O sudeste asiático tem sido um destino comum para brasileiros nos últimos tempos pois na maioria dos países não precisamos de vistos e os preços costumam ser interessantes. Além disso, a região possui belezas naturais e artificiais incríveis, que valem muito a pena. Por isso, neste post daremos dicas de Bangkok, a capital da Tailândia. Nossa passagem por lá seria, como, aliás, muitos turistas fazem, apenas um ponto de passagem para outro destino.
Então, queríamos muito conhecer as Ilhas Phi Phi, um paraíso na terra em águas Tailandesas. Contudo, decidimos fazer diferente e aproveitamos 3 dias para conhecermos um pouco a fervorosa capital tailandesa. Por isso, continue lendo e confira todas as dicas de Bangkok.
Religião Budista
Um dos aspectos mais impressionantes de Bangkok é a intensa presença da religião budista no dia-a-dia das pessoas. Por isso a gente se depara com praticamente um templo em cada esquina. Pois é, é onde as pessoas interrompem a correria diária para refletir e praticar sua fé.
Dicas de Bangkok – Onde ficar
Nós ficamos hospedados no Hotel Centre Point Sukhumvit 10, que fica na região chamada Sukhumvit. Aliás, os funcionários desse hotel são extremamente simpáticos e muito atenciosos. Só por isso já vale a indicação.
Então, Sukhumvit é uma área movimentada da cidade. Isso porque, tanto durante o dia quanto à noite, as pessoas perambulam pelos vários comércios, lojas e alguns shopping centers. Essa é a região onde passa uma das linhas de transporte público sobre trilhos.
Já à noite tem uma feirinha típica similar àquelas brasileiras, onde se vende de tudo a preços baixos. Além disso também tem muitos restaurantes e quiosques que vendem comida na rua mesmo. Aliás, essa é uma das dicas de Bangkok: curtir a feirinha de Sukhumvit.
Esse hotel ficava a cerca de 300 metros da avenida principal. Apesar de não ser longe, eles disponibilizam para os hóspedes o transporte no tuk-tuk. Esses veículos são aqueles pequenos triciclos característicos da região.
O hotel também fica próximo a ponto de taxi e ao BTS, que é o serviço de transporte público por trem urbano. Além disso, o MRT, que é o metrô, também passa por ali.
Ambos os serviços tem linhas que se conectam em algumas estações e são muito fáceis de usar pois, além do idioma local, as placas também têm informações em inglês.
Moeda Local
A moeda local é Thai Baht e o câmbio atual é 1 Real = 9,89 Baht (abr/2014). Certamente numa situação em que a economia brasileira estivesse em melhores condições esse câmbio seria ainda mais vantajoso, entretanto, ainda assim é possível encontrar produtos em conta.
Quanto aos passeios, sabíamos que, pelo curto período, não poderíamos aproveitar todas as dicas de Bangkok pois realmente tem muita coisa pra ver, então priorizamos.
Dicas de Bangkok – O que fazer
Wat Phra Kaew
Um passeio imperdível é ao “complexo” de templos Wat Phra Kaew. A área tem mais de 200.000 metros quadrados, dá pra passar quase um dia inteiro lá. A cidade tem vários outros templos mas, pra quem fica 3 dias dias como nós, recomendamos este pois você terá visto um típico exemplo da arquitetura religiosa local, numa área enorme, linda e que representa bem o país.
Esse é considerado o templo mais importante pois é lá que o próprio Rei da Tailândia participa de cerimônias anuais de grande relevância para a população. Além disso, é lá também que se encontra o Buda de Esmeralda que, apesar do nome, é feito de uma única pedra de Jade.
Algumas das importantes cerimônias que têm lugar nesse templo acontecem no início de cada estação do ano. Pois é, nesses épocas o próprio Rei troca as vestimentas do Buda de Esmeralda, para trazer sorte ao povo. Por isso o local é muito respeitado e os guardas esperam o mesmo dos turistas, as regras de vestimentas são rígidas, e são cumpridas!
Por isso não pode entrar usando bermuda, capri, mini-saia, calças destroyed, legs, camisa regata ou manga três quartos. Ufa! É isso mesmo, tem placas nas entradas do local informando tudo isso e os guardas estão de olho.
Então, se não cumprir levará bronca na certa e será gentilmente convidado a se retirar ou a se vestir adequadamente.
