Você já ouviu dizer que o mar de Minas Gerais são as suas montanhas? Pois é, o estado, além de muito vasto, é repleto de trilhas e cachoeiras, justamente pelas paisagens naturais de suas lindas montanhas. E uma dessas cachoeiras é a Cachoeira do Ramalho, da qual vamos falar aqui.
Então continue lendo para conhecer uma das inúmeras atrações desse estado que é tão lindo quanto vasto.
Fizemos um índice para facilitar sua navegação, caso queira ir direto para um tópico específico.
Como Chegar na Cachoeira do Ramalho
A Cachoeira do Ramalho fica na região cento-sul do estado de Minas Gerais. Pra quem trafega na BR-040, no sentido Rio de Janeiro ou Brasília, vale a pena conferir essa cachoeira, pois ela fica a apenas 11 km da BR. E embora haja um pequeno trecho de cerca de 3 km de estrada, é possível chegar de carro bem próximo da cachoeira. Aproveite para conferir nossa Viagem de carro de Brasília ao Rio de Janeiro.
Vindo do Rio de Janeiro, basta pegar a saída 716A da BR-040, para a MG-448. Já no sentido contrário, a saída é a 715, a cerca de 15 km depois de Barbacena. É só seguir as placas para Ubá, Cataguases e Viçosa. E então segue-se por mais cerca de 8 km, até a entrada para cachoeira. A entrada não é difícil de encontrar. Isso porque tem uma casinha de sapê bem na beira da estrada.
Seguindo por essa estrada de terra por cerca de 3 km, chega-se numa área onde dá até pra estacionar o carro, desde que não esteja muito lotado. Então dali segue-se a pé por uma pequena trilha de cerca de 500 metros, de nível fácil, até a cachoeira.
A Cachoeira do Ramalho
A Cachoeira do Ramalho pertence ao município de Santa Bárbara do Tugúrio. Considerada uma das mais bonitas de Minas Gerais, a cachoeira tem cerca de 100 metros de altura. A vista daquela imponente queda d’água no paredão de pedra é de fato muito linda.
Aliás, já a partir da estrada dá pra ter uma excelente vista da cachoeira ao longe. Pois é, vale a pena parar o carro para tirar excelentes fotos. Outra dica é que o acesso é tranquilo para pets, pois a trilha a pé é curta. Nós mesmos, por exemplo, fomos com o Athos, nosso Akita. Ele adorou cruzar o curso d’água no caminho e já se refrescar naquela água geladinha. E depois curtiu entrar nos poços da cachoeira! Então fica a dica, se seu pet também curte essas aventuras, é bem tranquilo pra ele.
Aproveite e dê uma passadinha na cidade de Santa Bárbara do Tugúrio para conferir a Cachoeira do Castelo, Cachoeira do Rodrigues, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Pico de Santa Bárbara ou do Sapateiro.
Outras atrações próximas
Cachoeira dos Carrancas
A Cachoeira do Ramalho é nosso foco neste post mas naquela região há outra cachoeira que vale a visita: a Cachoeira dos Carrancas. Pois é, pra chegar nela, basta pegar uma entrada antes da entrada para a Ramalho, vindo da BR-040. Cerca de 4 km após deixar a BR, pegue uma espécie de saída de terra à direita, e então ande por 2 km nessa estrada de terra.
Veja também: Cachoeira Salto Corumbá – Goiás , Cachoeira do Abade – Pirenópolis e Cachoeiras pet friendly da Chapada dos Veadeiros.
Quando buscar no google, não confundir com “cachoeiras em Carrancas”, que é uma cidade também na região centro-sul de Minas, repleta de cachoeiras e outras atrações. Essa será motivo de outro post que em breve publicaremos aqui. rsrs
Barbacena
A cidade de Barbacena, importante entreposto durante o ciclo do ouro, fica bem pertinho dali. A cidade já vale a visita pela sua participação na história do Brasil, mas outra referência de lá é o Museu da Loucura. Pois é, esse museu guarda a história de um período sombrio da cidade, em que ali funcionava um manicômio que recebia pessoas de todo o Brasil. Aliás, a escritora Daniela Arbex conta isso em seu livro Holocausto Brasileiro.
Confira mais atrações da cidade em nosso post Barbacena, a Cidade das Rosas, e o review que fizemos do livro Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex.
Tiradentes e São João del Rei
Se sua viagem pela BR-040 estiver bem tranquila, e você quiser curtir outras atrações próximas, não deixe de visitar Tiradentes e São João del Rei. Isso porque as duas cidades são vizinhas, separadas por apenas 10 km uma da outra. Em relação à Cachoeira do Ramalho, elas ficam no lado contrário da BR-040. Mas são apenas 55 km de Barbacena. E, de verdade, se você tiver tempo, não pode deixar de visitar essas duas incríveis cidades históricas. Descubra porque em nossos posts Dicas de Viagem-Tiradentes – MG e O que fazer em São João del Rei – MG: atrações e dicas.
Onde comer
Todo mundo já ouviu falar que a gastronomia mineira é uma das mais deliciosas do país, não é mesmo? E nós podemos atestar isso pois em nossas viagens, sempre que paramos em qualquer restaurante na beira da estrada a comida é realmente muito gostosa.
