Brasília encanta pela sua arquitetura. Não é à toa que a cidade é a única da era contemporânea a ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Mas não apenas isso, a beleza do céu de Brasília também já é muito conhecida. A capital federal oferece inúmeras atrações em seus prédios, construções, parques e praças. Neste post vamos falar sobre 20 atrações da cidade, para você poder planejar sua viagem para a capital federal.
Estádio Nacional
Também conhecido como Estádio Mané Garrincha, em homenagem ao nosso ídolo do passado, o Estádio Nacional foi totalmente reformado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. E realmente ficou muito bonito.
Com capacidade para 72 mil pessoas, o local permite visitações gratuitas aos sábados, das 9 às 11:30 horas.
E o melhor de tudo é que o Estádio tem uma localização bem central, em pleno eixo monumental, próximo do Memorial JK, da Torre de TV, do Planetário e da Praça do Cruzeiro.
Catedral Metropolitana
Esse é um dos monumentos marcantes no cenário brasiliense. Em seu formato todo diferente, projetado por Oscar Niemeyer, esse foi o primeiro monumento de Brasília.
Sua cúpula de vidro garante luz natural em seu interior, que, aliás, é lindo. Pendendo bem do alto, no centro da catedral, há três anjos que dão um toque todo especial. Já no exterior, bem em frente à entrada, 4 esculturas de bronze, representando os evangelistas, recepcionam os visitantes.
E já que falamos em Oscar Niemeyer, você sabia que esse grande arquiteto brasileiro tem obras em outros lugares do país? Pois é, se você quiser saber onde, confira o post 11 edifícios projetados por Oscar Niemeyer para conhecer no Brasil, do Diego Arena do Blog Uma Viagem Diferente.
Esplanada à noite
Um passeio pela Esplanada dos Ministérios à noite vale muito, pois rende boas fotos. Os Ministérios ficam todos iluminados, aliás, um deles, o Palácio do Itamaraty, fica muito lindo!
Além disso, dependendo da época do ano, a temática das luzes mudam. Por exemplo, no outubro rosa, ficam na cor rosa, no Novembro azul, as luzes são azuis, e assim por diante. Mas em qualquer época do ano é muito legal e esse passeio rende lindas fotos.
Conjunto Cultural
O Conjunto Cultural, na verdade, são dois prédios: o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional de Brasília.
O Museu Nacional também é outro prédio marcante na arquitetura brasiliense, pois é aquela cúpula toda branca, pertinho da catedral.
Essa cúpula muito linda tem 80 metros de altura e abriga exposições itinerantes muito visitadas pelos moradores e turistas.
Já a Biblioteca Nacional de Brasília é um prédio retangular, mais tradicional, mas muito bonito também. Com 40 mil exemplares em diversas áreas do conhecimento, a Biblioteca conta ainda com áreas reservadas para estudo.
Entre os dois prédios existem três lagoinhas artficiais, em uma área bem extensa onde costumam acontecer apresentações culturais, exposições, etc. Já teve até um grande aulão de capoeira que tomou toda a área da praça, muito legal.
SQS 108 e SQS 308
Você deve estar se perguntando: “que código é esse?? SQS??”. Calma, eu explico rsrs.
É que Brasília é toda dividida em setores, e todos codificados. No início pode parecer estranho pra quem chega, mas depois de um tempo a gente aprende a lógica do sistema e o quanto ele facilita a localização.
SQS significa Superquadra Sul. E os números identificam as quadras. Então SQS 108 quer dizer Superquadra Sul 108, ou simplesmente 108 Sul, como os brasilienses dizem rsrs. Em breve vou disponibilizar um post explicando toda a lógica para orientação em Brasília. Vocês verão que é muito fácil e prático.
Bem, mas após essa explicação inicial, vamos às quadras propriamente ditas.
