Um dia na Estância da Glória no Rio Grande do Sul

No interior do Rio Grande do Sul existe uma fazenda, chamada Estância da Glória, localizada a cerca de 20 km de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. O Viajante Móvel foi conhecer esse lugar extremamente agradável, onde se pode apreciar a típica hospitalidade gaúcha. Contamos sobre nossa viagem de carro até lá, saindo de Minas Gerais nesse post.

A Estância da Glória tem uma estrutura que faz o hóspede se sentir exatamente numa típica casa rural dos pampas gaúchos.

A Sede da Estância

O turista tem acesso a um quarto confortável, à sede da fazenda, onde os proprietários de fato residem.  Com móveis rústicos, de madeiras espessas, a mesa da sala tem com delícias do campo à disposição o dia inteiro. Um clima realmente muito familiar e aconchegante.

Sede da Estância da Glória

Sede da Estância da Glória

Os hóspedes podem deitar na rede, na cadeira de balanço na varanda da casa. Pode-se observar os patos e marrecos à beira da lagoa, tirar um revigorante cochilo. De vez em quando ouvir um “causo” contados pelos proprietários ou por outros hóspedes. Aliás, o gaúcho típico adora contar histórias. Entre um “causo” e outro o proprietário tira uma música do violão ou declama uma poesia daquelas bem regionais.

Lago

Lago da Estância da Glória

Chimarrão na Estância da Glória

Vai um chimarrão aí?

Churrasco Gaúcho

Em um dos dias, normalmente no fim de semana, os proprietários fazem o famoso “Fogo de Chão“, ou seja o churrasco gaúcho com todos aqueles espetos fincados na terra, ao redor do fogo. Quando estivemos lá, infelizmente esse não era o dia, mas o churrasco gaúcho saiu, numa grande churrasqueira. A qualidade e o sabor da carne são para turista nenhum colocar defeito.  Sem falar daquela costela suculenta, além de todos os cortes tradicionais e nobres da carne bovina. Enquanto os proprietários preparam a carne, os turistas ficam ali, ao redor da churrasqueira, observando e participando de tudo, até ajudando na preparação, jogando conversa fora,  petiscando, ouvindo mais causos, saboreando um chimarrão, ou seja, vivendo como um gaúcho dos pampas típico.

Churrasco na Estância da Glória

Churrasco na Estância da Glória

Churrasco na Estância da Glória

Churrasco na Estância da Glória

Passeios na Estância

Além disso tudo, é possível cavalgar acompanhado dos proprietários, nadar na lagoa, caso esteja calor, obviamente, pois o inverno gaúcho já é famoso. É possível também fazer trilhas pela região, ou ainda aproveitar um passeio de charrete.

Passeio de cavalo

Na Estância da Glória tem cavalos para cavalgar

Trilha na Estância

Trilha na Estância da Glória

 

Como Chegar

O acesso à Estância é feito por estrada de asfalto,  de terra e trilhas transitáveis. Nós fomos com um carro baixo e, embora seja possível, a melhor opção realmente é um carro um pouco mais alto por conta da altura da vegetação em alguns pontos da trilha, o que impede visualizar eventuais buracos.

Segue-se pela BR 293 sentido Uruguaiana e, após cerca de 7 km se vira à direita e se percorre ainda algum trecho em asfalto. Depois pega-se uma estrada de terra mas de boas condições, sem buracos ou erosões. A partir daí é só seguir em frente atento às placas. Após aproximadamente 18 km de Livramento, ou seja, a cerca de 2 km da Estância, deixa-se essa estrada de terra entrando numa trilha à esquerda.

É nesse curto trecho que um carro um pouco mais alto é mais adequado, mas nada que não possa ser superado mesmo com carro baixo, como foi nosso caso. Nesse trecho também se atravessa um túnel chamado Túnel Verde, formado naturalmente pela vegetação lateral da trilha que se moldou e formou um túnel mesmo. O trajeto já é uma aventura que vale a pena.

