Primeira banca de jornal do DF e a árvore dos desejos

Primeira Banca de revistas de Brasília

Hoje fomos conhecer a primeira banca de jornal do DF, que fica na primeira quadra de Brasília, a SQS 108. Para que não conhece, Brasília pode parecer um pouco complicada para se orientar no início. Entretanto, depois que aprendemos o sistema, vemos que é um dos melhores e várias cidades deveriam adotar.

As ruas e quadras não têm nome, são todas numeradas com caracteres alfanuméricos. E esse sistema de codificação nos permite saber exatamente onde estamos em relação à qualquer outro ponto da cidade. SQS 108 significa SUPERQUADRA SUL 108. As superquadras são as quadras residenciais da cidade, e a 108 foi a primeira a ser construída.

Primeira banca de jornal

Primeira Banca de revistas de Brasília

Primeira Banca de Jornal de Brasília

Lá ainda existe a banca do Sr. Lourivaldo, um baiano muito simpático que chegou na cidade em 1960, ano da inauguração da capital federal. Ao chegar, com sua visão de empreendedor, já montou logo a primeira banca de jornal da cidade. E ele a mantém até hoje, tendo se tornado inclusive ponto turístico. Tem até uma placa indicando seu pioneirismo: “primeira banca” e “primeiro jornaleiro”. Ele conta que, no início, justamente por ser a única banca, as filas para comprar os jornais eram enormes.

Livro de visitas

Assine o livro de visitas do senhor Lourivaldo

Espírito empreendedor

O Sr. Lourivaldo, 79 anos, mantém seu perfil empreendedor. No tempo que conversamos, ele nos contou sobre seus planos de escrever um livro, uma autobiografia, na verdade. Por conta disso, mantém um caderno onde pede que todos os visitantes assinem e deixem seu depoimento. Nós, é claro, deixamos o nosso rsrs. Ele disse que todos os depoimentos escritos pelos visitantes constarão de sua biografia. Quando ele lançar certamente seremos uns dos primeiros compradores. rsrs.

Autógrafo de Lourivaldo

O senhor Lourivaldo praticando autógrafo para quando seu livro for lançado.

E o negócio dele é diversificado. A primeira banca de jornal da capital federal não vende apenas livros e revistas. É possível alugar DVD, comprar doces, água de coco, refrigerantes, e até curtir uma lan-house rsrs. Ele fala que criatividade é essencial na vida, por isso está sempre empreendendo. Como a concepção de Brasília, à epoca, era modernista em meio ao cerrado, ele chegou a vender terra do cerrado engarrafada para os turistas estrangeiros que visitavam a cidade! É ou não é uma visão empreendedora? rsrsrs

A Árvore dos Desejos

Outro fato marcante é que, em 13 de setembro de 1963 ele plantou duas árvores no local, ao lado de sua banca. São dois Fícus Italianos, conhecidas popularmente como falsa-seringueira ou figueira-branca. As duas árvores, hoje com 53 anos dominam a paisagem pela largura de seus troncos que acabaram formando uma passagem tipo um túnel. As árvores acabaram se tornando também outro motivo de visita de turistas ao local. Além de chamarem a atenção pelo porte, seu Lourivaldo garante que, ao passar pelo túnel entre as árvores fazendo três pedidos com alegria, eles se realizarão.

Árvore dos desejos na 108 sul em Brasília

Árvore dos desejos, localizada na quadra 108 sul em Brasília

 

Três pedidos se realizarão

Faça seus pedidos ao passar pelo túnel entre as árvores e eles se realizarão.

 

De volta a infância na Árvore dos Desejos.

De volta a infância na Árvore dos Desejos.

 

Placa que fica informando a data em que foi plantada a árvore dos desejos

E, estando o turista a visitar a árvore, ele faz questão de tirar uma foto que, segundo ele, só ele sabe o ângulo certo.  É o ângulo em que a passagem entre as árvores assume a forma de um pé rsrsrs. Todo orgulhoso ele mostra a foto com o “pé” formado rsrs. Seu Lourivaldo é uma figura! rsrs

Primeira árvore de Brasília

O ângulo em que a passagem entre as árvores assume a forma de um pé . Você consegue ver?

