Ilha de Corfu – Grécia

Praia privativa do Hotel Akrotiri em Corfu

A ilha de Corfu é uma das ilhas Jônicas, com cerca de 60 km de extensão norte-sul. Fica na costa oeste da Grécia, mais próxima até da Albânia do que da própria Grécia. A ilha tem dois portos que a ligam ao continente, e, dependendo do porto de onde se sai, o trajeto dura uma hora ou uma hora e meia de balsa.

O famoso escritor da literatura grega antiga, Homero, cita a ilha de Corfu em sua obra Odisséia. Ulisses, o herói da obra, teria feito uma parada na ilha antes de prosseguir para sua terra natal.

A ilha tem uma excelente estrutura turística. Por estar localizada mais ao norte é mais próxima do continente europeu. É muito comum se encontrar por lá várias ruas com lojinhas e excelentes restaurantes nos vilarejos da ilha.

Vista aérea de Corfu

Chegando em Corfu

A principal “cidade”, se é que se pode chamar assim, é Kérkira. Aliás, esse é o nome pelo qual os gregos se referem à ilha, Corfu é mais para os turistas. Todas as demais são vilarejos, alguns maiores, outros menores.

Kerkira-Corfu

Nossa primeira passagem pela ilha foi logo na chegada, quando alugamos o carro. Fizemos a reserva pela Rentalcars e foi tudo muito tranquilo e rápido.

Onde ficar em Corfu

Conforme explicamos no post Planejando 10 dias pelas ilhas Jônicas da Grécia, nesse primeiro dia nós apenas pernoitamos na ilha e saímos no dia seguinte pela manhã. Por isso nós ficamos num hotel mais simples na parte sul da ilha. Por que fomos para o sul? Porque é de lá que sai a balsa que faz o trajeto mais curto para o continente. Por isso pegamos um hotel próximo ao porto de Lefkimi no primeiro dia. No retorno à ilha ficamos na área mais procurada pelos turistas, Paleokastritsa.

Hotel Nikos Villas

Para esse primeiro pernoite em Corfu escolhemos o Nikos Villas. Suas avaliações eram boas no booking.com e sua localização atendia o nosso principal critério, que era ficar próximo ao porto de saída para o continente, já que iríamos pegar a balsa no outro dia pela manhã cedo.

Piscina do hotel Nikos Villas

Piscina do hotel Nikos Villas

O hotel é simples mas muito bem organizado, muito limpo, a equipe muito atenciosa e simpática. O hotel tem café da manhã incluído na diária, piscina, wi-fi e estacionamento próprio. Fica localizado numa área bem tranquila, onde tem outros hotéis também, embora não seja na principal área turística.

Hotel Akrotiri Beach

O hotel onde ficamos em Corfu nos últimos dois dias de nossa viagem foi o Akrotiri Beach, em Paleokastritsas. É um hotel relativamente grande, com 5 andares, piscina, wi-fi, estacionamento próprio, grande área de descanso nas dependências internas, restaurante que serve tanto o café da manhã como almoço a jantar para os que optam pelo all inclusive.

Hotel Akrotiri em Corfu

O hotel tem acesso a duas praias, uma pública, onde seus hóspedes têm descontos no aluguel dos caiaques e demais equipamentos. A outra praia é particular do hotel, só os hóspedes têm acesso. Essa é muito legal, numa área mais tranquila, reservada, na beira das pedras mas tem uma escadinha por onde dá pra se chegar na água. É muito legal!!

Hotel Akrotiri em Corfu

Praia particular do Hotel Akrotiri Beach

Praia particular do Hotel Akrotiri Beach

Praia privativa do Hotel Akrotiri em Corfu

Paleokastritsa em CorfuO atendimento da equipe do hotel foi sempre muito atencioso e extremamente rápido. O check-out impressionou, pois não demorou 2 minutos!! Muito bom.

