Neste post vamos dar dicas sobre o que fazer em Cristalina. Pouca gente sabe, mas essa cidade de Goiás é a maior reserva mundial de cristais, e fica pertinho de Brasília. Como a cidade não fica distante da capital federal até mesmo em um bate e volta de um dia é possível aproveitar as atrações que ela oferece.
Mas se preferir pernoitar para curtir um final de semana inteiro, confira nosso post Hospedagem em Cristalina.
Cristalina
As primeiras histórias sobre a existência de cristais na região datam do final do século 18. Parece que desde aquela época exploradores já se perguntavam o que fazer em Cristalina rsrsrs. Por volta de 1897 as Bandeiras, expedições brasileiras formadas por particulares que desbravaram o interior do Brasil a partir de São Paulo, nos séculos 17 e 18, encontram os primeiros sinais de cristal de rocha na região.
Em 1818 passa por Cristalina uma interessante figura que retratou nosso país, Johan Emanuel Pohl. Médico e pesquisador austríaco, Dr. Pohl compôs a comitiva da Arquiduquesa Maria Leopoldina, da Áustria, quando ela veio ao Brasil para casar-se com D.Pedro I.
Durante sua estadia em nosso país ele percorreu diversos locais, entre os quais Cristalina, e escreveu o livro Viagens no Interior do Brasil, um dos mais importantes registros sobre o Brasil da época. Aliás, temos um post publicado sobre esse interessante livro em nossa aba “Livros”, confiram: Viagem no Interior do Brasil – Johan Emanuel Pohl.
Já em 1880 dois franceses, Etiene Lepesqueur e Leon Laboissére, tendo tomado conhecimento da abundância de cristais na região, se estabeleceram na área que ficou conhecida como Serra dos Cristais. A partir daí teve início o fluxo de pessoas ao local em busca do cristal abundante.
Em 1901 o local foi elevado à categoria de distrito, com o nome de São Sebastião dos Cristais e, em 1917, ganha autonomia, virando município. O nome Cristalina foi consagrado por lei municipal de 1918.
Hoje, além dos cristais, a cidade conta com outros atrativos como cachoeiras, balneários e trilhas. Bem, depois de um pouco de história, vamos agora saber o que fazer em Cristalina. A seguir detalhamos cinco atrativos que a cidade oferece e que valem a pena conhecer.
O que fazer em Cristalina
Pedra Chapéu do Sol
A primeira resposta que vem à mente quando se pergunta o que fazer em Cristalina é a Pedra Chapéu do Sol. Essa pedra é um verdadeiro enigma. Pelo seu formato e posição, se assemelha a um chapéu mesmo, por isso tem esse nome. O mais interessante é que ela é apoiada bem no meio, e, quando olhamos, dá a impressão que é fácil derrubá-la. Impossível, pois, com suas 347 toneladas, a pedra permanece lá, imponente, há cerca de 1,2 bilhões de anos, segundo especialistas.
O enigma está justamente aí, jamais conseguiram derrubá-la, embora já tenham tentado várias vezes. Ela parece fragilmente suspensa sobre outra pedra, mas, na verdade, ela é firme em sua posição. Dizem que até com bombas já tentaram removê-la mas nunca foi possível.
A Pedra Chapéu do Sol é hoje o local mais visitado por turistas que vêm à região. É possível tirar foto na pedra, fazendo aquela tradicional pose como se estivesse segurando-a. Mas nem se preocupem, ela não se move um único centímetro rsrsrs.
Fica a cerca de 10 km do centro da cidade, sendo 8 de terra. Mas a estrada é boa, e é possível chegar de carro até lá. O local antigamente era depredado, inclusive com pichações, mas atualmente é cuidado pela equipe do seu Eduardo, ou seu Duda. Seu Duda é o proprietário do garimpo que explora os cristais da região. Mais adiante falamos sobre essa outra atração da cidade.
