Quem nos acompanha por aqui e pelo instagram já sabe que o mais novo integrante do Viajante Móvel é o Athos, nosso Akita, e que temos feito algumas viagens de carro com ele. Então, em uma dessas viagens, levamos o Athos para conhecer as cachoeiras pet friendly da Chapada dos Veadeiros.
Pois é, neste post vamos compartilhar essa experiência com vocês, com dicas das cachoeiras que aceitam pets, sobre a pousada onde ficamos, e muito mais.
Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.
Viagem de carro com seu pet
O planejamento é muito importante em qualquer viagem, principalmente quando pretendemos viajar com nosso animalzinho de estimação. Pois é, alguns cuidados são bem específicos e não podem deixar de serem considerados.
Código de Trânsito Brasileiro
A Lei Nº 9.503, de 1997, ou, em outras palavras, o Código de Trânsito Brasileiro, é o documento legal que estabelece normas de conduta, infrações, crimes e penalidades para os motoristas.
E é muito importante conhecer e respeitar o que está no Código, para a sua própria segurança e também a do seu pet. Veja o que dizem, por exemplo, os seguintes artigos, só para citar dois:
Como transportar cachorro em viagem
Transportar nossos filhotes de quatro patas em nossos carros exigem alguns cuidados, afinal de contas, sempre queremos evitar acidentes e multas. Veja alguns cuidados importantes nessa lista:
- Os animais somente podem ser transportados no banco de trás.
- Utilizar cinto de segurança (todos os animais) e caixa de transporte.
- Não deixar seu pet sozinho dentro do carro.
- Fazer paradas regulares para seu amiguinho se hidratar, se movimentar um pouco e fazer as necessidades.
O que levar na mala do seu animalzinho
Pois é, mas além de observar a lei, alguns outros itens merecem atenção para o conforto de nossos bichinhos. Veja esses outros exemplos:
- Água.
- Ração e petiscos.
- Coleira com identificação do seu animalzinho, nome e telefone do dono, para emergências.
- Guia para passear nas paradas.
- Tapete higiênico para o hotel.
- Escova de pentear e shampoo.
- Carteirinha de vacinação.
- Brinquedos que mais gosta.
- Caminha (para ele se sentir mais confortável e seguro num ambiente diferente).
- Medicamentos, caso ele faça uso de alguns.
- Contato do veterinário para qualquer emergência. Aliás, sugiro também pesquisar e anotar endereço e telefone de uma clínica veterinária do destino da viagem.
Ah, e não esqueça do saquinho para recolher as fezes não deixá-las sujando o ambiente das outras pessoas.
Reservando o carro
Se você não mora em Brasília, e está vindo de avião para conhecer as cachoeiras pet friendly da Chapada dos Veadeiros, então a melhor opção é alugar um carro.
E para isso recomendamos o nosso parceiro RentCars. Eles fazem um comparativo de várias companhias, mostrando preços, tipos de carros, seguros incluídos, etc.
Além disso, ele dá várias outras informações importantes também. Por exemplo, mostra o local onde fica o escritório da locadora, se no saguão do aeroporto ou fora. Se for fora eles até dão todas as dicas de onde pegar o transfer. Ou seja, é muito legal e muito útil.
Nós usamos todas essas dicas e sempre deu tudo certinho. Então, quando forem reservar carros utilizem nosso link aqui mesmo no site. Vocês não pagam nada a mais por isso a ainda ajudam o site a se manter sempre atualizado.
Onde ficar
A escolha da hospedagem na Chapada dos Veadeiros foi a parte mais difícil do nosso planejamento, pois o Athos é um cachorro de médio a grande porte, o que dificulta muito na hora de reservar hotel. Isso porque a maioria das opções pet friendly só aceita cachorros de pequeno porte.
Leia também:
- Pousadas e Hotéis pet friendly na Chapada dos Veadeiros
- O que fazer na Chapada dos Veadeiros
- Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante
Pousada onde ficamos
Ao final de nossa pesquisa encontramos uma pousada pet friendly: a Pousada Casa da Lua. Ao contrário do que alguns pode pensar, apesar de aceitar pets, ela não fica na área rural, mas dentro da cidade mesmo, o que facilita bastante o acesso. Ela está, por exemplo, a 600 metros da avenida principal de Alto Paraíso, onde tem as lojinhas, bares e restaurantes.
E, o mais importante para nós que adoramos viajar com nossos bichinhos de estimação, ela é pet friendly. Aliás, somos recebidos pelo Max, o simpático labrador anfitrião.
Enfim, a Pousada Casa da Lua é certamente uma ótima opção para quem quer conhecer as cachoeiras pet friendly da Chapada dos Veadeiros.
Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.
Veja esse post Airbnb na Chapada dos Veadeiros: 18 opções incríveis que selecionamos para facilitar sua pesquisa de hospedagem.