Porto de Lefkimi

No dia seguinte a esse primeiro pernoite, como já estávamos próximos ao porto, pegamos a balsa sem maiores dificuldades. Era hora de deixar Corfu, por enquanto rsrs. Compramos o ingresso lá mesmo no porto, mais ou menos uma meia-hora antes da barca sair. São vários horários e a dica é conferir o site oficial de turismo da Grécia. Esse site é muito útil pois se pode pesquisar todas as balsas entre todas as ilhas, com locais e horários de saída. E tudo aconteceu conforme estava no site. Fica a dica.

O porto é bem estruturado, tem até restaurante. A balsa é simples, sem cabines individuais mas com área externa e interna, essa com ar-condicionado, bar onde se pode comprar vários tipos de bebidas e lanches. A travessia é bem tranquila.

Deslocamento em Corfu

Ao retornarmos para a ilha, após visitarmos as outras três, foi quando começamos a explorá-la, dessa vez na área norte. A ilha tem um formato alongado, sendo mais larga no norte do que no sul. É importante lembrar que muitas pessoas subestimam o tamanho, por ser uma ilha, mas ela é grande. Como dissemos no início, a distância entre uma extremidade e outra é 60 km, em linha reta! Mas pela estrada chega a 80 km!

Arco-íris em Corfu

 

Como todas as ilhas jônicas, Corfu é uma ilha montanhosa, mas a rede de estradas é muito boa. As principais ligações entre os vilarejos são asfaltadas. Em vários pontos essas estradas se estreitam um pouco, mas nada que dificulte o trânsito. Aliás, estivemos lá na alta temporada e não houve problema quanto a isso. O trânsito um pouco mais lento é justamente na cidade de Kérkira, porque tem vários semáforos, bastante carros, muitos turistas, lojinhas, etc.

Para se chegar a algumas praias, eventualmente pega-se trechos de terra. A dica é ter um GPS a bordo, além do próprio mapa em papel da ilha. Muitas vezes o GPS mostra a rota mais rápida ou mais curta e, com isso, nos coloca em estradas de terra sem necessidade. Por isso o mapa em papel é importante, para selecionarmos outra rota, quando possível. Em qualquer mercadinho tem esses mapas em papel pra vender e todos eles mostram as estradas de asfalto principais, as secundárias e as estradas de terra. Em algumas praias não tem jeito mesmo, será necessário pegar um trecho de terra pois nem sempre o asfalto chega até a areia.

O quê fazer em Corfu

A ilha é repleta de pontos lindíssimos para visitar. Certamente uma única viagem não é suficiente para ver tudo. Vamos detalhar alguns que conhecemos.

Riverside

Em nossa exploração nos arredores do primeiro hotel que ficamos, à noite, descobrimos essa área, onde tem um restaurante com o mesmo nome, uma área muito agradável. No final de tarde, início da noite, é onde as pessoas vão para curtir uma tranquilidade, um café ou sorvete à beira do rio. Tem outros restaurantes lá também, com mesinhas do lado de fora, todas muito bem decoradas.

Riverside em Corfu

Riverside em Corfu

Riverside em Corfu

Tudo isso colado numa típica vilazinha grega. Quando chegamos lá vimos algumas senhoras sentadas na calçada, em frente a suas casas, jogando conversa fora, naquele clima bem bucólico, muito legal.

Praias

A extensão litorânea da ilha é bem extensa, o que requer cerca de uma semana para visitar todas as praias. As mais próximas de Kérkira são as mais procuradas justamente pelo fácil acesso. Quem busca praias mais tranquilas e afastadas do agito deve se dirigir à região norte (Confira em breve nosso post Praias de Corfu – top 10 – as mais bonitas da região norte), enquanto as do sul são mais agitadas, como as próximas ao vilarejo Kavos.

