.

Ônibus

Os serviços de Madrid para Toledo de ônibus são operados pela companhia de ônibus ALSA, com duração média de 1h30m e partem da estação de ônibus Madrid – Plaza Elíptica.

Excursão

Mas existe também a opção de contratar uma excursão, que pode ser de dia inteiro ou meio dia. Sugerimos a de dia inteiro pois assim dá para curtir melhor a cidade que é muito bonita. Aliás, encontramos uma ótima opção para seu bate e volta a Toledo, é só clicar no banner abaixo.

Quando ir e Quantos dias ficar

Nós fomos em dezembro, ou seja, no inverno. Quando chegamos na cidade tinha muita neblina mas se dissipou no decorrer do dia.

Como estávamos numa viagem pela região de Andaluzia, chegamos na cidade em dia de semana. Isso foi bom porque sábados, domingos e feriados são os dias em que a cidade fica com uma concentração maior de turistas. A segunda-feira também deve ser evitada, pois vários museus e pontos turísticos ficam fechados.

Toledo tem um clima continental, por isso há uma grande variação de temperaturas ao longo do dia. Por exemplo, é comum os dias terem temperaturas altas e as noites serem frias.

Já dissemos em outros posts que a primavera (março a maio), bem como o outono (setembro a novembro), são as melhores épocas para viajar pela Europa para quem está procurando preços mais convidativos. Isso porque as cidades ficam mais vazias e as temperaturas mais amenas.

Onde ficar

Toledo tem aproximadamente 232km2, com uma população de 83.459 habitantes ( em 2016), e é dividida basicamente em duas regiões: Cidade Antiga, que fica dentro das muralhas e a Cidade Nova fora das muralhas.

Fizemos uma pesquisa e abaixo vamos listar algumas opções de hospedagem nas duas regiões para facilitar seu planejamento, caso escolha pernoitar para explorar com calma essa pequena cidade medieval.

Cidade Antiga

A região que fica dentro das muralhas tem uma boa infraestutura e é onde ficam os principais pontos de interesse turístico de Toledo.

O Eugênia de Montijo é um antigo palácio da Imperatriz Eugenia de Montijo que fica a 200 metros da Catedral de Toledo.

Dispõe de WiFi gratuito e de um spa, que pode ser utilizado por um custo adicional. Ou seja, embora seja um palácio antigo, conta com a modernidade da internet, pra não deixar nenhum viajante na mão rsrs.

Além disso, o lugar possui um restaurante com culinária Mediterrânea, que fica aberto para almoço e jantar e o menu é à la carte.

Estilo boutique, o Sercotel Pintor El Greco é um dos hotéis mais bem avaliado pelos hospedes.

Ele está localizado a 50 metros do Museu de El Greco, em uma padaria renovada do século XVII.

O Hotel Carlos V fica muito bem localizado e todos os quartos proporcionam uma incrível vista da cidade

Por exemplo, a apenas 200 m fica a Plaza Zocodover, e também nos arredores, a Fortaleza de Alcázar e a famosa Catedral de Toledo.

Avaliado como fabuloso no Booking.com, o Hotel Santa Isabel é uma hospedagem com um ótimo custo benefício.

Por exemplo, é possível alugar um quarto com vista para a Catedral de Toledo. Além disso, o hotel oferece terraço na cobertura, também com vista para a catedral e WiFi gratuito.

Caso esteja procurando um hostel, o Oasis Backpacker’s tem excelente localização e é bem avaliado pelos hospedes.

Foto: Booking.com

 Outra boa opção é o Albergue Juvenil Los Pascuales.

Foto: Booking.com
Cidade Nova

Com uma bela vista, o Eurostar Palácio Buenavista é, como o próprio nome nome já diz, um palácio do século XVI. 

O hotel fica a 5 minutos de carro do centro de Toledo, porém oferece translado gratuito para o centro da cidade (de acordo com a disponibilidade) e WiFi gratuito na recepção.

Uma opção para quem vai com a família e amigos é reservar hospedagem pelo Airbnb.

Airbnb
Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um excelente desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva. 

É possível encontrar opções econômicas também fora da cidade amuralhada, entretanto, essas são mais distante dos pontos turísticos.

Agumas sugestões seriam o  Hostal Madrid e o Princesa Galiana 

Fique conectado

Viajar conectado à internet nos dias atuais já se configurou como um item de necessidade, principalmente em viagens internacionais. Estar conectado pode ajudar não só com o idioma e a localização, mas também para compartilhar os momentos e a vivência em tempo real com a família, amigos e, no nosso caso, com nossos seguidores .

