Todo mundo sabe que Juscelino Kubitschek foi o fundador de Brasília. Afinal de contas aprendemos e repetimos isso várias vezes no tempo de escola. Mas você saberia contar essa história em detalhes? Conhece particularidades da vida pessoal do fundador de Brasília e de sua esposa, D. Sara Kubitschek? Não? Então está na hora de conhecer o Memorial JK.
Pois é, o esse Memorial é um lindo espaço no coração de Brasília, onde o visitante pode conhecer a história da criação da capital federal. Além disso, vários objetos pessoais do Presidente JK estão expostos.
E o lugar é super bem cuidado e mantido. Por isso, continue lendo e descubra o que você poderá ver no Memorial JK.
O que achei bem legal é que tudo dentro do Memorial tem inscrições em Português, Inglês e em Braile. E em alguns totens que passam vídeos da trajetória de Juscelino tem até fones de ouvidos para deficientes visuais. Logo na entrada também tem uma maquete tátil de todo o Memorial, o que facilita bastante para pessoas com essa deficiência.
Outro aspecto bem positivo é que tem vários funcionários, todos vestindo branco, prontos para ajudar e tirar dúvidas dos visitantes. Muito legal.
Localização
O Memorial fica localizado bem no Eixo Monumental, próximo à Praça do Cruzeiro, a parte mais alta do plano piloto. É o lugar, aliás, onde foi rezada a primeira missa em Brasília. E bem em frente tem um daqueles cabides de bicicletas públicas.
Lojinha de souvenires
Logo no hall de entrada, ou saída, já que é possível entrar em qualquer dos lados opostos do Memorial JK, o visitante pode adquirir diversas lembranças da visita.
São canetas, lápis, estojos, chaveiros, camisetas, e muitas outras coisas interssantes. Mas o toque especial é que é tudo estilizado com alguma imagem de Brasília ou de seu fundador.
E não é só isso, pois até réplicas de pedras preciosas podem ser adquiridas. Afinal de contas, o Estado natal de JK sempre foi conhecido pela produção dessas pedras.
Primeiro piso
O Memorial tem dois andares. No primeiro piso ficam expostos alguns documentos históricos, como o termo de posse do Presidente, além da carta que Juscelino escreveu ao povo em 1961 quando estava prestes a concluir seu mandato.
Ambos os documentos, aliás, podem ser lidos na íntegra. Além disso, pode-se apreciar alguns objetos pessoais e fotos, muitas fotos, todas mostrando sua trajetória na vida pública.
Outros espaços à disposição do visitante no primeiro piso são a biblioteca, banheiros e totens interativos. Também tem um vídeo rodando continuamente que conta a história da construção de Brasília citando as datas e ventos mais importantes.
Nesse piso, o visitante também pode saborear um típico pão de queijo no Café JK. Afinal de contas, essa receita tipicamente mineira não poderia faltar no espaço que homenageia um dos mineiros mais importantes do país rsrsrs.
E por falar em café, caso você queira saborear um delicioso café da manhã completo em Brasília antes de visitar o Memorial JK, confira nosso post Café da manhã: cinco lugares top em Brasília. Tenho certeza que um desses cinco lugares que selecionamos vai lhe agradar.
Biblioteca
A biblioteca é muito interessante. Afinal de contas, com cerca de 3.000 volumes, lá o visitante encontra livros que pertenceram ao próprio JK. Da mesma forma, obras muito antigas chamam a atenção do visitante. O livro mais antigo, por exemplo, chama-se Travels in Brazil, do escritor Henry Koster, filho de britânicos nascido em Portugal.
E vejam que coincidência, a obra mais antiga é sobre Viagens rsrs. Tudo a ver com Viajante Móvel rsrs.
Esse livro foi publicado em 1816!! Como o escritor viveu a maior parte de sua vida no nordeste do Brasil, neste livro ele expõe sua visão daquela região. É uma obra considerada de importância histórica pois revela a região nordeste do início do século 19! Ou seja, uma verdadeira relíquia!
Além desse, é possível encontrar outras obras importantes por lá, como, por exemplo, uma edição dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira! Ou seja, os autos do processo judicial contra Tiradentes movido pela Coroa Portuguesa. Não é incrível?
Aliás, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a cidade que leva o nome dessa outra figura importante de nossa história, confira nosso post Dicas de Viagem – Tiradentes.
E também há outras relíquias que muitos aqui vão lembrar, como a Enciclopédia Barsa, o Google do meu tempo rsrs. Do mesmo modo, a Enciclopédia Britânica também está lá, além da Delta Larousse e outras.
