Conhecida como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, é sede da Primeira Cooperativa de Crédito do Brasil, cuja história é contada no Parque Aldeia do Imigrante. A cidade reproduz, em vários aspectos, a colonização alemã do século XIX, na culinária, nos prédios e parques, além de fazer parte da Rota Romântica, uma das rotas mais belas do país.
Como chegar
Nova Petrópolis é uma cidade muito agradável, que fica a cerca de 90 km de Porto Alegre e 35 de Gramado, o que facilita a visita de quem segue para a essa região do Rio Grande do Sul, ao norte da capital gaúcha. O acesso a partir de Porto Alegre se dá pela BR 116, já saindo de Gramado segue-se pela RS 235. Ambos os caminhos fazem parte da Rota Romântica, um conjunto de estradas que reúne lindas paisagens, cujas informações reunimos nesse post.
O que fazer – Portal Jardim da Serra Gaúcha
No caminho entre Gramado e Nova Petrópolis, na RS 235, já chegando na cidade, há um portal que se constitui numa passarela com uma pequena torre em um dos lados, de onde é possível se avistar toda a cidade. Rende belas fotos e vale uma parada.
O que fazer – Parque Aldeia do Imigrante
Sendo uma cidade colonizada por alemães, um lugar legal para visitar é o Parque Aldeia do Imigrante, que reproduz uma aldeia tipicamente alemã do final do século XIX, em uma área de cerca 10 hectares de mata nativa.
A aldeia tem a igrejinha, a escolinha dos colonos, a casa dos professores, a Caixa Rural de Nova Petrópolis, que é a primeira cooperativa de crédito do Brasil, fundada em 1902, onde se pode ver as antigas cédulas que já existiram no país, além de utensílios, roupas e equipamentos utilizados pelos colonos daquela época. É muito interessante e transporta o visitante para a época da colonização alemã.
Dentro do Parque tem dois lagos, um deles com pedalinho, uma lanchonete e um restaurante. Se o visitante almoça no restaurante a entrada no parque tem desconto.
O que fazer – Jardineira das Hortênsias
Na entrada do Parque Aldeia do Imigrante o turista pode fazer um tour panorâmico pela cidade, a bordo de uma linda jardineira, conhecendo um pouco da arquitetura e das belezas naturais, além de conhecer um pouco da história da imigração alemã. A duração do passeio é de cerca de 40 minutos.
O que fazer – Galeria Imigrante
A Galeria Imigrante é um conjunto de lojas de fábrica de roupas de malha, onde se pode encontrar bons preços e roupas de muito boa qualidade.
A Galeria tem até cinema, boliche, livraria, galeteria, enfim, muito bem estruturada. Fica na rua XV de Novembro, quase em frente ao Parque Aldeia do Imigrante.
O que fazer – Rua XV de Novembro
Essa é a rua principal da cidade, onde se encontra várias lojas de roupas, acessórios e alguns restaurantes, é onde o pessoal passeia pela manhã ou à tarde.
Nessa rua fica a Praça das Flores e o Labirinto Verde. A praça, como o próprio nome diz, tem um belo jardim com flores de cores variadas, além de um Labirinto feito de uma cerca viva em forma de espiral onde o visitante entre num determinado ponto, vai até o centro do labirinto e depois sai. O desafio é achar as entradas e saídas corretas. Todos se divertem, adultos, crianças, jovens e idosos, muito legal. Além das próprias flores o gramado da praça é muito bonito e bem cuidado.
O que fazer – Rua Coberta
A Rua Coberta atravessa uma das extremidades da Praça das Flores, onde ocorrem apresentações culturais e artísticas em determinadas épocas do ano.
Na época do Natal a rua recebe uma linda decoração natalina, que encanta os turistas. Nessa mesma área tem o excelente Café da Praça, com ótimas opções de tortas, cafés e chás onde, no dia que visitamos, havia música ao vivo com um artista local. Tudo isso, misturando com a temperatura e o sol agradáveis do outono gaúcho, deixaram o ambiente extremamente agradável.
O que fazer – Esculturas Parque Pedras do Silêncio
Um parque muito interessante que conta a história da colonização germânica na região.
A proposta do parque é muito interessante pois ao lado de cada escultura tem uma pequena placa onde se lê um resumo do que a escultura representa.
Caso o visitante queira saber mais detalhes é só olhar no caderno disponibilizado na entrada do parque, que se pode levar durante a visita e devolver no final. A primeira parte conta como os imigrantes saíram da Europa, como foi a viagem e a chegada no Brasil. Depois, um conjunto de esculturas descreve as várias profissões desempenhadas pelos primeiros colonos. Em seguida, bustos gigantes falam sobre alguns pioneiros importantes que ajudaram a construir a região. Ao final o visitante pode aprender um pouco sobre as tradições cultuadas pelos alemães e adaptadas das tradições dos gaúchos que já viviam ali, além de aspectos culturais daquele povo. Vale a pena a visita, é um passeio muito interessante e instrutivo.
Onde Comer em Nova Petrópolis
Unser Haus é um Restaurante que serve a culinária tipicamente alemã, preparada no fogão a lenha, com uma bonita decoração, aconchegante, tem estacionamento próprio nos fundos e excelente atendimento. Se não chegar cedo pode encontrar uma fila de espera, mas vale a pena.
Nova Petrópolis é uma cidade muito acolhedora, bonita, bem cuidada, e que encanta os turistas que a visitam.
Veja Vídeo de Nova Petrópolis
Posts que podem interessar você:
Roteiro de três dias na Serra Gaúcha
O que fazer em Gramado e Canela – Um Guia Completo
De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica
Viagem de Carro de Belo Horizonte a Rivera – Uruguai
Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Estamos também nas seguintes redes sociais:
Instagram: @viajantemovel
Twitter: @viajantemovel
FanPage: www.facebook.com/viajantemovel
Pin it:
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069563052522/’]
Bloglovin