Ícone do site Viajante Móvel

Lago di Tenno: uma praia no norte da Itália.

No mês de junho de 2019 decidimos conhecer uma região que há muito tempo tínhamos vontade: os alpes italianos, no norte da Itália. Por isso acabamos conhecendo o Lago di Tenno.

Nossa chegada se deu por Veneza, onde alugamos um carro e logo caímos na estrada. Decidimos tocar para Verona no dia da chegada mesmo, pois não fica muito longe, cerca de 120 km de Veneza.

Não deixe de conferir nossos posts: Onde ficar em Veneza: Descobrindo os melhores bairros com hotéis e Como chegar e se locomover em Veneza

Isso porque já queríamos começar o dia seguinte perto do Lago di Garda, o maior da Itália, a primeira área que visitaríamos em nossa viagem.

Após explorarmos o Lago di Garda, partimos para nossa primeira base nas Dolomitas, a cidade de Bolzano. Então, após 4 noites, seguimos para nossa segunda base, Cortina d’Ampezzo, essa encantadora cidade conhecida como a Rainha das Dolomitas.

A região das Dolomitas é muito procurada no inverno pois os turistas buscam as muitas estações de esqui que tem por lá, e no verão, pelas trilhas e lagos lindíssimos. Aliás, é no verão que os habitantes locais curtem as praias desses inúmeros lagos que existem por lá

A região das Dolomitas é muito pouco conhecida pelos brasileiros. Entretanto, ela é muito visitada pelos Europeus e outros turistas do mundo.

Aliás, se quiser saber um pouco mais sobre essa região encantadora, confira o guia que fizemos neste post: Dolomitas, os alpes italianos – Guia Geral Viajante Móvel.

De fato, a região impressiona pela beleza. São inúmeros lagos, um mais lindo que o outro. Por exemplo, alguns têm aquelas águas verdinhas, cristalinas, tão transparentes que dá pra ver o fundo.

E o Lago di Tenno é um desses. Pois é exatamente sobre ele que vamos falar neste post. Por isso, continuem lendo para descobrir esse que é um dos inúmeros encantos do norte da Itália.

História

O lago di Tenno foi formado por um deslizamento de terra, lá pelo ano 1100. E não é difícil entender por quê. Afinal de contas ele é cercado de morros.

Então, foi de um desses morros que a terra deslizou, bloqueou o curso do rio e formou o lago.

Tem até uma ilhazinha próxima da margem leste do lago. Mas como o nível da água varia durante o ano, em alguns períodos é possível até chegar nessa ilha caminhando.

O lago tem uma área de aproximadamente 2,5 quilômetros quadrados e uma margem de cerca de 2 quilômetros de extensão, caso alguém queira saber para dar a volta nele.

Como chegar

O Lago di Tenno fica bem na estrada SS421, por isso o acesso é fácil. Essa estrada liga Riva del Garda à região mais ao norte, passando por Tenno, Ponte Arche, entre outras.

O lago fica a apenas 11 quilômetros de Riva del Garda, que, aliás, é uma das principais cidades à beira do grande Lago di Garda. Essa estrada não tem pedágio. E ainda assim é um estrada muito boa. De pista simples, mas a qualidade do asfalto é excelente!

A melhor opção para chegar no Lago di Tenno é de carro, mas caso o turista esteja hospedado em Riva del Garda ou Trento, e queira ir de ônibus, também é possível. De Riva del Garda basta pegar a linha para Ponte Arche. A viagem dura cerca de meia hora.

Você gosta das nossas dicas de viagem ? Quer ajudar o blog para que sempre tenha conteúdo bacana ? Então, reserve seu hotel clicando aqui.

Trento já uma cidade um pouco maior na região, mas essa fica um pouco mais distante, cerca de 50 km de distância. De lá é necessário pegar a linha para Ponte Arche ou Riva del Garda, e então pegar outro ônibus. Mas isso pode levar de duas a três horas de viagem.

Em ambas as situações, a empresa que faz os trajetos é a Trentino Trasporti. No link deles é possível ver todas as informações, horários, tempo de viagem, onde embarca, etc.

Para o aluguel do carro usamos nosso parceiro RentCars ,ele é um comparador para achar o melhor carro para a sua viagem, sem cobrança de IOF, uma economia de 6% e com atuação em mais de 160 países. Eles fazem um comparativo de várias companhias, mostrando preços, tipos de carros, seguros incluídos, etc.

Melhor época

Assim como em toda a área das Dolomitas, o Lago di Tenno pode ser visitado o ano todo, pois sua beleza pode ser vista em qualquer estação.

A diferença está no quê se pode fazer em cada época. No verão, por exemplo, será possível até tomar banho no lago. Aliás, é para isso que ele é procurado pelos habitantes locais e turistas. Nós fomos na segunda metade de Junho, então, estava no final da primavera e início do verão.

