Viagem de carro de Belo Horizonte a Rivera – Uruguai

Em fevereiro de 2015 fizemos uma viagem de carro de Belo Horizonte a Rivera, no Uruguai, na fronteira sul do Rio Grande do Sul. Uma viagem incrível, de cerca de 5.000 quilômetros.

Decidimos fazer uma rota na ida e outra na volta, mas sem pressa de chegar. Planejamos dirigir de 500 a 700 quilômetros por dia, a fim de evitar as estradas à noite. Como eram aproximadamente 2.500 quilômetros na ida e outros 2.500 na volta, paramos em três cidades para pernoitar na ida e três na volta.

Como a intenção era curtir a viagem tanto quanto chegar ao destino, na ida pernoitamos duas noites em cada cidade e na volta, por questões de tempo, apenas uma noite. Esse planejamento se mostrou bem adequado, embora apenas um pernoite em cada lugar na volta tenha se demonstrado um pouco cansativo, pois dirigir de 500 a 700 km, chegar à noite, dormir, acordar cedo e dirigir mais 500 a 700 km no dia seguinte, e fazer isso quatro vezes seguidas, cansou um pouco. Mas dois pernoites em cada lugar resolvem esse problema.

Nossa Viagem de Carro

Para aproveitar melhor a viagem, fomos pelo litoral e retornamos pelo interior. Na ida nossos pernoites foram em Bertioga – SP, Joinville – SC, Gramado – RS e, finalmente no destino, Santana do Livramento – RS, cidade gaúcha que faz fronteira com Rivera do lado uruguaio. Na volta dormimos em Erechim – RS, Curitiba – PR e Pouso Alegre – MG, antes de chegarmos em casa. Escolhemos essas cidades com base no planejamento de 500 a 700 km por dia, além do fato de que não conhecíamos nenhuma delas.

Uma dica interessante para quem faz uma viagem longa como essa é acessar o site http://viajeaqui.abril.com.br/tracar-rota e traçar sua rota por ele. Foi a primeira vez que utilizamos e seguimos a rota indicada nesse site, com algumas pequenas alterações e deu tudo certo. Podemos garantir que em toda a viagem não pegamos uma única estrada ruim, o máximo que pegamos foi alguns poucos trechos de asfalto com imperfeições devido a remendos, mas buracos, nenhum, então foi uma viagem muito tranquila.

Rota de Belo Horizonte até Bertioga - Viagem de Carro

Rota de Belo Horizonte até Bertioga

Trecho Belo Horizonte – Bertioga – Viagem de Carro

Quando se traça a rota BH – Bertioga, qualquer aplicativo de mapas vai indicar um caminho que entra em São Paulo, ou passa muito próximo. Como estávamos viajando no feriado de Carnaval achamos que não seria uma boa idéia entrar e sair de São Paulo por conta dos engarrafamentos. Por conta disso, procuramos uma rota que evitasse a capital paulista ao máximo. E todas essas alternativas podem ser pesquisadas nesse site que indicamos. Iniciamos a viagem descendo pela BR 040 até Três Rios, onde pegamos a BR 393, que depois se torna a BR 116. Na 116, prosseguimos até Taubaté, onde saímos para a SP 070 até Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes onde descemos até o litoral pela SP 098 até Bertioga, local de nossos primeiros dois pernoites. De fato não pegamos qualquer engarrafamento nessa rota, como, aliás, ocorreu em toda a viagem. Em Bertioga ficamos no hotel Berty-Ocas Apart Hotel.

Rota de Bertioga até Joinville - Viagem de Carro

Rota de Bertioga até Joinville

Saindo de Bertioga, rumo a Curitiba, subimos até Embu das Artes pela SP 150, depois SP 021, e então retomamos a BR 116 até Curitiba. Na verdade não chegamos a entrar na capital paranaense mas como já iríamos pernoitar lá na volta, nem fizemos questão, passamos “beirando” a cidade e pegamos a BR 376 rumo à nossa segunda cidade a conhecer. Como o Paraná tem um litoral muito pequeno, atravessamos ele num dia e pernoitamos as próximas duas noites na bela Joinville, já em Santa Catarina. Nossa hospedagem na charmosa cidade catarinense foi no Príncipe Hotel.

