Ícone do site Viajante Móvel

O que fazer em Gramado e Canela – Um Guia Completo

Recentemente o Booking.com revelou que Gramado está entre os destinos nacionais mais desejados para uma viagem pós pandemia. E por que não aproveitar para conhecer Canela também, que está ali bem pertinho? Por isso neste post vamos ajudar a planejar esse passeio com dicas sobre o que fazer em Gramado e Canela, para você aproveitar essa viagem dos sonhos.

COVID-19
Lembramos que durante a pandemia, qualquer tipo de exposição social só deve ocorrer quando a situação permitir e, ainda assim, observando-se todas as condições de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde.

Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.

Então, vamos ao que este post propõe, que é trazer para você dicas sobre o que fazer em Gramado e Canela na Serra Gaúcha.

Gramado e Canela estão sempre inovando em termos de atrações. Por isso vamos deixar aqui o endereço da Central de Atendimento ao Turista das duas cidades. Assim você pode pegar todas as informações necessárias e atualizadas sobre as atrações.

Gramado: Av. Borges de Medeiros, 1647 – Centro – Planalto

Canela: Praça João Corrêa, s/n – Centro

Gramado e Canela são duas cidades pequenas, por isso é possível conhecê-las andando. Mas tenha em mente que, por serem cidades serranas, você terá que subir algumas ladeiras.

O que fazer em Gramado

Paróquia de São Pedro, a Fonte do Amor Eterno e o Palácio dos Festivais.

Gramado é uma cidade muito charmosa, certamente vale muito a pena reservar um período para andar pelo centro. Lá você pode respirar a vibe européia que exala por toda a cidade.

Então, você pode iniciar seu walk tour pela Avenida Borges de Medeiros, na Praça Major Nicolleti. É lá onde fica a Paróquia de São Pedro, a Fonte do Amor Eterno e o Palácio dos Festivais.

Rua Coberta, Rua Torta e a Praça das Etnias

Siga para a Rua Coberta, que como o nome já diz é uma passagem coberta para pedestres, onde há vários restaurantes e lojinhas de souvenirs.

Uma outra atração muito visitada é a Rua Torta. Aliás, seu nome oficial é Rua Emílio Sorgetz, e ela chama a atenção pela sua forma sinuosa e torta mesmo, além de seu paisagismo. Por isso ela não poderia ficar de fora dessas nossas dicas sobre o que fazer em Gramado e Canela

Já a Praça das Etnias, por outro lado, fica bem próxima à rodoviária de Gramado. É uma atração gratuita, onde se encontra a casa do colono (venda de produtos coloniais, geléias, queijos, vinhos); Fornos de Gramado e uma feira de artesanato local que funciona aos sábados. Aliás, é na Fornos de Gramado onde você pode comprar as famosas cucas recheadas e de frutas, recém saídas do tradicional forno à lenha.

Seguro Viagem no Brasil
Sabemos que não é obrigatório contratar o seguro viagem para viajar dentro do Brasil, mas é recomendável para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Então aproveita, pois na Seguros Promo nossos leitores tem 5% de desconto, usando o cupom VIAJANTEMOVEL5 . Você não pode perder essa!

Rótula das Bandeiras

A Rótula das Bandeiras fica focalizada na Praça Leopoldo Rosenfeld e é uma homenagem aos Estados Brasileiros. Por isso vemos várias bandeiras hasteadas no local. Além disso, é lá onde fica a estátua representando uma réplica do Kikito, o troféu entregue aos destaques vencedores do Festival de Cinema de Gramado.

Biblioteca Municipal Ciro Martins

Para quem nos acompanha por aqui e pelas nossas redes sociais sabe que adoramos visitar bibliotecas. E Gramado não é apenas famosa pelo turismo, mas também por sua cultura. Isso porque na cidade existem três Centros Municipais e de Cultura. Um fica ao lado do lago Joaquina Rita Biel, onde estão localizados o Museu Professor Hugo Darros e o Museu de Arte. Um outro Centro Cultural fica em Várzea Grande. A Biblioteca Municipal Ciro Martins, por sua vez, fica localizada no Centro Cultural da Rua São Pedro, onde também fica a Secretaria de Educação.

Fundada em 8 de novembro de 1968, a biblioteca abriga um vasto acervo dos mais variados gêneros literários. Enfim, vale a pena a visita.