Por isso sempre viajo conectada, contando com a parceria do EasySim4You. Ah, e uma ótima notícia! Os seguidores do Viajante Móvel têm 10% de desconto. Pra isso basta usar o código VIAJANTEMOVEL10 no nosso link EasySim4You. E aí, ninguém vai perder esse super desconto né? Então aproveitem.

O chip é enviado para o seu endereço e você só precisa inserir no seu celular assim que chegar ao destino.

Então guarde essa dica: quando a viagem for para Europa compre o chip “4G Europa”, e para os EUA, Canadá e Caribe, o melhor é o “Dados Mundi”.

Como se locomover

A pé

Nós fizemos tudo a pé, pois gostamos de conhecer os cantinhos da cidade que estamos visitando. Mas para quem não está disposto ou não possa andar bastante por algum motivo, essa não é a melhor opção.

Aliás, também não aconselhamos essa opção para quem está fazendo um bate e volta e quer aproveitar melhor o tempo.

Para quem quer explorar a cidade a pé, o melhor é se juntar a algum grupo de Free Walk Tour. Pois é, a vantagem desses passeios é a possibilidade de conhecer os principais pontos turísticos da cidade com um guia local.

Instagram
No nosso instagram @viajantemovel Mostramos toda nossa viagem em tempo real nos stories e depois salvamos nos destaques. Aproveita para nos seguir.

Esses passeios saem da Plaza de Zocodover e são gratuitos. Embora não tenham preço estipulado, no final do tour você pode dar alguma retribuição financeira como forma de agradecimento. Apesar de não ser obrigatório, é o costume e vale a pena.

Para verificar os horários de saída desses grupos, entre no site Free Tour. Neste site você pode pesquisar outras cidades também.

Trem Turístico de Toledo

O Trem Turístico de Toledo percorre um trajeto de 45 minutos 

Partindo da Praça Zocodover, o tem passa pela antiga muralha construída pelos muçulmanos. E então, para entrar na cidade medieval, atravessa os portões, o monumental Portão Bisagra, e as impressionantes pontes históricas da cidade.

O passeio possui guia de áudio em 13 idiomas, inclusive português.

Ônibus Turístico de Toledo ( Hop-On Hop-Off )

Outra opção seria o Ônibus Turístico de Toledo, estilo Hop-On Hop-Off, que vai descendo nos pontos de interresse.

O circuito completo dura 50 minutos, mas o bilhete é válido por 24 horas. Ou seja, você pode explorar a cidade sem pressa.

Além disso tem também a opção do Bilhete Prata, que dá acesso prioritário ao Palácio do Alcázar.

Da Estação para o Centro de Toledo

A Estação Rodoviária fica a aproximadamente 300m das escadas rolantes que dão acesso ao Centro Histórico de Toledo, portanto se você chegou de ônibus você pode ir a pé para o centro.

Já a estação de trem fica um pouco mais longe, aproximadamente 2 km. Mas caso não queira fazer esse percurso a pé, pode pegar um ônibus urbano.

Para saber as linhas e horários dos ônibus acesse o site da companhia Unauto que faz esse trajeto.

Outra opção seria taxi ou ainda o utilizar o ônibus turístico City Sightseeing Toledo

Pulseira Turística de Toledo

A Pulseira Turística de Toledo é um passe que você compra e que permite a entrada em várias atrações.

Ela é pessoal e intransferível e, além disso, sua validade é até enquanto a pulseira estiver no seu pulso.

Em outras palavras, se a pulseira não for retirada, é possível visitar quantas vezes quiser a mesma atração.

Abaixo está a lista dos sete monumentos aos quais a pulseira dá acesso: 

Para mais detalhes : Site Oficial da Pulseira Turística de Toledo

Google Maps

O que fazer em Toledo

Mirador del Valle

O Mirador del Valle é uma excelente dica para curtir o pôr-do-sol em Toledo. Mas o Mirador fica fora do centro histórico da cidade, do outro lado do Rio Tajo. Porém, para quem tem ânimo dá pra ir a pé tranquilamente, o que dá mais ou menos uma hora de caminhada. Mas tem outras opções também, como por exemplo, táxi, trenzinho turístico ou ônibus turístico.