Rota de Joinville até Gramado - Viagem de Carro

Rota de Joinville até Gramado

Trecho Joinville – Gramado – Viagem de Carro

De Joinville, seguimos pela BR 101 até Três Forquilhas, que fica a cerca de 70 km ao sul de Torres – RS, o lindo balneário gaúcho, que um dia pretendemos visitar. Não paramos dessa vez porque realmente queríamos dormir em Gramado para aproveitar melhor a cidade. Nesse ponto da viagem, quando deixamos a BR 101, já no Rio Grande do Sul, foi quando pela primeira vez trafegamos em estrada de pista única de duas mãos, mas ainda assim um asfalto muito bom, pista sem buracos. Até lá foi tudo em pista dupla. A partir de Três Forquilhas, a estrada é a RS 486/453, onde seguimos até o entroncamento com RS 110, que pegamos para chegar em Gramado. Nesse trecho se passa antes em Canela, que fica ao lado de Gramado e também vale uma visita mais demorada. Nossos pernoites foram no aconchegante Hotel Pousada Florença.

Rota de Gramado até Santana do Livramento viagem de carro

Rota de Gramado até Santana do Livramento

Trecho Gramado – Santana do Livramento – Viagem de Carro

No dia seguinte partimos para o último trecho de nossa viagem de ida. De Gramado descemos até Porto Alegre, e nesse trecho não há como não entrar na capital gaúcha, mas novamente não tivemos problemas de trânsito, passamos sem engarrafamentos. De Porto Alegre, atravessando o Rio Guaíba pela famosa ponte suspensa, marca registrada da capital gaúcha, seguimos pela BR 290 até Rosário do Sul, onde viramos à esquerda para a BR 158 até nosso destino final, Santana do Livramento – RS, na fronteira com o Uruguai.

Vale ressaltar que o trecho dentro do RS é um dois mais bonitos, pois se atravessa a serra gaúcha que faz o cenário inesquecível. Esse trecho montanhoso vai de Três Forquillhas até meio do caminho entre Gramado e Porto Alegre. Da capital até Santana do Livramento o cenário já muda fica mais plano, na região dos chamados “pampas” gaúchos. Nessa região, em contraste com as estradas mineiras por exemplo, onde não se anda 500 metros sem fazer uma curva, é possível trafegar por quilômetros em linha reta. Como a estrada é muito boa, apesar de ser de pista única, deve-se apenas tomar cuidado com o sono, mas tem bons pontos de parada para se saborear o famoso churrasco gaúcho, sem esquecer da sempre presente costela.

Veja este post:

Um dia na Estância da Glória – Santana do Livramento

Como dissemos, realizando duas paradas na ida dá pra descansar bem em dois dias para retomar a estrada. Com apenas um pernoite o esforço é um pouco maior, embora também seja possível, quando o tempo não permite se demorar mais.

De qualquer forma, uma viagem de carro sempre tem seu atrativo de permitir explorar o mundo como aventureiros mesmo, parando onde se quer, fazendo o que se quer, demorando o quanto se quer. Já estamos planejando a próxima.

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog com várias novidades especialmente para vocês.

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica

Roteiro de três dias em Gramado – Canela – Nova Petrópolis

Fim de Semana em Belo Horizonte

Estamos também nas seguintes redes sociais:

Instagram: @viajantemovel

Twitter: @viajantemovel

FanPage: www.facebook.com/viajantemovel

Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel

Pin it:

Road Trip de Belo Horizonte a Rivera - Uruguai

Viagem de Carro de Belo Horizonte a Rivera – Uruguai

Leia também:

You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Responses to “Viagem de carro de Belo Horizonte a Rivera – Uruguai”

  1. Isabela disse:

    Uau! De carro? Deve ter sido uma viagem e tanto kkkk …
    Respondi uma tag la no meu blog e te indiquei para responder também hahaha espero que goste … Beijos!

    http://blogamigapirei.blogspot.com.br/2016/05/tag-liebster-award_27.html

  2. cassiano disse:

    Boa tarde,final do ano estarei indo para Rivera tb saindo de gramado. Vou ficar em santana do livramento, minha dúvida, preciso algum documento para entrar em rivera de carro? Ou deixo carro no hotel e vou de táxi? vc indica algum hotel em santana do livramento.

    • ViajanteMovel disse:

      Cassiano, não precisa de nenhum documento pra entrar em Rivera, não há qualquer posto de controle entre uma cidade e outra, é apenas uma rua e uma praça que as separa, como se fossem uma única cidade. Inclusive, dependendo de onde vc se hospedar, pode até ir a pé, nem precisa pegar o carro. Mas caso você queria se aventurar pelo interior do Uruguai, aí você vai precisar de um documento específico chamado “seguro carta verde”.
      Dicas de Hotel:
      No Uruguai –
      Hotel Uruguay Brasil

      Rivera Casino & Resort

      No lado do Brasil:
      Jandaia Turismo Hotel

      Depois nos conte como foi sua viagem, assim ajudará outros viajantes.
      Obrigada pela visita.

Deixe seu comentário

Powered by WordPress
error: Content is protected !!