Lago Negro

Outra atração gratuita e com uma natureza exuberante de Gramado é o Lago Negro, que fica a 2km do centro. Isso porque ele é um lago artificial, cercado por árvores originárias de mudas importadas da Floresta Negra da Alemanha.

Uma ótima opção para quem está viajando com criança, pois fica ao lado do Parque Alemanha encantada e da Torre de Rapunzel. Aliás, elas vão adorar andar de pedalinho no Lago Negro.

O Lago tem uma boa estrutura para os turista, mas também é bem frequentado pelos moradores locais. Isso porque eles utilizam o espaço para se exercitar pela trilha, andar de bicicleta ou correr.

Mini Mundo

O Mini Mundo é outro parque ao ar livre de Gramado, com réplicas de construções famosas do Brasil e do mundo. É um dos passeios para criança mais antigos da cidade, mas que hoje também é muito visitado pelos adultos. Isso porque a riqueza de detalhes das miniaturas encantam a todos. São miniaturas de castelos europeus, da Torre de TV de Hamburgo na Alemanha e da Cordilheira dos Andes, por exemplo, entre outras. Mas também tem atrações do Brasil, como o Museu do Ipiranga em São Paulo e o Jardim Botânico de Curitiba.

Fábricas de Chocolate e o Reino do Chocolate

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre o chocolate em Gramado. Isso porque a cidade também é famosa por suas fábricas e lojinhas dessa preciosa guloseima. Aliás, não saia da cidade sem antes degustar diversos sabores de trufas, além do chocolate quente, principalmente se sua viagem for no inverno.

Nas fábricas é possível acompanhar todo o processo de produção do chocolate e ao final você é presenteado com uma deliciosa degustação.

Nós visitamos a Caracol, onde fica o Reino do Chocolate da Caracol, que tem uma grande área dedicada à história dessa iguaria. As crianças adoram o passeio pois, além dos chocolates, tem até grandes bonecos falantes.

Aliás, se você for chocólatra pode também visitar as fábricas da Lugano, Prawer e Florybal.

Gramado Zoo

O Gramado Zoo é um zoológico de 200.000 m² quadrados. Exibindo a fauna brasileira, mas também uma preocupação constante com o bem-estar dos animais, as grades e jaulas foram substituídas por vidros blindados. Aliás, por este motivo o Gramado Zoo obteve classificação de categoria A do IBAMA, por sua excelência em preocupação ambiental.

É um programa imperdível não só para crianças, mas também para adultos. Além disso, não deixe de aproveitar a experiência de observar a vida noturna dos animais, que o tour noturno proporciona. Isso mesmo, é possível agendar um passeio noturno pelo zoológico, com monitores. Para isso é necessário agendamento prévio por e-mail ou telefone.

Aldeia do Papai Noel

Na Aldeia do Papai Noel é possível vivenciar o espírito natalino em qualquer época do ano.

Foto| Divulgação

É um local bem cuidado e muito arborizado. Ele tem diversas atrações como, por exemplo, a Árvore dos Desejos, a Casa do Papai Noel, as Renas do Papai Noel e o Trenó Voador. Aliás, a Casa do Papai Noel é em estilo original bávaro. Além disso tem um mirante com vista para o vale do Quilombo, uma vista imperdível da região e que você não pode deixar de conferir.

Le Jardin: Parque de Lavanda

Você sabia que não é preciso ir até a região da Provence, na França para se encantar com os campos de lavanda? Pois é, também temos campos de lavanda em Gramado! Basta ir até o Le Jardin, um parque de lavanda inspirado nos parques europeus mas em plena Serra Gaúcha!

O local oferece ao turista a opção de conhecer diversos tipos de lavandas, além de seus benefícios. Vale ressaltar que a época da florada das lavandas no Brasil costuma ser de outubro a dezembro. Segundo a moça que nos guiou pelo local, outubro é o melhor mês para ver os campos bem floridos, mas nos outros períodos do ano é possível admirar outras plantas exóticas no parque. 

Aproveite para tirar muitas fotos e não esqueça de visitar a lojinha que vende vários produtos feitos a partir dos óleos essenciais de lavanda. Assim você leva um pouquinho desse aroma pra casa. Esse é, de fato, um passeio que vale a pena.

Snowland

Um ponto turístico de Gramado para curtir aquele friozinho é o Parque de Neve Snowland.

O Snowland é um parque de neve artificial onde é possível patinar no gelo, esquiar e até praticar snowboarding por exemplo, além de muitas outras atividades. Este é um espaço muito interessante para toda a família. No entanto, além de pagar a taxa de entrada, algumas atrações exigem taxas adicionais. Mas vale muito a pena.