Alcázar de Toledo

Alcázar é uma palavra de origem árabe, que significa “fortaleza”. Pois é exatamente isso o que Alcázar de Toledo é, um lugar utilizado como fortaleza pelo Exército durante muitos anos. Aliás, ele foi construído ainda no século III pelos Romanos!! E durante a Guerra Civil Espanhola serviu de refúgio para um dos lados do conflito. Ou seja, é um lugar repleto de história, localizado no ponto mais alto de Toledo

Museo del Ejército

Muitas da histórias do Alcázar de Toledo podem ser conhecidas no Museu do Exército, que funciona no local desde 2010. É um museu bem completo com 4 andares e cerca de 35 mil itens!! Ou seja, dá pra passar o dia lá dentro rsrs.

Biblioteca de Castilha La Mancha

E além do museu, o Alcázar de Toledo tem também uma Biblioteca, com entrada independente do museu. Embora o prédio em si não seja uma atração turística, muitos visitante sobem até a cafeteria no último andar para apreciar uma bela vista da cidade.

Inaugurada em 1998, ela hoje é considerada uma das principais bibliotecas da Espanha. Então por que não aproveitar para tomar um cafezinho apreciando a vista incrível da cidade?

Puente de Alcántara

A Puente de Alcántara é uma das pontes históricas que existem em Toledo. Construída ainda na época dos romanos, a ponte tem duas portas, uma em cada extremidade. E, de fato, as vistas em qualquer posição da ponte ou próximo a ela são lindas.

Pode-se tirar fotos incríveis da cidade, do rio que passa embaixo da ponte, da própria ponte. Sem dúvida alguma vale uma passagem pela ponte. E ainda tem um estacionamento próximo a ela. Aliás, foi nesse estacionamento onde deixamos nosso carro. Fica a dica.

Plaza Zocodover

A Plaza Zocodover é o coração da cidade. É a primeira coisa que se vê quando se chega no centro histórico, vindo a Ponte de Alcántara e subindo as escadas rolantes. Pois é, a cidade tem escadas rolantes que ligam a parte de baixo à parte alta da cidade. Atravessando a Puente de Alcántara, é só virar à direita e bem próximo estarão as escadas rolantes.

Essa Plaza Zocodover é bem movimentada, tem vários restaurantes e é cercada por prédios históricos. Enfim, é um ótimo lugar para um café ou chá da tarde regado à iguaria típica da cidade: o mazapán.

Oficina de Turismo

Bem na Plaza Zocodover tem a Oficina de Turismo, onde o visitante pode pegar mapas, obter informações, etc. Como fica logo na chegada da cidade para quem subiu as escadas rolantes, vale a pena passar lá para se orientar e planejar o passeio.

Catedral de Toledo

Com 120 metros de comprimento e 60 de largura, além de 5 naves, 88 colunas, 72 abóbodas e dezenas de capelas, a Catedral de Toledo é a principal atração da cidade.

E, de fato, a Catedral é um lugar de beleza indescritível. Na área interna , atrás da Capilla Mayor, tem uma abertura no teto, toda enfeitada, linda. Pois é, é por essa abertura que passar a luz natural e ilumina o altar, um espetáculo simplesmente inesquecível.

Construída entre os anos de 1226 e 1439, nela foram realizados vários concílios ainda na Idade Média!!! Além da questão histórica que, sem dúvida, é riquíssima, a arte expressa nas pinturas, esculturas e objetos da Catedral fazem qualquer visitante ficar de queixo caído. Nela há obras de renomados artistas como, por exemplo, El Greco, Caravaggio e Tiziano. Por isso, a visita não carece de qualquer inclinação católica, pois a experiência é belíssima, qualquer que seja sua fé.

Obra prima do estilo gótico na Espanha, a Catedral ainda mistura elementos da arte renascentista, românica e gótica com a arte islâmica Essa misturam aliás, deu nome ao estilo Mudéjar, fenômeno artístico tipicamente espanhol. Para os amantes da arte, a visita à Catedral será uma experiência única. E para quem não conhece nada sobre arte, ainda assim a visita proporciona momentos de encantamento indescritíveis.

Museo de Santa Cruz

O Museu de Santa Cruz, do século XVI, é considerado um dos museus mais importantes da Espanha. Originalmente o prédio abrigava o Hospital de Santa Cruz del Cardenal Mendoza.

Possui quatro pátios, tem dois andares e um acervo que reúne pinturas de El Greco entre outros artistas. Além disso o museu também tem mostras de Arqueologia e Belas Artes.

Monasterio San Juan de los Reyes

Esse é um mosteiro Franciscano construído no século XV. Embora não seja muito grande, vale a pena visitar pela sua belíssima arquitetura.