Ilha de Corfu

Como nosso hotel ficava na coste oeste, partimos dele em direção ao norte, percorrendo toda a estrada que margeia a costa norte e depois descemos pelo costa leste até Kérkira. Nesse caminho é interessante visitar Georgios Beach e Drastis Beach, que fica no Cabo Drastis. Tem também a Sidari Beach, onde fica o Canal do Amor. Essas ficam na parte oeste da ilha. Já na costa leste ficam, Bataria, Kassiopi, Kouloura, Nisaki e Barbati Beach. Todas essas que mencionamos ficam na parte norte da ilha.

Área de Paleokastritsa

A área de Paleokastritsa, onde fica a vila de mesmo nome, é muito recomendada por ter excelentes hotéis e ter praias muito bonitas. Em nosso hotel mesmo havia uma prainha particular, muito linda!! O ponto marcante da vila é o Monastério da Virgem, que guarda objetos, livros e utensílios do antigo Império Bizantino.

Vista das prainhas de Lakones em Corfu

Na região também fica o vilarejo de Lakones, nas encosta da montanha. Lá de cima o visual de toda a área é incrível, dá pra ver todas as prainhas que tem por ali. Além disso, o próprio vilarejo é muito agradável, com ruazinhas estreitinhas e vários pontos para se observar as praias lá embaixo.

Foi lá que paramos para tomar um café no meio da manhã, apreciando a vista.

Pôr-do-sol

Um dos melhores pontos para se apreciar o pôr-do-sol é o vilarejo de Pelekas. Lá no alto tem um observatório chamado Kaiser`s Throne. É onde o Kaiser alemão Wilhelm II gostava de ir para apreciar o pôr-do-sol quando visitava a ilha no início do século XX. Mas por ser bem no alto, e permitir uma vista de 360°, o ponto é ideal não apenas para o pôr-do-sol mas também para apreciar toda a vista da região. Muito legal.

Pôr do sol no observatório Kaiser's Throne

Pôr do Sol com uma vista de 360 graus de Corfu

Esse vilarejo fica próximo a Kérkira, a cerca de 30 minutos de carro, na costa oeste da ilha. Além dessa estrutura para visualização do cenário também tem um restaurante muito legal lá, todo colorido pelas flores, ideal para um almoço ou um café no final da tarde. Chama-se Sunset Restaurant.

Pôr do Sol em Corfu na Grécia

Outros dois pontos legais para se ver o pôr-do-sol são o vilarejo de Peroulades e o monte Pantokrator, o mais alto da ilha, com 914 metros de altura, de onde se avista as montanhas da Albânia e vários vilarejos de Corfu.

Fortaleza antiga

A chamada Old Town é patrimônio mundial da Unesco desde 2007. Lá é onde fica a antiga Fortaleza, a Old Fortress, uma fortaleza militar construída no século 15. É um lugar muito bonito e agradável, com excelente estrutura e museus em seu interior. Lá dentro também fica a igreja de São Jorge, construída em 1840, na época da dominação Britânica. De lá também é possível se ter uma linda vista da cidade.

Fortaleza Antiga Corfu

Fortaleza Antiga Corfu

Uma boa dica é aproveitar uma das várias e diferentes opções de cafés do Paleo Frourio Cafe Bar, que fica dentro da fortaleza, perto da Igreja de São Jorge. O lugar é muito tranquilo, com uma musiquinha ambiente, e diversas opções de cafés, doces e salgados. A entrada custa 4 euros.

Fortaleza nova

Na área moderna da cidade se encontram lojas de todos os tipos, bancos, mercados, etc. Embora uma fortaleza construída entre os anos de 1576 e 1645 não seja moderna, ela é conhecida como New Fortress, ou Fortaleza nova, fica mais próxima dessa área moderna da cidade. Essa fortaleza tem menos estrutura do que a antiga, ela é basicamente constituída de ruínas e estruturas antigas para se visitar. Talvez por isso o acesso seja gratuito.