O dia estava ensolarado e a temperatura estava perfeita, pois não estava frio e nem aquele calor desconfortável. E de fato o lago estava bem movimentado, muitos aproveitando pra se refrescar na água, enquanto outros tentavam pegar um bronze.

Por outro lado, no inverno, ainda que não se consiga entrar na água, as cores mudam, o visual fica diferente, e o lago pode até estar congelado. Ou seja, tudo isso também dá um encanto todo especial ao lugar.

Durante os meses de inverno, o índice de chuvas costuma ser, na média, menor do que no verão. Mas isso também é relativo. Nós, por exemplo, fomos no final da primavera e início de verão e pegamos apenas um dia de chuva.

Em outras palavras, é possível visitar o Lago di Tenno em qualquer época do ano. A época a escolher só vai definir o que se poderá ou não fazer no lago, mas sua beleza pode ser vista em qualquer estação.

O que fazer no Lago di Tenno

Esse lago é onde os visitantes levam cadeiras de praia, ou deitam na grama mesmo para tomar um sol. O acesso é gratuito, paga-se apenas pelo estacionamento.

Bem ali no estacionamento, ainda antes de descer para o lago, tem restaurante, sorveteria, banheiros, guichê turístico, com todas as informações, não apenas do lago mas da região como um todo.

Aliás, lá foi um dos lugares em que voamos com nosso drone. Perguntamos à atendente do escritório turístico e ela disse que era permitido, sem problema. Então, caso alguém tenha drone saiba que lá é possível voar, sempre observando as regras de segurança de não sobrevoar pessoas, etc.

E por falar em drones, recomendamos este link para conhecer todas as regras aplicáveis aos voos desses equipamentos na Itália. Afinal de contas, ninguém quer ter o dissabor de ser abordado pela polícia local em plena viagem de férias para dar explicações né? Então, isso é o correto a se fazer, familiarizar-se com as leis do país e cumpri-las todas.

Voltando ao Lago di Tenno, não demos a volta nele pois ainda tínhamos outros pontos pra visitar naquele dia. Mas a volta completa deve durar cerca de uma hora, com as paradas para fotos.

E os visitantes ainda podem se divertir com os caiaque e stand up que podem ser alugados. Ou seja, o lago tem diversão garantida, para adultos e crianças.

Mas o mais legal é que o lago é um ótimo lugar para relaxar, teve um pessoal que até armou uma rede em duas árvores sobre a água do lago. E o silêncio é total. É realmente um lugar ideal para descansar a mente e o corpo.

Nos arredores do Lago di Tenno

Para quem quiser explorar a região próxima do lago, a apenas 2,5 km de distância tem um pérola! Chama-se Canale di Tenno. É uma cidadezinha medieval, com todas aquelas ruelas estreitinhas, as casas de pedras, encantadora e, principalmente, histórica.

Ali realmente não dá pra não se sentir literalmente voltando no tempo. Afinal de contas, os primeiros registros da cidade datam do ano 1211!! Pois é, século 13, gente!!

Já pensou numa cidadezinha com menos de 50 habitantes? Pois é, assim é Canale di Tenno, o que torna o lugar realmente muito aconchegante para visitar.

Essa cidadezinha tem atraído muitos turistas desde os anos 80. Nessa época, após um período de total abandono que começou logo após a Segunda Guerra Mundial, pessoas redescobriram o vilarejo e começaram se mudar pra lá.

E hoje os turistas visitam Canale di Tenno o ano inteiro, principalmente em Dezembro, por conta do já conhecido Mercadinho de Natal.

O lugar conta também com a Casa dos Artistas, onde se pode apreciar várias obras de arte produzidas pelos artistas que, aliás, moram lá mesmo.

Além disso, eles têm um festival chamado Rustico Medioevo, que acontece no mês de agosto. Durante esse festival tem apresentações teatrais, números musicais, culinária, mostra de filmes, etc, tudo retratando a Idade Média. Imaginem apreciar tudo isso totalmente imerso num vilarejo realmente daquela época!! Incrível né gente?

Enfim, vale uma esticadinha até Canale di Tenno, já que fica tão perto do lago, pois a cidadezinha é realmente encantadora e imperdível.

Bem, pessoal, em suma, essas foram as dicas para quem quiser conhecer um pouquinho do lindo Lago di Tenno no norte da Itália, com suas belezas que encantam em qualquer estação do ano.

Espero que tenham gostado do post. Deixem seus comentários abaixo, vamos adorar lê-los e respondê-los todos. E fiquem ligados pois em breve outros posts da nossa viagem pelas Dolomitas serão publicados.

Posts Relacionados:

Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Estamos também nas seguintes redes sociais

Aproveite para salvar esta dica no Pinterest

[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069574029303/’]
Sair da versão mobile