Balneário das Lajes
Para quem busca se refrescar no intenso verão do cerrado, esse é o lugar. Fica a cerca de 15 km do centro da cidade, sendo 11 de terra. Mas também é uma estrada boa, sem muitos buracos e fácil de trafegar.
O Ribeirão das Lajes é que forma as cascatas, cachoeiras e piscinas naturais do balneário, daí seu nome. O local tem uma boa estrutura, com restaurante à la carte durante a semana e self-service nos fins de semana. Além disso tem locais onde se pode fazer churrasco, à sombra de palhoças ou das muitas árvores que ficam ao redor.
O ribeirão forma uma cascata maior e várias outras corredeiras bem pequenas, onde é possível simular uma hidromassagem rsrsrs. Excelente para crianças pois em vários pontos forma algumas piscinas naturais, e em outros é bem raso.
Quando fomos a água estava fria mas não tão gelada como em outros locais que conhecemos. É excelente para espantar o calor intenso do verão do cerrado. Dá pra ficar longos minutos deitado nas pedras, apenas deixando a água envolver seu corpo e levar o calor e o stress embora rsrsrs. Uma delícia.
O Jeep Club Cristalina proporcionou aos membros do Vem Pro Cerrado um passeio de Jeep 4×4 pelas trilhas e até mesmo por dentro do rio. Foi emocionante!!!
Mercado do Cristal
Quando se pergunta o que fazer em Cristalina, algo que não pode faltar é a visita ao Mercado do Cristal. Como não poderia deixar de ser, a maior reserva mundial de cristais tem seu mercado próprio para essas pedras.
Esse mercado fica dentro da cidade mesmo, a uns 800 metros do centro. Lá é possível ver os cristais já lapidados e transformados em lindos adornos. São brincos, colares, pulseiras, enfeites pra casa, etc., etc., etc., todos muito lindos!! Impossível sair de lá sem comprar alguma coisa rsrsrs.
Além das pedras prontas, é possível acompanhar todo o trabalho de lapidação, desde seu estado bruto até transformá-la numa jóia. Tem uma ateliê no mercado, onde é possível acompanhar todo esse trabalho. Infelizmente no dia em que fomos o profissional não estava presente, então não pudemos admirar essa atividade.
Lá também tem uma pequena lanchonete onde é possível fazer uma pausa para um lanchinho e matar a sede. É um mercado modesto mas que já faz parte do roteiro turístico da cidade. Todos os visitantes querem conhecer o mercado que promove aquilo que é a razão de ser de Cristalina: o cristal. E ninguém sai de lá de mãos abanando rsrsrs.
Garimpo
Uma visita à capital mundial dos cristais não será completa se não incluir um passeio a um dos garimpos da cidade. Assim, quando lhe perguntarem sobre o que fazer em Cristalina, não deixarão de lembrar desse passeio incrível.
O local ideal para contratar esse passeio é no Mercado do Cristal. Como lá é possível ver as pedras sendo lapidadas, também é possível negociar a visita ao garimpo.
Normalmente o passeio contam com explicações sobre todos os locais onde as pedras são encontradas, o processo de lapidação, além da própria visitação ao local de extração.
Nós tivemos a honra de conhecer o Garimpo da Fazenda Sucupira, do seu Eduardo Fernandes, ou Seu Duda, como é conhecido. Ele foi extremamente atencioso e simpático. Contou-nos tudo sobre sua trajetória até chegar a cidade, como se formam as jazidas debaixo da terra, como o garimpeiro faz pra descobrir os locais certos a garimpar, etc.
Em meio a essas explicações fomos levados até o local da extração, onde ficamos abismados pela enorme quantidade de cristais, praticamente a céu aberto!! O local se parece com as crateras da lua. Paredões de areia, solo de areia fina mas, basta se aproximar um pouco do paredão e já se consegue ver os cristais e até arrancá-los com a mão!! Muito legal!! Além disso, em alguns pontos é possível ver uns buracos no chão e, quando se olha dentro, estão crivados de cristais!! É incrível!!