No parque também tem o Vilarejo Alpino, que fica na montanha de gelo com restaurantes e lojas.

Nossa dica é que separe pelo menos um dia inteiro para o Snowland, principalmente se for com criança, pois assim dá para curtir tudo sem a preocupação de horário.

Outra dica é que se você chegar cedo é possível ter algumas aulas na Escola de Neve e aprender a patinar por exemplo. Mas fique atento, pois a Escola só disponibiliza 80 vagas por dia e o movimento costuma ser grande.

O Snowland funciona de segunda a domingo, das 9 às 18 horas. Mas a Praça de Alimentação fecha às 17 horas e algumas das atrações às 17:30 horas.

Pórtico via Nova Petrópolis

Em uma de nossa viagens a Gramado, visitamos Nova Petrópolis e passamos por este pórtico em estilo bávaro, com um colorido jardim. Aliás, no local também tem um centro de informações, onde você pode pegar mapas e informações sobre os eventos que estarão ocorrendo na cidade na época da sua viagem.

Pórtico Via Taquara

Já o Pórtico que é avistado por quem chega a Gramado vindo de Taquara tem características germânicas. Com estilo Normando, ele foi inaugurado em 1991, e é parada obrigatória para tirar aquela foto instagramável.

Belvedere – Vale do Quilombo

Atravessando a Avenida das Hortênsias, em direção a Canela, você encontrará o Mirante Vale do Quilombo, com 850 metros de altitude. Esse, aliás, é um ponto estratégico, que permite uma bela visão panorâmica do Vale do Quilombo e da região serrana do Rio Grande do Sul. Não deixe de fazer essa parada no Belvedere para tirar fotos, pois é uma das paisagens mais bonitas do vale.

Mundo a Vapor

Já o Mundo a Vapor fica entre Gramado e Canela, na Av. Don Luiz Guanella. De longe é possível avistar uma grande locomotiva presa à parede da fachada do parque temático, com um simbolismo histórico. De fato, ela reproduz o trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França – Paris. Naquele acidente, uma locomotiva desgovernada colidiu com uma parede da estação de Monte Parnaso, ficando pendurada a 12 metros de altura.

Foto | Renato Soares – MTUR

Além de réplicas perfeitas de locomotivas, o parque tem outras atrações que podem ser visitadas. Tem, por exemplo, Usina Hidrelétrica, Usina Termelétrica, Olaria, Fábrica de Papel, Fábrica de Erva Mate, Ferraria e Usina Eólica, além de outras..

Aluguel de Carro
Para o aluguel de carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Além disso, permite dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou um desconto de 5% no boleto bancário.

O que fazer em Canela

Mas bem ao lado de Gramado tem um outro destino turístico muito procurado na Serra Gaúcha Pois é, estamos falando de Canela. Famosa pelos seus parques naturais, pelo clima serrano e tradições europeias, a cidade conta com uma boa infraestrutura com ótimos hotéis, saborosa gastronomia e comércio artesanal.

Veja também: Roteiro de três dias em Gramado – Canela – Nova Petrópolis

Por isso listamos abaixo varias opções do que fazer em Canela, com dicas dos melhores passeios e aqueles lugares imperdíveis que você não pode deixar de visitar.

Nosso passeio por Canela inicia na Estrada do Caracol ( RS-466) onde você vai encontrar várias atrações ao longo da estrada.

Parque Estadual do Caracol

A Atração principal da Estrada do Caracol é o Parque Estadual do Caracol. Localizado a 7 km do centro de Canela, é lá onde fica de fato o cartão postal da cidade: o mirante da belíssima Cascata do Caracol. Também conhecida como Cachoeira Véu de Noiva, a cascata tem mais de 120 metros de altura.

Para visitar a cachoeira você pode percorrer as trilhas ecológicas, que são bem sinalizadas e de fácil trajeto. Mas para chegar até a base, para ver as piscinas naturais, é necessário descer 927 degraus. Ainda bem que é descida, só que depois tem que voltar rsrsrs.

Mas além das trilhas ecológicas o parque conta com uma torre e um elevador panorâmico com uma plataforma envidraçada de mais ou menos 30 metros de altura, com uma vista incrível. Isso porque a plataforma permite uma vista panorâmica de 360° de todo o Parque, incluindo a Cascata do Caracol. Para acessar o elevador paga-se um valor à parte. Mas lá também tem um playgroud para as crianças, churrasqueiras, restaurante e loja de artesanato local .