Nova Fortaleza da Ilha de Corfu

Ilha de Corfu

Rua Nikiforou Theotoki

Essa é a típica ruazinha turística, onde não transitam carros, só pedestres. Lá tem todo tipo de lojinha, de roupas, de jóias, lembrancinhas, sorveterias, etc. E super movimentada, muita gente mesmo, entrando e saindo das lojas. São cerca de 400 m que se demora horas para atravessar, pois as atrações para os olhos do viajante são inúmeras. rsrs

Papagiorgis

Ainda não sabemos como chamar essa casa, se sorveteria, padaria ou o quê rsrsrs. Porque eles vendem tanto pães quanto sorvetes rsrs. Essa é uma casa tradicional de Corfu, que fica na rua Nikiforou Theotoki. Inaugurada em 1924, ela continua sendo gerenciada pela mesma família, agora já na terceira geração. Famosa pelas receitas originais que são mantidas até hoje, os proprietários também inovam com sorvetes caseiros, cujos sabores variados encantam os turistas. Vimos várias pessoas sentadas na calçada em frente à sorveteria, saboreando uma de suas delícias. Eles vendem bolos, vinhos, doces, óleo de oliva e…..sorvetes. rsrs Vale a pena uma visita.

Esplanada

Em frente à Fortaleza antiga, entre a Fortaleza e área dos prédios da cidade, há uma das maiores praças da região dos balcãs, a praça Esplanada. É uma área bem ampla realmente, onde a aristocracia da ilha costuma se encontrar, principalmente na cafeteria Liston. Também beirando a praça há o único museu dedicado à arte dos países da Ásia na Grécia, o Museu de Arte Asiática. Vale a pena uma visita.

Ilha de Corfu

Palácio de Aquiles – Corfu

Quem gosta de História e de filmes antigos, e já assistiu o filme Sissi, vai adorar a história desse palácio. Ele foi mandado construir justamente pela Imperatriz Sissi da Áustria em 1889. A monarca costumava visitar Corfu e tinha grande admiração pelas histórias do herói da mitologia grega, Aquiles, daí o motivo do nome do palácio, escolhido pela própria Sissi.

Outro soberano que costumava visitar o local, após a morte da Imperatriz, que foi assassinada em 1898, era o Kaiser Alemão Wilhelm II. As visitas do Kaiser ao palácio se repetiram até 1914 quando a Primeira Guerra Mundial teve início. Durante a guerra o local foi utilizado como hospital militar pelas tropas Francesas e Sérvias. Já na Segunda Guerra os alemães e italianos o utilizaram como Quartel-General.

Hoje o palácio é gerenciado pela Organização de Turismo da Grécia. Outra curiosidade do local é que foi cenário do filme de James Bond, Somente Para Seus Olhos.

O palácio é um lindo prédio de 2 andares. Já na chegada se admira as lindas estátuas que adornam a entrada. Ao adentrar o salão central há uma escada com grandes quadros que representam a mitologia Grega. Ao lado da escada, o visitante é recebido pelas estátuas de Zeus, deus dos céus e mandatário do Olimpo, e sua esposa, a deusa Hera.

O visitante encontra diversas esculturas pelo palácio, móveis e utensílios utilizados pela Imperatriz Sissi e pelo Kaiser Wilhelm II, e até retratos deles pendurados na parede. O visitante pode alugar um sistema de fone onde se ouve as histórias de cada lugar e item do palácio.

No caminho para o jardim, na parte externa do palácio há uma corredor com nove estátuas das musas gregas. Nesse jardim, de frente para a cidade, de onde se tem uma vista maravilhosa, fica a enorme estátua de Aquiles Vitorioso, linda.

Enfim, Corfu é uma ilha bem turística, com uma excelente infraestrutura, excelentes hotéis, linda praias e ponto de encontro dos turistas europeus. Um passeio por lá é inesquecível. Espero que tenham curtido as dicas.

Não deixem de conferir nossos outros posts sobre as ilhas Jônicas:

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Então, aproveite as facilidades dos nossos parceiros, clicando nos links abaixo, assim você nos ajuda a manter o blog com várias dicas interessantes, sem pagar nada a mais por isso.