Jantar num cruzeiro
Outra dentre as valiosas dicas de Bangkok é agendar um jantar num cruzeiro pelo principal rio da cidade, o Chao Phraya. É um passeio de cerca de duas horas, onde se tem, aliás, uma linda vista da cidade, sob outra perspectiva. Enfim, os templos iluminados à noite realmente garantem excelentes fotos.
Wait Traimit
Outro templo que vale a pena visitar é Wait Traimit. Isso porque é lá onde se encontra uma estátua do Buda com cerca de 5.5 toneladas e aproximadamente 3 metros de altura. Por isso ele é considerado o maior Buda de ouro maciço do mundo.
É muito comum encontrar monges pela cidade, pois a religiosidade do povo é realmente grande. Mas muitos não se importam em tirar fotos com os visitantes. Foi nesse templo, aliás, que tiramos uma foto com um deles. Eles são muito respeitados no país, até a placa do trem informa que, além das crianças, das gestantes e dos idosos, eles também têm prioridade.
Nós fomos até esse templo utilizando o transporte público fluvial, primeiro para curtir essa aventura, segundo para fugir do trânsito caótico da cidade.
Trânsito em Bangkok
Pudemos testemunhar o “caos” no trânsito quando fomos apanhados no hotel para ir até o porto de onde sairia o cruzeiro pelo rio. Os carros atravessam uns na frente dos outros, todo mundo aproveita a primeira oportunidade pra passar a frente, vai se enfiando, ninguém mantém sua faixa e segue o fluxo. Enfim, uma confusão só.
Apesar disso, não verificamos batidas, acidentes ou mesmo incidentes, nem tampouco xingamentos ou pessoas estressadas, parece tudo normal. Vai ver que, por serem budistas, aprenderam a ser totalmente “zen” e a lidar com a situação com muita tranquilidade rsrsrs.
Barco-ônibus
Justamente por conta desse caos no trânsito, nesse mesmo rio é possível pegar o que poderíamos chamar de Barco-ônibus ou barco-táxis. Pegamos um “Barco-ônibus” pois era a melhor opção para irmos até o templo Wait Tramit, já que tem uma estação-porto perto do templo, além de, obviamente, curtir a experiência quase como habitantes “locais”.
Muito eficiente pois não tem engarrafamento e, portanto é rápido. Se quiser se sujeitar a andar no barco em pé, como fomos pois não tinha mais assentos livres, com vento no rosto, quase como num ônibus na hora do rush em uma grande cidade brasileira, só que no rio, vale a aventura.
Aeroportos em Bangkok
Como dissemos no início do post, nossa passagem por Bangkok foi em direção ao destino final que eram as Ilhas Phi Phi ( veja post aqui).
Mas quem passar por Bangkok com a essa intenção deve lembrar que a cidade tem dois grandes aeroportos. Pois é, a chegada de turistas de outras partes do mundo é pelo Aeroporto Suvarnabhumi, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Bangkok. Caso seu destino seja outro lugar da região, sua saída provavelmente se dará pelo outro aeroporto, o Dom Mueang, que, aliás, também é internacional.
Portanto, fiquem atentos aos aeroportos de chegada e saída para não confundir e acabar perdendo o voo. Nós só percebemos isso na manhã do dia que saímos de Bangkok, mas, como foi antes do táxi chegar, nos corrigimos a tempo.
Enfim, quando pensar em ir à Tailândia e usar Bangkok apenas como local de passagem, pense duas vezes. Em outras palavras, aproveite ao menos 3 dias nessa linda e fervorosa cidade. Assim, você certamente sairá de lá como nós saímos, com a certeza de que precisamos voltar. Vale a pena.
Se tivéssemos mais tempo gostaríamos de ter ido a Chiang Mai para conhecermos o belíssimo Wat Rong Khun, o Templo Branco. Mas a Livia, do blog Viagens e Menus esteve lá e apreciou um jantar com show folclórico chamado Khum Khantoke Dinner, muito tradicional na cidade. Clique aqui para conferir.
Aproveite também para fazer um bate e volta a Ayutthaya, antiga capital da Tailândia. A Liany do Mochila a Dois fez e contou tudo no post Ayutthaya na Tailândia: Como ir e o que fazer em um dia.
Enfim, essas foram nossas dicas de Bangkok. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.
Confira outras fotos:
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:
Seychelles – Dicas e Roteiro de Viagem
Aproveite e Pin it:
[apsp-pin-image image_url=’https://br.pinterest.com/pin/745205069562251681/’]