Outra atração que vale a pena no Parque do Caracol é um passeio de trem até a Vila dos Imigrantes.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Logo após o Parque do Caracol ficam os famosos teleféricos ou bondinhos aéreos, que, aliás, são a opção mais procurada pelos turistas para admirar a Cascata do Caracol.

Os bondinhos aéreos percorrem a Estação Central, a Estação Animal e, por fim, a Estação Cascata. Nessa última tem uma passarela que leva a um mirante com vista incrível da Cascata do Caracol. A Estação Central é o ponto de embarque e desembarque, com praça de alimentação e um mirante de 60 metros de altura. A Estação Animal, por sua vez, é onde fica o espaço das Esculturas que falam, aliás, muito interessante!

Castelinho do Caracol

Nossa próxima dica neste guia sobre o que fazer em Gramado e Canela é o importante Castelinho do Carol. Isso porque essa foi uma das primeiras residências da cidade de Canela, construída entre 1913 e 1915

Atualmente a residência abriga uma loja de artesanatos, um museu e casa de chá. Aliás, foi nessa última onde paramos para saborear o delicioso “apfelstrudel“, doce alemão muito famoso na região. Fabricado no fogão a lenha há mais de 90 anos, esse doce acompanhou o delicioso chá de maçã que saboreamos. Não deixe de provar!

Parque Terra Mágica Florybal

Atração indispensável para quem estiver viajando principalmente com crianças, o Parque Terra Mágica Florybal encanta por sua magia.

De fato, esse é um parque temático muito divertido, com várias atrações, mina de chocolate, esculturas de dinossauros, bonecos gigantes e personagens bíblicos que se movimentam e emitem sons. Além disso, o espaço possui lojas de chocolate Florybal, restaurantes e lanchonetes. Enfim, é ideal para passar o dia. O parque também oferece transporte gratuito para os hotéis bastando solicitar por telefone!

Por isso tudo recomendamos que, se for passar mais de 3 dias em gramado ou Canela, reserve um dia para esse parque!!

Caso goste muito de Dinossauros, você também pode aproveitar e conhecer o Vale dos Dinossauros.

Parque da Ferradura

Ponto principal do ecoturismo em Canela, o Parque da Ferradura é excelente para quem gosta de estar em contato com a natureza. Isso porque ele permite ver de pertinho alguns animais silvestres, como quatis, macacos-prego, bugios e várias espécies diferentes de aves.

O parque possui 4 trilhas. A do Pórtico e a das Cutias são de percurso fácil e com belos mirantes. As outras são a do Rio Caí e das Pinguelas, essa de nível médio, com duas horas de percurso.

O nome Parque da Ferradura é devido ao seu principal mirante: o cânion em formato de ferradura com 420 metros de profundidade, formado pelo Rio Caí e pela cascata do Arroio Caçador.

Mundo Gelado

Esse Parque Temático já registrou a temperatura mais baixa em um parque desse tipo na América Latina! Então prepare-se para um frio congelante. Isso porque o Mundo Gelado é uma espécie de iglu com mais de 16 esculturas em gelo. Por isso leve seus melhores agasalhos!!! rsrsrs. O passeio tem duração de aproximadamente 40 minutos e o Ice bar só abre após as 18 horas quando finalizam as atrações infantis.

Catedral de Pedra

O nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mas é conhecida como Catedral de Pedra. Isso porque ela é toda revestida em pedras. Por isso é uma das principais atrações turísticas de Canela.

A Catedral, cujo nome homenageia a padroeira de Canela, possui 65 metros de altura. Além do revestimento de pedra, várias outras atrações a tornam encantadora. Ela tem, por exemplo, 12 sinos de bronze, um belíssimo quadro da Santa Ceia e painéis que retratam a aparição de Nossa Senhora, a alegoria dos anjos e a anunciação. Além disso, a Matriz possui um sistema de iluminação externa que, à noite, vira um verdadeiro show de luzes coloridas.

Praça João Corrêa

A dois quarteirões da Catedral de Pedra fica a Praça João Corrêa, no centro de Canela, ponto de encontro de moradores e turistas. Aliás, essa é a praça mais famosa da cidade, onde se pode encontrar o letreiro de Canela para tirar fotos, além do busto do fundador da cidade, João Corrêa.