Hospedagem

O nosso blog tem parceria com o Booking para ajudar nossos leitores a encontrar de forma rápida e segura a melhor hospedagem, podendo fazer comparação de preços e podendo fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito em sua maioria. Faça sua reserva aqui.

Seguro Viagem

Já pensou se no meio daquela maravilhosa viagem você tem um inesperado problema de saúde? Evite essa situação contratando um seguro viagem. Com nosso parceiro Real Seguro Viagem você economiza tempo e dinheiro . Lá você faz cotações entre as principais seguradoras e escolhe aquela que melhor atende suas necessidades.

Fique conectado

Em viagem é sempre interessante ter uma boa conexão que nos permita compartilhar fotos em tempo real nas redes sociais, além da facilidade de buscas na internet por locais interessantes na cidade em que está. A Easysim4you permite isso. Eles encaminham o chip pelos correios e, ao desembarcarmos no destino, basta inserir o chip no celular e ele já começa a funcionar, sem a necessidade de qualquer configuração adicional.

Estamos também nas seguintes redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/viajantemovel
Twitter: https://twitter.com/viajantemovel
FanPage: www.facebook.com/viajantemovel

Pinterest: https://br.pinterest.com/viajantemovel

Assine nossa newsletters, assim sempre que postarmos algo novo você poderá ler em primeira mão.

E se vc gostar, aproveita e conta para seus amigos e família, e não esqueça de comentar os posts, de compartilhar dicas e sugestões .

Aproveite e Pin it:

Corfu-pinterest

Leia também:

You can leave a response, or trackback from your own site.

40 Responses to “Ilha de Corfu – Grécia”

  1. Caramba, é cada imagem, que dá vontade de incluir a Grécia como prioridade “zero” em minha carteira de viagens… parabéns pelas excelentes dicas, adorei ler o relato.

    • ViajanteMovel disse:

      Verdade Francisco. Uma certeza que temos é que um dia voltaremos lá para explorar ainda mais essas ilhas encantadoras. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  2. Nossa, quanto mais eu leio sobre a Grécia mais eu quero visitar! Adicionei mais uma parada ao roteiro dos sonhos com esse post, Corfu… as fotos todas me deixam de queixo caído, os hotéis, as praias, a cor do mar, o arco íris perfeito! demais!!!

  3. Corfu ainda está na minha lista de Ilhas da Grécia para conhecer, fiz um cruzeiro esse ano por outras Ilhas, agora quero ir para as Ilhas Jônicas

  4. Martina disse:

    Quantas paisagens incríveis em um único post. Gostei muito das dicas e as fotos me deixaram com muita vontade de ir.

  5. Aninha Lima disse:

    Parece que esse lugar saiu do conto de fadas diretamente para o seu blog! a cidade é muito bonitinha, o Hotel é Demais, o local onde tem os restaurantes tambem. Enfim, é um paraíso de destino… Ahh se eu pudesse ir agora na minha lua de mel, mas o tempo está curto!

    • ViajanteMovel disse:

      Aninha, Corfu é certamente um lugar ideal para uma lua de mel inesquecível. Quem sabe não dá pra organizar ainda? Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  6. nossa que lugar lindo. Lendo seu post não consegui pensar em u lugar que não visitaria. Desde a praia particular até conferir esse por do sol lindo.
    Obrigado por compartilhar.

  7. Que fotos mais lindas..Me encantei <3
    Fui para a Grécia, mas não conheci Corfu, mas já quero! =)

  8. Paola Ramos disse:

    A Grécia tem me encantado absurdamente nos últimos meses! Fico apaixonada não só pelas praias, mas pelas cidades em si. São tão lindas e características! A Ilha de Corfu eu ainda não tinha visto nada sobre, mas já me ajudou a ter mais vontade ainda de visitar esse pedaço do mundo!

  9. Adorei esta postagem sobre a Ilha de Corfu, super completa e recheada de dicas incríveis, um sonho de viagem que com certeza quero fazer!