E sabem o que é mais legal? É que a gente pode consultar tudo!! Pois é, não são só para serem vistos de longe. Em outras palavras, pode-se lê-los, pesquisar, estudar neles, tirar fotos, etc. A biblioteca tem várias mesas e cadeiras para as consultas, e uma funcionária está lá para ajudar. Enfim, muito legal é útil mesmo!
Segundo piso
O segundo piso expõe vários objetos e documentos que marcaram a vida de Juscelino enquanto Presidente da República, Prefeito de Belo Horizonte e candidato.
Lá estão expostos, por exemplo, panfletos de suas campanhas eleitorais. É interessante ver como eram feitos naquela época. Além disso, fotos retratram sua atuação nas construções ao redor da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte.
A iluminação em todo o segundo piso é de baixa intensidade. Mas isso não atrapalha em nada a visualização, pois tudo tem sua iluminação própria. O motivo, eu creio, é para não atrapalhar na hora de ver os vídeos que ficam passando em algumas telas, além de criar uma aura mística ao espaço.
JK e as personalidades
Logo na chegada ao segundo piso o visitante se depara com uma grande área onde estão expostas enormes fotos, mostrando os encontros do Presidente com personalidades do mundo e do Brasil.
Tem fotos dele com o ator Marlon Brando, com Pixinguinha, Grande Otelo, Abelardo Barbosa, o Chacrinha, a Rainha dos Países Baixos e o Presidente Kennedy, entre outras.
Essas fotos, aliás, ficam sobre o maior tapete de arraiolo do mundo. Arraiolos são tapetes bordados com lã sobre uma tela de algodão. Esse foi bordado em Diamantina, por 58 pessoas, num período de 6 meses, com 450 quilos de lã e em seis tons diferentes de cores. De fato, o tapete, por si só, já é uma atração!
Peças de vestuário
Também estão expostas várias peças do vestuário de Juscelino, bem como de D. Sarah Kubitschek. O visitante pode ver desde as mais simples, como pijamas, até as mais luxuosas, como a roupa que usaram no dia da posse.
Dizem que o casal era conhecido pela discrição e sobriedade no vestir. Vale a pena conferir o que vestiam naquela época.
Câmara mortuária
Bem no centro do segundo piso do Memorial JK fica a câmara mortuária, onde estão os restos mortais do Presidente.
Ele morreu num acidente de carro na rodovia Dutra, em 22 de agosto de 1976. O Memorial, construído a pedido de D. Sarah Kubitschek, e desenhado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1981, cinco anos pós sua morte.
O local convida à reflexão. Sob uma iluminação de baixa intensidade, um vitral com a figura de um anjo bem no centro parece guardar o túmulo.
Esse vitral, aliás, permite a passagem da luz natural do lado de fora. E conforme o sol muda de posição no céu, as cores do vitral também mudam. Enfim, é uma atração à parte.
Área externa
Na área externa do Memorial JK pode-se ver o último carro particular que pertenceu ao Presidente. Um Ford Galaxie 500, de 1974. Ele fica dentro de uma extrutura com paredes de vidro e teto de concreto. Ou seja, infelizmente, não dá pra tocar, só fotografar mesmo. Que pena! rsrs
Além disso, do outro lado do Memorial, tem uma escultura do casal Juscelino e Sarah. Eles estão em tamanho natural e sentados num banco. E nessa dá até pra sentar ao lado deles e abraçá-los. Ou seja, é ponto obrigatório de várias fotos dos turistas do Brasil inteiro que o visitam.
Mas a estrutura externa mais marcante mesmo é uma estrutura de 28 metros de altura! Lá no alto, dentro de uma meia lua, está a estátua de Juscelino acenando, com a frente voltada para a Praça dos Três Poderes, ou seja, para o nascer do sol, acenando. É uma estrutura muito linda, muito cheia de simbolismo e já marcante no cenário brasiliense.
Enfim, essas foram nossas dicas do Memorial JK, um espaço cheio de história e cultura. Em sua próxima visita a Brasília não deixe de visitá-lo. Tenho certeza que voltará encantado por conhecer um pouco mais dessa parte importante de nossa história que foi a construção de Brasília, contada pela vida desse ilustre brasileiro.
Aproveita para conferir outros posts do blog
- Chapada Imperial: 33 Cachoeiras pertinho de Brasília
- Conheça 10 lugares para Bate e volta de Brasília
- O que fazer em Brasília: 20 atrações imperdíveis na capital nacional
- Um Roteiro Romântico em Brasília
- Quadra Modelo de Brasília
- Primeira Banca de jornal em Brasília
- Restaurante Nau
- Brunch em Brasília
- Top 5: Café da Manhã em Brasília
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Se vc gosta das nossas dicas, então aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões nos comentários .