Infelizmente não foi possível ver o processo de lapidação pois não estava funcionando nesse dia. Mas isso não tirou o encanto de garimpar a céu aberto, e perceber o quanto a natureza é pródiga, principalmente em nosso país.
A cidade de Cristalina
Ao retornar para a área urbana, descobre-se que ali também há várias opções sobre o que fazer em Cristalina.
Não esqueça de se deixar levar pelas ruas da cidade. Aliás, há vários locais agradáveis e que rendem boas fotos. Logo em uma das entradas há um Cristo Redentor. Não é tão alto quanto o do Rio de Janeiro rsrs. Na verdade é no nível da rua, mas é um ponto característico da cidade. Além do Cristo, tem também monumentos em homenagem ao garimpo de cristais, marca registrada de Cristalina, espalhados pela cidade.
O próprio prédio da Prefeitura Municipal é bonito. Fica na Praça José Adamian, um lugar bem agradável nos finais de semana, com muitas palmeiras.
Nessa praça tem a estátua do Prefeito Augusto Peixoto, sentando em um banco, lendo jornal. Aliás, não deixe de tirar uma foto lendo junto com ele. rsrs. Augusto Peixoto foi um prefeito que, na década de 1970, contribuiu enormemente para o desenvolvimento e a integração da cidade ao restante do Estado.
Outro local agradável é a praça onde fica a Igreja São Sebastião, patrimônio histórico do município, na Cristalina Velha, ou Cristalina Histórica. A Igreja foi criada em 1956, fica a uns 900m da praça da Prefeitura, e a praça em frente tem um gramado bem cuidado.
Onde ficar em Cristalina
Já visitamos Cristalina algumas vezes e ficamos nos seguintes hotéis
Clique aqui para ver nosso review desse hotel
Veja aqui nosso review desse hotel
3- Ity Hotel
Onde comer em Cristalina
Um boa opção para espantar o calor do cerrado é tomar aquele delicioso sorvete na Sorveteria Self-Service do Moacir, na rua Goiás. O estilo é self-service no peso e você pode se sentar nas cadeiras na calçada, curtindo a sombra do final de tarde.
Uma boa dica para almoço é o restaurante Kilão, do Sérgio. No estilo self-service à vontade esse restaurante tem um churrasco delicioso. Fica localizado bem no centro, em frente à prefeitura municipal.
Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:
Dica de Hospedagem em Cristalina – GO
Cachoeira do Abade – Pirenópolis
Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?
Então, aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
Hospedagem
O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.
Seguro Viagem
Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Seguros Promo você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.
Fique conectado
Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.
Estamos também nas seguintes redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/viajantemovel
Twitter: https://twitter.com/viajantemovel
FanPage: www.facebook.com/viajantemovel
Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel
Assinem nossa newsletters, assim sempre que postarmos algo novo você poderá ler em primeira mão.
Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .
Agradecimentos
A visita a Cristalina aconteceu durante o 1° Encontro do Projeto Vem Pro Cerrado, do qual o Viajante Móvel faz parte, juntamente com mais 7 blogs de viagem.
Não podemos deixar de agradecer a todos que tornaram possível esse encontro e contribuíram para o sucesso do evento:
À Prefeitura de Cristalina, à Câmara Municipal de Cristalina e à Secretaria de Turismo de Cristalina, na pessoa da Sra. Sara Biacchi, Secretária de Turismo, que proporcionou a logística necessária ao evento.
Senhor Eduardo Fernandes, o Seu Duda, proprietário da Fazenda Sucupira e do Garimpo, que nos guiou durante todo a visita ao Garimpo e à Pedra Chapéu do Sol.
Balneário das Lajes que nos proporcionou um dia extremamente agradável.
Jeep Club Cristalina que acelerou nossa adrenalina durante o passeio de Jeep.
Cristal Park Hotel e Ity Hotel pelas hospedagens aos participantes do encontro.