Termas Romanas de Amador de los Ríos

As termas dão testemunhos do tempo de prosperidade que a cidade de Toledo viveu na época do império romano. E não é à toa, visto que foram construídas entre o final do século I e meados do século II d.C.!!!! Muito tempo né?

Ao serem descobertas em 1986, as ruínas davam uma clara ideia sobre o modo de construção de várias cidades romanas da época. Por isso, visitar as termas é uma verdadeira aula de História. Aliás, uma ótima opção para conhecer as Termas é fazer a visita guiada pela Toledo subterrânea.

Esse passeio pode ser reservado neste site.

Estátua de Cervantes e Arco de La Sangre

Pertinho da Plaza Zocodover, saindo por uma daquelas ruelas laterais, e passando sob o Arco de La Sangre, tire um foto ao lado de Cervantes. Pois é, o famoso autor espanhol da segunda metade do século XVI, que escreveu Dom Quixote, está lá fazendo pose, aguardando companhia para um belo registro. Então eu não pude perder essa deixa né? rsrs

Castelo de San Servando

Esse castelo vale apenas para fotos externas já que ele não é aberto ao público. Isso porque lá funciona a Junta de Comunidades de Castilla – La Mancha.

Iglesia de San Tomé (El Entierro del Señor de Orgaz)

É na Igreja de San Tomé que fica exposta a tela El Entierro del Señor de Orgaz, considerada a principal obra de El Greco. Ou seja, só por isso, a visita a esse lugar é obrigatória.

Museo de El Greco

Museu dedicado ao pintor Doménikos Theotokópoulos, mas conhecido como El Greco, que apesar de ter nascido em Creta, produziu a maior parte de seu trabalho na cidade de Toledo.

O museu possui obras não só de El Greco, mas também de outros artistas contemporâneos, como, por exemplo, Luis Tristán que foi discípulo de seu filho Jorge Manuel Theotokópoulos.

Paseo La Vega

Localizado aos pés das muralhas de Toledo, o Paseo de La Vega, como os moradores da cidade chamam o Paseo de Merchan, é um espaço amplo, com árvores centenárias e estátuas de antigos reis.

É um excelente lugar para um passeio relaxante com a família, por entre os jardins e, se tivermos sorte, podemos ainda apreciar concertos de bandas de música.

Teatro de Rojas

O Teatro de Rojas foi inaugurado em 1879 e seu nome é em homenagem ao dramaturgo de Toledo Francisco de Rojas Zorrilla.

Tem capacidade para 472 pessoas e é palco dos principais espetáculos cênicos e encontros sociais de Toledo.

Monasterio de San Juan de los Reyes

O Monastério de San Juan de los Reyes foi construído no final do século XV pelo arquiteto Juan Guas que imprimiu o estilo arquitetônico Gótico Isabelino .

A Rainha Isabel de Castilla ordenou sua construção para comemorar a vitória na Batalha de Toro, bem como o nascimento do seu filho Don Juan, príncipe herdeiro que faleceu antes de assumir o trono.

Outros pontos turísticos para visitar

Onde Comer em Toledo

Não deixe de provar dois pratos típicos da culinária de Toledo:

Mazapán – é um dos doces mais importante de Toledo. Seus principais ingredientes são açúcar, amêndoas e ovo.

Você vai encontrar várias lojinhas espalhadas pela cidade com várias guloseimas como as galletas e os mazapán. Nós não resistimos, e é claro que compramos para provar.

Carcamusas – é um ensopado de carne ou porco e legumes da estação. Você pode encontrá-lo em qualquer bar ou restaurante.

Taberna El Botero

O restaurante fica muito bem localizado, pertinho da Catedral. A fachada não é muito atrativa, mas dentro é mais aconchegante. Os preços são um pouco salgados mas a comida é bem saborosa.

Café de las Monjas

Não deixe de dar uma paradinha no café de las Monjas para provar o famoso churros com chocolate.

Mercado de San Agustin

Sempre que podemos incluímos em nosso roteiro uma visita no mercado da cidade e em Toledo, não podia ser diferente.

O Mercado de San Agustin foi construído sobre restos arqueológicos e conta com quatro andares, um terraço, jardim vertical e espaço gastronômico bem variado.

Enfim, espero que tenham gostado e que nossas dicas ajudem no seu planejamento de viagem para Toledo.

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Aproveita para conferir outros posts do blog

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069576731929/’]
Sair da versão mobile