Foto no Jardim da Estância da Glória

Foto no Jardim da Estância da Glória

Lago da Estância da Glória

 

Pernoitar ou passar o dia?

O turista pode optar por se hospedar na Estância ou apenas passar o dia, como foi nosso caso. E a experiência vale muito a pena, tanto é que queremos voltar para nos hospedarmos. Caso opte por passar o dia, o turista tem incluído no valor, um delicioso, completo e variado café da manhã, o churrasco preparado na hora pelos proprietários, além de todos os passeios, e da mesa com comidas típicas disponível durante todo o dia. Independente de sua escolha, seja ela hospedar-se ou apenas passar o dia, será uma experiência inesquecível.

E você, já teve alguma experiência assim e quer compartilhar com a gente? Deixe suas dicas nos comentários! Elas podem ajudar  outros viajantes! E se você ainda não viajou e tem alguma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe podemos ajudá-lo.

Relacionamos abaixo alguns outros posts que talvez possa interessar a você:

Viagem de Carro de Belo Horizonte a Rivera no Uruguai

Rota Romântica Brasileira

Passagens Aéreas Mais Baratas

Não se esqueça, quando for reservar, utilize nosso link do booking ao lado. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog com várias novidades especialmente para vocês.

 

Leia também:

You can leave a response, or trackback from your own site.

24 Responses to “Um dia na Estância da Glória no Rio Grande do Sul”

  1. Milena Farias disse:

    Aquele típico lugar para descansar mesmo né Sil?
    Amei as paisagens, a natureza! Aii que lindo e que vontade de estar aí nesse lugarzinho incrível. Estou precisando muito relaxar. Minha cabeça está a milhão.
    Adorei o post e adorei “conhecer” mais este lugar incrível que você indicou.

    Beijos, Mi
    http://www.triicotando.com

  2. Que passeio interessante!!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer esse lugar… Quando voltar à região, vou tentar ir… Obrigada por compartilhar conosco!!!

  3. Marianne disse:

    Que passeio bacana! Lindas paisagens junto com um churrasco gaúcho, não tem coisa melhor! Adorei a dica! Tá anotado pra quando eu for viajar pra essas bandas!

    • ViajanteMovel disse:

      Vá sim Marianne, vale a pena. É um lugar para descansar, relaxar, comer comida boa, jogar conversa fora e depois voltar à rotina diária com energias renovadas rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  4. Luis Felipe disse:

    Que lugar bacana!! As fazendas cada vez mais agregam o turismo ao seu rol, nos dando a chance de conhecer as lidas de campo e aproveitar todas as delícias e encantos do interior. Gostei muito!

  5. Ana disse:

    Que estância maravilhosa! Um lugar fantástico para relaxar! E com paisagens tão bonitas não deve ser nada difícil. Uma sugestão fantástica para quem viaja por essa zona e quer fazer uma pequena paragem!

  6. Que delìcia de lugar….. Perfeito para descansar! Tenho vontade de ir à algum hotel fazenda com meu filhote, mas nunca deu certo!
    E esse churrasco fogo de chao!? Morri aqui!

  7. Quem bom estar cercado de tanto verde e, ainda, com um bom churrasco assando!

  8. Keul Fortes disse:

    Um excelente lugar para relaxar! Adorei as dicas. As fotos me deixaram com fontade de conhecer. Parabéns pelo post! 😉

  9. Parece um ótimo passeio para relaxar, adorei.

  10. Alessandra disse:

    Que dicas super legais. Adorei este lugar, e que churrasco delicioso. Quero muito conhecer o sul do país, espero conseguir este ano. Parabéns pelo post.

  11. Lindo lugar… Já me fiquei imaginando curtindo as belas paisagens e comendo um bom churrasco…

Deixe seu comentário

Powered by WordPress
error: Content is protected !!