  10. realmente um lugar incrivel para conehcer, grecia surpreende em todo canto ne! acho q a parte mais dificil eh falar o nome das coisas, tentei falar desse hotel que vcs ficaram e vish… impossivel!!

  11. Que linda <3
    Realmente acho que sou a única pessoa que não teve a mínima sorte quando visitou as ilhas gregas! 🙁 Odiei tudo o que vi… mas não vi nada assim de bonito!!!

    • ViajanteMovel disse:

      Susana, essa foi nossa primeira vez nessa região da Grécia, também não conhecíamos. E as fotos não mentem, os lugares são lindos assim rsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  12. rui batista disse:

    Corfu foi o melhor destino que visitei na Grécia, e não foram assim tão poucos 🙂 Muito bom “regressar”, através do vosso post, a um lugar onde fui (muito) feliz…

  13. Danielle disse:

    Amei ler o seu post. Confesso que nunca li um post da Grécia com tantos detalhes. A Grécia ainda é um sonho de consumo e gostaria de visitar lugar tipo a ilha de Corfu.
    Quanto hotel maneiro nessa ilha? E o por do sol que pode ser visto de vários lugares?! Maravilha! Parabéns pelo post.

    • ViajanteMovel disse:

      Que bom que gostou do post Danielle, espero que lhe ajude no planejamento da sua viagem até esse paraíso. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  14. Glaucia Nogueira disse:

    Que lugar incrível. Eu adoraria conhecer a Grécia começando por lugares nada óbvios como esse. Amei o post

  15. Que sonho de destino!Já sei exatamente onde recorrer quando estiver planejando minha viagem para a Ilha de Corfu! Também adorei as indicações de hotéis e as fotos maravihosas… Deve ser realmente um destino incrível, não vejo a hora de conhecer. Bjs

    • ViajanteMovel disse:

      Que bom que gostou do post Anna, espero que as informações lhes sejam úteis no planejamento de sua viagem. Depois volte aqui pra nos contar como foi. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  16. Erik Trovão Diniz disse:

    Post fantástico! Estou aqui me remoendo por não ter ido a Corfu na minha viagem para a Grécia este ano! Cheguei perto, em Zakynthos, mas, infelizmente, não tive tempo sobrando para ir as demais ilhas jônicas. Mas a Grécia é assim, temos que voltar várias vezes. Fui duas e ainda há muito para conhecer!

  17. Renata Sucena disse:

    Já morria de vontade de conhecer a Grécia, lendo esse post to com vontade de ir amanhã. Pode?? To babando nas fotos, que praias lindas. Incluindo Corfu na lista já˜

  18. Igor Augusto disse:

    O que me incomoda MUITO e PROFUNDAMENTE nessas ilhas gregas… é que eu não estou nelas XD

    Sério, cada imagem mais incrível que a outra. Hoteis fenomenais. Paisagens belíssimas. Adorei as hospedagens. Super agradável esse Riverside. Kaiser’s Stone, de fato, rendendo bom pôr-do-sol. Água fenomenal. Adoro!

    Belo post!

    • ViajanteMovel disse:

      kkkk verdade Igor, o único defeito das ilhas gregas é estarem longe de nós. Que bom que gostou do post. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  19. Alexandre Nunes disse:

    Ah, grécia é sempre uma boa escolha né?! Conheci Zak o ano passado e tenho mta vontade de voltar para conhecer mais ilhas, o azul de lá faz a gente se apaixonar né? Valeu pelo post, aumentou mais uma ilha na minha lista kkkkk, além de muitas dicas legais. abraços

    • ViajanteMovel disse:

      É mesmo Alexandre, se não tivesse ido lá eu diria que o mar foi “pintado” de azul nas fotos rsrs. É incrível!!! Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  20. Uauu.. me ganhou fácil hehe… amando ler as dicas da Grécia, já falei para o Paulinho que é a viagem dos meus sonhos rs.. preciso conhecer. Corfu é um charme, salvando aqui tudinho. bjss

Deixe seu comentário

Powered by WordPress
error: Content is protected !!