Livro: East Africa Campaign

Para quem gosta de livros sobre líderes militares, eis um livreto curtinho, que fala sobre um não tão conhecido General Britânico durante a Segunda Guerra Mundial: East Africa Campaign.

Sinopse

Este livro resume uma campanha pouco conhecida da Segunda Guerra Mundial, a Campanha do Leste da África. Aquela foi uma campanha que ajudou a mudar a maré da moral Britânica na Inglaterra. E isso se deveu à forma como foi conduzida pelo General Britânico Archibald Wavell. Entre 1939 e 1940 a Inglaterra viu seus soldados caçados em Dunquerque, e seus pilotos perdendo vidas na Batalha da Inglaterra. E em 1941 as habilidades de um General na África trouxeram como resultado elevar novamente o moral do país. Aquela foi um contribuição que, embora difícil de mensurar, teve grandes impactos nas ações seguintes da Guerra.

O livro mostra que a resignação do povo britânico deve muito ao General Wavell na África Oriental. Numa terra distante e difícil, ele combateu um inimigo em três frentes, e sua arte operacional desempenhou um importante papel. As habilidades de comando e liderança do homem que suportou as pressões políticas da guerra não permitiu que tais pressões fossem percebidas por seus subordinados.

A importância da campanha devia-se, principalmente, ao temor do Reino Unido quanto à possibilidade de perda do Canal de Suez. O Canal era importante via de comunicação de um império marítimo, cuja dimensão se estendia de oceano a oceano. Com habilidades política, estratégica e operacional, Wavell foi capaz de impedir que a impetuosidade do principal líder político britânico da época, Winston Churchill, impactasse o desempenho de suas tropas.

 

The campaign that boosted morale at home in the Second World War

Leia também:

You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Responses to “Livro: East Africa Campaign”

  1. Daiana Fant disse:

    Adoro livros que nos mostram a história, são sempre interessantes e é bem legal imaginar como foi no passado. Sem contar o enorme aprendizado que nos é transmitido. Nunca ouvi falar desse livro, mas eu quero tê-lo com certeza para saber mais dessa campanha. Amei a resenha e indicação

    • ViajanteMovel disse:

      Ele é interessante pois conta uma história não tão conhecida da Segunda Guerra. E é curtinho, fácil de ler. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

Deixe seu comentário

Powered by WordPress
error: Content is protected !!