Dicas de como se comportar com o pet em pousadas e hotéis
Alguns lembretes de comportamento são importantes quando hospedando nosso pet num hotel ou pousada. Afinal de contas, ao levarmos nosso bichinho para conhecer as cachoeiras pet friendly da Chapada dos Veadeiros, a última coisa que vamos querer é criar aborrecimentos, não é mesmo? rsrs
Por exemplo, por mais que nosso filhote de quatro patas tenha total liberdade em nossa casa, devemos lembrar que o mesmo não se aplica a um hotel. Isso porque pode haver hóspedes no estabelecimento que não curtem animais de estimação. E precisamos respeitar, afinal de contas, não há nada de errado nisso.
Além disso, se o seu bichinho tem o costume de destruir coisas em casa, lembre que ele jamais poderá fazer isso no hotel ou hospedagem, pois nada ali é seu.
Outra dica importante é sempre conduzí-lo na guia, por mais manso que ele seja. Pois é, lembre que muitas pessoas têm medo de cães. Mas isso é perfeitamente natural e deve ser respeitado. Portanto, demonstre respeito e consideração e conduza seu pet na guia.
Outra dica importante, por exemplo, é circular com seu bichinho pelo hotel nos horários de menor movimento. Afinal de contas, isso pode ser menos estressante para ele mesmo, já que ele estará num ambiente desconhecido e numa rotina diferente.
Por fim, não deixe de respeitar as regras do local. Se há regras que proíbem circulação do animalzinho em determinadas áreas, não custa nada obedecer. Afinal de contas, ninguém vai querer estragar as férias ou o final de semana porque não cumpriu uma regra simples não é mesmo? Em outras palavras, agir com bom senso sempre será a melhor atitude.
Quais são as Cachoeiras pet friendly da Chapada dos Veadeiros
ALERTA: esté post é de 2019. Uma seguidora deixou um comentário em 12 de dezembro de 2022 dizendo que esteve na Chapada e eles não estavam mais aceitando pets nas cachoeiras, então recomendamos se certificarem antes com as próprias pousadas e hotéis.
Não é muito fácil encontrar informações sobre cachoeiras da Chapada dos Veadeiros que aceitam cães.
Por exemplo, quando nós fomos, pesquisamos bastante, mas não encontramos nenhuma informação sobre o assunto,
A exceção foi o site do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que informa a restrição de entrada de animais domésticos.
Então, as cachoeiras que vamos listar abaixo foram as que conseguimos entrar com o Athos sem dificuldades.
Cachoeiras Almécegas I, Almécegas II e São Bento
As cachoeiras Almécegas I, Almécegas II e São Bento ficam localizadas dentro da Fazenda São Bento que, aliás, é uma propriedade particular.
Ao chegarmos na fazenda, perguntamos ao rapaz que recebe o pagamento pelo acesso às cachoeiras, se podia entrar com cachorro. Então ele viu o Athos e disse que não tinha problema desde que tomássemos cuidado para que ele não importunasse os outros visitantes.
A trilha que leva à Almécegas I é de 2km (ida e volta), com trechos íngremes de pedras. Mas no trajeto tem vários pontos para descanso e alguns córregos para refrescar. Aliás, o Athos adorou se refrescar naquelas águas geladinhas!! rsrs.
Na trilha da Cachoeira Almécegas II, por outro lado, são apenas 10 minutos de caminhada do ponto do estacionamento até o poço. Isso porque a trilha é considerada de nível de dificuldade leve.
A Cachoeira São Bento tem um piscina natural bem grande e de fácil acesso também.
Cachoeiras Anjos e Arcanjos
Diferente das cachoeiras anteriores que, aliás, são bem populares, as cachoeiras Anjos e Arcanjos são menos visitadas. Acreditamos que o motivo seja o acesso, pois é mais difícil do que o daquelas anteriores.
Elas ficam localizadas no Vilarejo do Moinho, um trajeto de estrada de terra de 16 km saindo de Alto Paraíso de Goiás, dentro da Fazenda Solarion, de propriedade particular.
A trilha tem cerca de 3km de extensão, ida e volta, é considerada de dificuldade média e pouco sinalizada. Por isso, é preciso ficar atento ao caminho.
E se você gostou deste post, aproveita e compartilha com seus amigos e nas suas redes sociais.
Participe do grupo que criamos no Facebook sobre Viagem Pet Friendly, onde compartilhamos várias dicas e informações para ajudar no planejamento de suas viagem com seu amiguinho de 4 patas.
Aproveita para conferir outros posts do blog
- O que fazer na Chapada dos Veadeiros
- Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante
- Cachoeira do Abade
- Chapada Imperial: 33 Cachoeiras pertinho de Brasília
- Cachoeira Salto Corumbá
- Turismo Ecológico em Brasília e Arredores
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.