Nessa Praça você também vai encontrar a Estação de Trem. Esse é um palco coberto para shows e concertos de todos os tipos, além de possuir também um teatro para Festival de Bonecos. Além disso, aos domingos existe uma feira de artesanato e um playground infantil, .

Seguro Viagem
Se você está planejando sua viagem, não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é super importante e em alguns países é obrigatório. Você que acompanha nosso blog tem 10% no Seguro Viagem. Aproveite!

Ecoparque Sperry Canela

Se você gosta de estar conectado à natureza, o Ecoparque Sperry Canela não pode faltar na lista sobre o que fazer em Gramado e Canela. Esse é, de fato, um paraíso ecológico a poucos minutos do centro de Gramado, com trilhas bem sinalizadas. As trilhas têm níveis de dificuldade baixa e média, e levam a cachoeiras maravilhosas.

Mas fique ligado, o parque não abre na segunda-feira. Nossa dica é, se for no fim de semana, chegue cedo e aproveite para almoçar no Restaurante Bêrga Môtta, que só funciona no fim de semana e feriados.

Parque das Sequoias

Outra excelente opção para aqueles que apreciam o contato direto com a natureza é o Parque das Sequoias.

Isso porque o local possui uma área de 10 hectares de mata exótica, e é considerado uma das maiores coleções de coníferas do mundo! Não é incrível?

Mas além das sequoias, que dão nome ao local, outras árvores exóticas também podem ser admiradas, além de alguns animais selvagens, pássaros raros e cascatas com 20 metros de queda.

O Parque das Sequoias oferece algumas atividades ecológicas como , por exemplo, mountain bike, locação de bicicletas, trekking com orientação, quadriciclo, rapel, tirolesa, cavalgada, e outros.

Alpen Park

Já para quem gosta de diversão, esportes radicais e aventura, o Alpen Park é o lugar ideal para toda a família.

Com vista para o vale da Serra Gaúcha, o parque possui uma área com 60.000 m² de área verde e mais de 15 brinquedos para adultos e crianças.

Dentre esses brinquedos destacamos o Trenó, importado da Alemanha, e que deu origem ao parque. O mais interessante desse brinquedo é que você mesmo controla a velocidade do trenó durante o percurso de quase 1 quilômetro.

Além disso, também tem montanha russa, super salto, tirolesa, arvorismo, cinema 4D, simulador de corrida e outras atrações. Para entrar no Alpen Park não é cobrado ingresso, você só paga se for utilizar os brinquedos ou participar das atrações do parque. Você pode comprar o ingresso para as atrações individualmente ou comprar o combo, com várias atrações.

Mirante Laje de Pedra

Para ter uma vista incrível e belíssimas fotos do Vale do Quilombo, nossa dica é o Mirante Laje de Pedra,

Ele está localizado dentro de um condomínio, ao lado do Hotel Laje de Pedra, onde há um pequeno estacionamento aberto diariamente até as 22h.

Vitivinícola Jolimont

Nossa dica agora é para os apreciadores de vinho. A Vinícola Jolimont está localizada no Vale do Morro Calçado, no alto da serra gaúcha.

Fundada em 1948, a Jolimont foi a pioneira na produção de vinhos finos e artesanais no Rio Grande do Sul.

O visitante irá percorrer a propriedade, passando por todo o processo de vinificação e ao final há degustação dos produtos.

Museus em Gramado e Canela

Eventos

Natal Luz é um evento tradicional de Gramado, geralmente realizado de outubro a janeiro de cada ano. São três meses de apresentações e atividades espalhadas por toda a cidade. Já se tornou o evento mais famoso de Gramado.

O Festival de Cinema mais famoso da América Latina acontece em Gramado há mais de 40 anos. Durante o evento acontecem debates e encontros entre artistas, diretores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público.

O Festa da Colônia é um festival gastronômico da Serra Gaúcha. Durante o evento, você pode desfrutar de comidas típicas, shows, bandas, coros e muitas danças. O evento geralmente é realizado entre abril e maio.

Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .

Newsletter

Inscreva-se com seu email para receber as melhores dicas e histórias de viagens diretamente na sua caixa de entrada:

Verifique sua caixa de entrada ou pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Posts Relacionados

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você

Economize na sua Viagem

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Nossas Redes Sociais

Encontre e siga a gentes nas nossas redes sociais

Aproveite para salvar essa dica no Pinterest

Sair da versão mobile