SQS 108
A SQS 108 é onde se localiza a primeira banca de jornal de Brasília, inaugurada em 1960, pelo seu Lourival, que ainda atende lá!!!
Pois é, esse senhor muito simpático adora contar causos da época de construção da cidade. Vale a pena passar alguns minutos na sua banca, ouvindo histórias e tomando um café com seu Lourival.
De quebra ainda é possível fazer três pedidos no túnel natural formado pela árvore dos desejos, ao lado da banca, que foi plantada pelo próprio Lourival quando chegou na cidade!!! Não é incrível?
Se quiser saber mais dessa história, contamos tudo no post Primeira banca de jornal do DF e a árvore dos desejos.
SQS 308
Já a SQS 308 é considerada a Quadra Modelo de Brasília. Ela recebeu esse título por ser a única que seguiu rigorosamente a arquitetura planejada por Lúcio Costa, um dos arquitetos que projetou a cidade.
E como ela fica em frente à SQS 108 dá pra visitar as duas no mesmo passeio. Vale a pena levar essa lembrança da nossa capital federal.
Neste post você encontra tudo sobre essa quadra: 308 Sul, a Quadra Modelo de Brasília.
Torre Digital
Este foi o último monumento do projeto original da cidade a se concluído. Inaugurado em 2012, essa torre de 172 metros de altura tem visitação gratuita aos finais de semana e feriados, das 9 às 18 horas.
Batizada por Oscar Niemeyer como “Flor do Cerrado”, pelo seu formato, a torre tem grandes janelas no topo, de onde, aliás, se tem um visual incrível de Brasília, do Lago Paranoá e arredores.
Embora fique um pouco distante do Plano Piloto, vale a pena a visita, que é gratuita.
Parque da Cidade
Oficialmente denominado Parque Dona Sarah Kubitschek, em homenagem à primeira-dama brasileira, à época da inauguração de Brasília, o parque também foi projetado por Niemeyer e o paisagismo por Burle Marx.
Esse parque localizado praticamente no coração do Plano Piloto tem 720 hectares e é um ponto de encontro não apenas nos finais de semana, como durante a semana também.
Com pistas de corrida, caminhada e de bicicleta, além de extensas áreas verdes e arborizadas, o local atrai os brasilienses para práticas esportivas, meditação curtindo o por do sol e pic-nic com a família, à sombra das árvores.
O parque também tem restaurantes em seu interior e é simplesmente enorme. Aliás, tem até uma avenida que dá a volta em toda a área, de tão grande que é. Além disso, tem churrasqueiras, estacionamento, campos de futebol, pavilhão de eventos, onde costumam ocorrer exposições e feiras nacionais e internacionais. E tem também um grande lago, e até um parque de diversões permanente.
Enfim, o Parque da Cidade, como se convencionou chamá-lo, é realmente um local super agradável e uma excelente opção sobre o que fazer em Brasília.
Pontão do Lago Sul
Essa área foi revitalizada nos últimos anos e hoje é outro ponto de encontro muito bem frequentado em Brasília.
Sua localização já não podia ser melhor: à beira do lago Paranoá, o que garante um excelente visual do pôr-do-sol brasiliense, que é simplesmente lindo!!!
São 132 mil metros quadrados de área, e um quilômetro e meio de orla, toda calçada e urbanizada, muito limpa, com excelentes restaurantes e quiosques. São 6 restaurantes e 6 quiosques em seu interior, com opções deliciosas de pratos e lanches.
A entrada é por um portal muito bonito, é gratuita, tem seguranças no interior e além disso é toda cercada.
Também é possível contratar um passeio de barco pelo lago Paranoá e curtir a tranquilidade da vista. Essa é realmente uma opção do que fazer em Brasília que não deve ficar de fora de qualquer visita.
Mirante da Torre de TV e Feirinha
A Torre de TV que fica no Plano Piloto, bem no eixo monumental, também é um monumento marcante pois é muito fácil de se ver.