E o empreendedor Lourivaldo não quer parar. Enquanto estivemos lá ele nos contou sobre seus planos para um empreendimento para idosos em Caldas Novas – GO. O quê será que vai sair primeiro, a biografia ou o negócio em Caldas? É esperar pra ver rsrsrs.

Que tal conferir outros posts do blog?

Brunch em Brasília

Restaurante Nau

Chapada Imperial-33 cachoeiras pertinho de Brasília

Não se esqueça, quando for reservar, utilize nosso link do booking ao lado. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog com várias novidades especialmente para vocês.

Pin it - Pinterest

Pin it – Pinterest

Queremos compartilhar nossas viagens, dando Dicas e inspirando você nos seus próximos roteiros de viagem, por isso não deixe de seguir o Viajante Móvel nas redes sociais.

Leia também:

You can leave a response, or trackback from your own site.

36 Responses to “Primeira banca de jornal do DF e a árvore dos desejos”

  1. Cris disse:

    Delícia de texto! Sempre que passo na árvore entro e faço pedido e tiro foto! Hahaha!

  2. Que dica inusitada! E esta banca que mais parece uma biblioteca?
    Ótimo post!

  3. Fabiana disse:

    Que arvore linda! O senhor Lourivaldo é inteligente e simpatico. Adorei conhece-lo no seu post.

  4. Nossa esse buraco no meio da árvore é incrível, só a natureza para fazer essa arte

  5. Este senhor Lourivaldo é pura simpatia! Só podia ser baiano né?! rsrsrs Quem diria! Uma banca como ponto turístico! Sem dúvida é parte da história da cidade!

    Esse buraco na árvore é mesmo um caprichoso espetáculo! 🙂

  6. Rayane disse:

    Conheço demais essa banca! Tive um namoradinho que morava na quadra.. hahaha
    Adorei o post! Para, Sil!

  7. Daiana Fant disse:

    Que lugar mais encantador! Ainda não conheço Brasília, mas se tudo der certo vou conhecer muito em breve. Ainda mais com essa banca tão charmosinha que adorei! que lugar mais incrível. E seu Lourivaldo é um fofo, achei ele incrível! Amei o post e conhecer esse padicinho <3

  8. Essa banca é maravilhosa! Uau! Parece uma bibliotéca, tem a té lan house, Que demais!
    E que árvore é essa? Maravilhosa. Uau!

  9. Iruna disse:

    Nossa que lgl 😍 adorei

  10. Tais Burigo disse:

    Oi tudo bem?
    Que lugar lindo, deve ser incrível ir a um lugar onde tem uma árvore tão linda e ainda conhecer um senhorzinho tão simpático e inteligente.

    Beijos

  11. Shir Matos disse:

    Awn, a banca é lindaaaa. Já vou anotar para conhecer algum dia. As árvores se encaixam e ainda forma o pé haha. Eu amei viu!
    Beijos

  12. Adeiliane Pessoa disse:

    Nossa não sabia disso, que lugar lindo tem em Brasilia, mais um lugar que quero conhecer essa arvore dos desejos. Sucesso, beijos

  13. Uauu que simpatia do senhor Lourival, e essa banca muito legal haha a árvore e linda.

  14. Gabiss disse:

    Que árvore linda, que lugar lindo, muito bem feito uma ótimo lugar para se visitar adorei sua dica 😍

  15. Anna Vlis disse:

    Adorei seu artigo, nossa nascida e moradora de Brasília e ainda não conheci essa banca e o que parece(pela sua descrição), super simpático senhor Lourivaldo, gente preciso passar por debaixo dessa árvore rsrs. Parabéns por nos trazer esse artigo maravilhoso!

    • ViajanteMovel disse:

      Que bom que gostou Anna. Quando puder vá até lá, temos certeza que também será bem recebida pelo Seu Lourivaldo. rsrs Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  16. Que legal essa postagem!!! Meu deus que arvore linda e gigante,O senhor também parece ser muito educado e real simpático,Muitos sucessos a ele *-*

  17. Marta disse:

    Nossa, que demais, alem de divertido deve ser lindo!!!

  18. Ingrid disse:

    Amei, amo lugares assim, é vamos combinar que me deu muita vontade de conhecer.

Deixe seu comentário

Powered by WordPress
error: Content is protected !!