Por isso vamos dar aqui dicas para quem vai explorar esta região.
Restaurante Ponto Alto
A primeira dica é o Restaurante Ponto Alto. Ele fica no posto de gasolina de mesmo nome, logo no início da MG-448, a 1 km depois de deixar a BR-040.
O estilo é self-service à vontade, com churrasco, ou seja, você paga um valor único e pode servir quantas vezes quiser. A qualidade da comida, carne do churrasco, etc., tudo é muito gostoso. Aliás, ele é pet friendly, pois nos autorizaram entrar com nosso Akita e ficar na área externa. Essa área só não fica no salão principal do restaurante mas é cercada e coberta. Vale a pena.
Pousada & Parada Olhos d’Água
Nossa segunda dica fica mais distante um pouco. Você vai até Santa Bárbara do Tugúrio e, 3 km depois de passar a entrada para a cidade, chega na Pousada & Parada Olhos d’Água. O ambiente é muito agradável, os atendentes todos muito simpáticos e a comida é deliciosa! Recomendamos a tilápia! De todas as formas, pode ser a dorê, a moqueca de tilápia, com ou sem camarão. Nossa dica é essa última, é de lamber os dedos! Eles também tem opções de peixes. O peixe a parmegiana é muito conceituado. Mas se você não curtir frutos do mar, eles também tem a opção da picanha completa. Ou seja, opções não faltam, e todas muito deliciosas.
O local também é uma pousada. As instalações são muito bem cuidadas e confortáveis, um convite ao relaxamento. Tem piscina, sauna, bar, wi-fi, tv a cabo, loja de artesanato. Aliás, tem até um artesão que produz peças em madeira ali, na hora, bem na sua frente. Os quartos são bem equipados, com ar condicionado, tudo muito bem cuidado. Além disso, a pousada é pet friendly, mas só aceitam cães de pequeno porte.
Chalé do Mirante
O Chalé do Mirante, a cerca de 1,5 km do Restaurante Ponto Alto, é um lugar simples, mas com um visual incrível!! Atualmente só servem lanches e salgados mas vale a pena a parada. Aliás, esse é um lugar onde os motociclistas das estradas costumam parar. Então, se der sorte, ainda pode ver algumas motos bem incríveis por lá rsrsrs
Onde ficar
Cidades próximas
Você pode fazer base em Tiradentes, São João del Rei ou até mesmo Barbacena para aproveitar essa e muitas outras cachoeiras e trilhas da Região das Vertentes.
Outra opção seria ficar em Santa Bárbara do Tugúrio. Se essa for sua escolha, nossa dica é a Pousada & Parada Olhos d’Água que aceita pet de pequeno porte.
Airbnb
Mas se você preferir opções de hospedagem que o possibilitem fazer suas próprias refeições, ter mais liberdade ou vai viajar com toda a família ou amigos, talvez escolher sua hospedagem pelo Airbnb seja a melhor opção.
Enfim, essas foram nossas dicas para você conhecer a Cachoeira do Ramalho e outras atrações próximas, quando estiver viajando pela BR-040. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários e até o próximo post.
Economize na sua viagem
Aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.
- Passagens Aéreas: SkyScanner para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a sua passagem.
- Hospedagem: Booking para ajudar você a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem.
- Seguro Viagem: Real Seguro para evitar aquele problema inesperado de saúde na sua viagem, com 10% de desconto.
- Aluguel de Carro: Rentcars para alugar um carro na sua viagem.
- Chip de Celular: Easysim4you para ficar conectado durante toda a viagem.
- Passeios: GetYourGuide para reservar seus passeios.
Hebe diz
Sil amei esse post. Na verdade eu sou apaixonada pelo seu cachorro, acho ele tão lindo!!!!!!!!!!! Perfeito esse psot.
ViajanteMovel diz
Obrigada Hebe, pela visita e pelo comentário. O Athos é o xodó da família! rsrsrs Volte sempre.
Andressa diz
realmente, a comida de minas gerais é maravilhosa! não vejo a hora de voltar e experimentar as delicias de minas gerais! Em relação ao foco do artigo, que cachoeira incrivel! E seu cachorro é muito fotogênico! uma graça!
ViajanteMovel diz
rsrs Muito obrigada pela visita e pelo comentário Andressa. Volte sempre.
marcela diz
Que coisa mais linda a cachoeira do ramalho! minas gerais realmente sempre surpreende. e esse seu cachorro é fofo demais, socorro!
ViajanteMovel diz
rsrs O Athos é o xodó da casa Marcela rsrs Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Natalie Soares diz
Mas que lugar lindo e tranquilo!
Total sinônimo de paz 😀
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
ana diz
Que delicia de cachoeira, adorei terem levado o cachorro. Gosto de levar o meu também.
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Ana. Volte sempre.
Fernanda Scafi diz
Nunca tinha ouvido falar da cachoeira do ramalho nem dessa cidadezinha mineira fofa! ÓTIMA OPÇÃO DE PARADA PARA QUEM FIZER UMA ROADTRIP PELA REGIÃO – A QUEDA D´ÁGUA NESSE PAREDÃO É IMPRESSIONANTE MESMO!
ViajanteMovel diz
Obrigada pela visita e pelo comentário Fernanda. Volte sempre.