Com 230 metros de altura, a Torre permite visitações, em seu interior, subindo até o mezanino e até o mirante, porém, neste mês de abril de 2019 infelizmente está fechada para reformas.
Mas quando reabrir, não deixem de visitá-la pois o visual do Plano Piloto, da Esplanada dos Ministérios e de toda a cidade lá do alto é incrível!!!
Aos pés da Torre de TV tem a Feirinha de Artesanato, que só fecha na segunda, e onde se encontra de tudo, principalmente móveis artesanais. A feirinha é bem estruturada, tem até praça de alimentação por isso essa também entra em nossa lista do que fazer em Brasília.
Praça dos Três Poderes
Como o próprio nome diz, é a praça que abriga os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de nossa República. Em outras palavras, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal cercam essa praça ampla, bonita e muito agradável para um passeio com a família.
São 120 metros de largura e 220 de comprimento, onde se encontra, além dos prédios dos 3 poderes, vários monumentos, dentre eles:
- Panteão da Pátria
- Os Guerreiros
- Marco Brasília
- Pira da Liberdade
- Mastro da Bandeira
- Pombal
- Museu Histórico de Brasília
- Espaço Lucio Costa
A Bandeira Nacional, que fica permanentemente hasteada na praça, por exemplo, é considerada a maior bandeira hasteada do mundo. Uma vez por mês tem uma cerimônia militar na praça para a troca da bandeira, muito legal de assistir.
A praça é um espaço bem amplo, calçado, limpo, muito tranquilo, e ótimo pra passear com a família e conhecer um pouco mais sobre nossa capital.
Memorial JK
Esse memorial é composto de um monumento marcante na paisagem brasiliense, que é aquela estátua do Presidente Juscelino, lá no alto, acenando para a cidade, muito bonita.
Além disso, tem uma outra estátua, de JK e dona Sarah Kubitschek, sentados num banco e abraçados, onde todo mundo tira uma foto, pois é bem legal também. Tudo isso num grande e lindo gramado e um espelho d ‘água em frente ao memorial propriamente dito.
O memorial é onde o acervo pessoal de JK fica guardado. Além disso, o visitante também pode apreciar fotografias da construção de Brasília, muito legal.
Ah, e na frente também dá pra ver o carro utilizado por JK no dia da inauguração de Brasília. Certamente é uma excelente opção sobre o que fazer em Brasília.
Praça do Cruzeiro
Bem pertinho ao Memorial JK, na continuação mesmo do eixo monumental, fica a Praça do Cruzeiro.
Essa praça marca o local onde foi a rezada a primeira missa em Brasília, em 3 de maio de 1957. O nome se deve à réplica da cruz que foi utilizada naquela missa. A cruz original está guardada na Catedral Metropolitana à vista dos visitantes.
A Praça do Cruzeiro é um excelente local para apreciar o pôr-do-sol de Brasília, saboreando um delicioso lanche dos FoodTrucks que se reunem ali nos finais de semana.
Praça dos Cristais
Essa praça é muito bonita. Projetada por Burle Marx, tem espelhos d’água, jardins com flores, e grandes pedras que imitam os cristais da cidade de Cristalina – GO. Daí o nome da praça.
É um local muito agradável para um passeio, e muito utilizado também como local de fotos. Noivas, mães com seus bebês, muita gente aproveita a beleza do lugar para fazer seus “books” rsrs.
A área é bem segura pois fica em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro, por isso tem soldados sempre rondando por ali. Aliás, esse Quartel tem uma concha acústica imensa bem em frente, e dá pra gente ir lá e se dividir com os efeitos sonoros que ela produz, é muito legal.
A Praça dos Cristais é muitíssimo agradável, por isso figura na nossa lista sobre o que fazer em Brasília.
Parque Olhos d’Água
Já mais para o final da Asa Norte, lá entre as quadras 413 e 414, tem esse Parque Ecológico muito bem frequentado também, e muito legal para um passeio.
Ele fica aberto de 6 às 19 horas, é todo cercado, tem lago, pontes, pista de cooper, muita área verde, equipamentos de ginástica, banheiros, entre outros.
Enfim, também é uma excelente opção de passeio para conhecer essa grande área verde em meio à área urbana de Brasília.
Parque Ecológico Ermida Dom Bosco
E já que estamos falando em Parque Ecológico, não podemos esquecer do Ermida Dom Bosco. Esse parque já fica fora do Plano Piloto, mas não é muito distante, ainda é dentro da área urbana e a beira do Lago Paranoá.
O lugar tem pequenas trilhas em seu interior, tem pista de caminhada ou corrida, e tem até uma prainha no Lago. Além disso, é de lá que se vê um dos melhores pôr-do-sol da cidade. Por isso ele não pode deixar de constar numa lista de opções sobre o que fazer em Brasília.
O parque é aberto de 7 às 22h e a entrada é gratuita.
Cine Drive-In
Voltando ao Plano Piloto, você já ouviu falar naqueles cinemas antigos em que as pessoas assistiam o filme ao ar livre, de dentro dos carros? Pois é, sabia que Brasília tem isso?
Essa é uma das atrações mais legais que eu acho na cidade. E não pensem que só passa filmes antigos ou alternativos não. Nada disso, passa os mesmos filmes dos cinemas normais. A diferença é que só tem duas sessões por noite, pois como só tem uma tela é como se tivesse só uma sala rsrs.
Por exemplo, hoje, 19 de abril de 2018, está passando Dumbo e Shazam, que também estão em cartaz nos cinemas normais da cidade. E para ouvir o som do filme basta sintonizar 88.7 FM no rádio do seu carro. Muito simples! E o som é perfeito!
E sabe o que tem mais, que não pode faltar no cinema? Pipoca! Ou seja, é uma diversão para toda a família.
Esse é o último cine drive-in em funcionamento no Brasil por isso coloque-o na sua lista sobre o que fazer em Brasília em sua próxima visita à capital federal.
City Tour
Essa é uma boa opção para quem não tem muito tempo para ficar na cidade. Com esse passeio, dá pra conhecer os principais pontos turísticos, de forma otimizada.
Os ingressos podem ser comprados no Shopping Brasília, onde também ocorre o embarque. O passeio dura cerca de 2 horas. O ônibus passa em vários pontos turísticos e os pontos de parada previstos são a Catedral Metropolitana, Praça dos Três Poderes e Palácio da Alvorada.
Congresso Nacional
Esse é, sem dúvida, o prédio mais conhecido de Brasília. Mas apesar das sessões plenárias, muitas vezes acaloradas que acontecem lá, essa é a casa do povo. Por isso é aberta à visitação todos os dias da semana, de 8:30 a 17:30. A visita é gratuita e é guiada, então temos todas as explicações sobre como tudo funciona lá dentro.
É um passeio bem interessante, pois podemos conhecer tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal. Além disso, o interior do Congresso é muito bonito, tem alguns ambientes históricos em seu interior também. Por isso é uma visita que vale a pena e deve figurar entre as opções sobre o que fazer em Brasília.
Jardim Botânico
Que tal tomar um café da manhã no estilo pic-nic? Isso mesmo, sentando no chão, com uma toalha bem grande onde se colocam diferentes tipos de bolos, salgados, cafés, sucos, etc. Pois é isso que o Jardim Botânico de Brasília oferece aos visitantes! É simplesmente muito legal!! Mas é bom chegar cedo pra não ficar esperando muito, pois esse café é bem procurado.
Além do café, obviamente que o Jardim Botânico tem as plantas para se apreciar, como todo Jardim desse tipo rsrs. É um lugar bem legal pra passear, relaxar e tirar boas fotos. O ideal é ir na primavera quando todas as plantas floresceram e dão um colorido especial ao lugar.
Planetário
O Planetário de Brasília fica bem no eixo monumental, em frente ao Estádio Nacional. É um lugar de diversão garantida, aliada a aprendizado.
Tem mostras de equipamentos de astronautas, imagens do universo, maquetes, tudo muito bem explicado para crianças e adultos.
Além disso, tem o principal de qualquer Planetário, a sala de projeção, em uma cúpula com 12,5 metros de diâmetro.
O Planetário de Brasilia fica num prédio bonito, parecendo um disco voador pousado em pleno eixo monumental. O espaço funciona de terça a domingo.
Espero que tenham gostado das dicas. Brasília é isso, arquitetura, parques, praças, monumentos e muita cultura. Deixem seus comentários, e se já visitou Brasília nos conte como foi. Caso não conheça espero que o post ajude no planejamento rsrs.
E se você quiser conhecer uma outra visão desses e outros lugares de Brasília, veja as fotos das sete maravilhas de Brasília no post Você conhece as sete maravilhas de Brasília?, da Carol Miranda, do Blog Vamos por aí.
Aproveita para conferir outros posts do blog
- Chapada Imperial: 33 Cachoeiras pertinho de Brasília
- Conheça 10 lugares para Bate e volta de Brasília
- O que fazer em Brasília: 20 atrações imperdíveis na capital nacional
- Um Roteiro Romântico em Brasília
- Quadra Modelo de Brasília
- Primeira Banca de jornal em Brasília
- Restaurante Nau
- Brunch em Brasília
- Top 5: Café da Manhã em Brasília
Baixe Gratuitamente nosso e-book com 16 Bate e Volta de Brasília
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
lais diz
quantas atrações em brasília! Não conheço ainda, mas aqui tem um roteiro completo né. amei o cinema e o café da manhã no jardim botânico. será que precisa de quantos dias pra conhecer tudo isso?
ViajanteMovel diz
Acredito que num fim-de-semana, otimizando os passeios, dá pra conhecer tudo Lais. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Sylvia Yano diz
Muito bom o post. Brasilia é linda e tem muitas opcoes de ATRACÕES, CÍVICAS, culturais e de lazer.
Legal apresenta-Las aqui, serao Muito uteis.
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Sylvia. Volte sempre.
Ruthia Portelinha diz
nÃO SABIA QUE bRASILIA ERA CLASSIFICADA PELA UNESCO, QUE IGNORÂNCIA A MINHA. A VANTAGEM DE TER UMA CIDADE CONSTRUÍDA DE RAIZ É ESSE PLANEAMENTO QUE FALTA NAS CIDADES MAIS ANTIGAS, NÉ? EXCELENTES DICAS
ViajanteMovel diz
Verdade Ruthia, Brasília é toda planejada. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Marcela Falco diz
Caramba! Acabei de perceber que falta muita coisa pra conhecer em Brasília ainda hahah mas assistir o pôr do sol, ainda é um dos meus favoritos. O pôr do sol em Brasília é sempre tão lindo!
ViajanteMovel diz
Verdade Marcela, o pôr do sol em Brasília é único! Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Emilia Brito diz
Adorei o post – e muitas opções que não imaginava!
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Emilia. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
ROMISSE bATISTA diz
BRASÍLIA É adorável, passei uns DIAs lá, PORque precisei ir na embaixada sueca, mas eu me surpreendi COM a arquitetura, o lago e outras ATRAÇÕes maneiras, na qual você COmentou. Muito bacana o Seu post, me bateu ate Uma saudadezinha. Abraços
ViajanteMovel diz
Que bom que gostou Romisse. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
MICHELE diz
Estou planejando uma viagem e achei seu post O que fazer em Brasília com 20 atrações imperdíveis! Já anotando tudooo, doida para chegar meu dia.
ViajanteMovel diz
Depois volte aqui pra nos contar como foi a viagem Michele. rsrs Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.