Cachoeira Salto Corumbá – Goiás

Cachoeira Salto Corumbá - Goiás

O Viajante Móvel foi conhecer Salto Corumbá, onde tem uma famosa cachoeira chamada Cachoeira Salto Corumbá, acompanhado dos blogueiros do Vem pro Cerrado. Foi um dia muito gratificante, de pleno contato com a natureza, com muito sol, trilhas, rio, cachoeiras e poços.  Sem falar naquela água gelada da montanha que, depois do primeiro choque, é revigorante!! rsrs

Como chegar na Cachoeira Salto Corumbá

A Cachoeira Salto Corumbá é um lugar lindo e excelente para um fim-de-semana longe do agito da cidade. Localizado aproximadamente a meio caminho entre Corumbá de  Goiás e Cocalzinho de Goiás, esse paraíso fica a aproximadamente 120 km de distância tanto para quem vai de Brasília quanto de Goiânia. A estrada é boa e asfaltada o tempo todo.

Cachoeira Salto Corumbá

Cachoeira Salto Corumbá

A partir de Brasília o caminho é pela saída sul, pegando a BR-070 até Cocalzinho, quando então se acessa a BR-414 até lá. Já de Goiânia, o caminho normal é seguir pela BR-060/BR-153 até Anápolis e de lá,   pela BR-414.

Pousada Salto Corumbá

O acesso até a Cachoeira Salto Corumbá se dá pela Pousada Salto Corumbá Camping Clube. Essa pousada tem 20 apartamentos com  varanda com rede, duas áreas de camping com banheiros e água quente, área para pic-nic, churrasqueiras,  muito gramado, lanchonete, sorveteria, toboágua, parquinho para as crianças. Tem estacionamento na área interna, wi-fi em algumas áreas. O restaurante  serve comida a kilo, e no dia que fomos o cardápio era comida mineira e estava deliciosa. Além do restaurante tem também um grande galpão na área central da pousada, chamada Ranchão, onde servem petiscos. Para reservar a pousada clique aqui.

Não se esqueça, quando for reservar, utilize nosso link do booking . Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog com várias novidades especialmente para vocês.

Atrações

É possível também passar o dia, pagando pelo day-use, usufruindo de todas as comodidades da pousada. Aos hóspedes tem música ao vivo no sábado à noite. São três piscinas, sendo uma para crianças e uma aquecida na área dos apartamentos. Os hóspedes também  contam com passeios a cavalo, tirolesa, toboágua, tudo sob a supervisão de profissionais de segurança. A pousada conta realmente com uma excelente estrutura.

Salto Corumbá - Goiás

Salto Corumbá – Goiás

Piscina no Salto Corumbá

Piscina no Salto Corumbá

Restaurante Caraíbas em Salto Corumbá de Goiás

Restaurante Caraíbas em Salto Corumbá de Goiás

Toboágua no Salto Corumba

Toboágua no Salto Corumba

Tirolesa Salto Corumbá - Goiás

Tirolesa Salto Corumbá – Goiás

O local é uma excelente opção para um descanso no fim-de-semana para quem quer fugir do agito da cidade. Como não fica dentro de nenhuma cidade, a tranquilidade é maior ainda, é realmente para manter contato apenas com a natureza, que é a principal atração do lugar,  por conta do rio, das trilhas e das cachoeiras.

Cachoeiras

São quatro no total, sendo a Cachoeira Salto Corumbá a principal. Além dela, tem também a da Gruta, a do Ouro, e a do Rasgão. Todas elas têm salva-vidas com bóias prontas para auxiliar os banhistas caso haja alguma emergência. Nós fomos na do Salto, da Gruta e do Ouro.

Cachoeira Salto Corumbá

Pra que se tenha uma idéia do quão impressionante é esse cachoeira, basta dizer que ela já foi capa de uma das mais importante revistas internacionais de viagem do mundo, a Traveler, da National Geographic, edição Dezembro 2015/Janeiro 2016. Dá pra vê-la da estrada. Alías, o que faz as pessoas pararem na estrada é justamente o visual incrível dessa cachoeira. Tem um bar, chamado Mirante, bem no ponto ideal para se avistar e fotografar a Cachoeira do Salto.

Cachoeira Salto Corumbá - Goiás

Cachoeira Salto Corumbá – Goiás

A trilha de acesso

O acesso até a Cachoeira Salto Corumbá é pela Trilha do Salto, de cerca de 800m. É uma trilha curta, com trechos fáceis, médios e difíceis. Até cerca a metade do caminho, a trilha é plana, simplesmente seguindo um caminhozinho ao lado do rio. Depois começa a subir o morro, com algumas pedras, mas a equipe da pousada construiu alguns degraus e corrimãos para facilitar o acesso. E já no caminho se tem oportunidade de contemplar trechos do rio, lá do alto, lindos.

Trilha para a Cachoeira Salto Corumbá

Trilha para a Cachoeira Salto Corumbá

Ao chegar na área da cachoeira já se sente os respingos da água, mesmo de longe, pois a cachoeira é alta e o volume de água é bastante grande. Chega-se na cachoeira do lado oposto ao que a água cai no poço. Daí se atravessa um cânion, onde eles colocaram uma ponte de metal. não fosse isso o acesso não seria possível por ali.

O poço não é fundo, andamos em vários pontos dele e sempre deu pé e o visual é fantástico. Aquele volume todo de água caindo, fazendo aquele barulho, transmite realmente uma energia enorme. E olha que fomos na época seca, ou seja, na época de chuvas o volume deve ser maior ainda. Como toda água de montanha, essa também estava gelada, mas depois de vencer o primeiro choque, fica uma delícia!!! rsrs

A cachoeira é realmente linda, vale a pena fazer a trilha, que não é longa, para apreciar de perto e interagir com aquela maravilha da natureza.

Cachoeira da Gruta

A cachoeira da Gruta fica no final de uma trilha de aproximadamente 750 metros. Achamos essa trilha menos difícil que a do Salto. Bem no finalzinho dela, já quase chegando na cachoeira e no poço, onde fica a gruta, anda-se pelas pedras do rio, mas na época seca não se molha.

Trilha no Salto Corumbá - Goiás

Trilha no Salto Corumbá – Goiás

Restaurante Caraíbas em Salto Corumbá de Goiás

Ponte do Córrego da Mata no Salto Corumbá – Goiás

Essa cachoeira, diferente da do Salto, estava mais fraquinha. O salva-vidas que lá estava nos contou que na época de chuvas ela fica bem vistosa. Mas o poço estava simplesmente LINDO DEMAIS!!! Com aquela água bem cristalina, transmitindo aqueles tons esverdeados das pedras, dava pra ver o fundo do poço, apesar de seus 5 metros de profundidade!!! Visual maravilhoso, cenário de filme!!

Cachoeira da Gruta em Salto Corumbá-Goiás

Cachoeira da Gruta em Salto Corumbá-Goiás

Acesso à gruta

O nome da cachoeira é porque realmente há uma gruta lá. Ela fica na lateral do poço e o acesso pode ser de duas maneiras: atravessando uma fenda bem estreita entre as rochas ou nanando nas águas geladas do poço, qual vocês escolhem? rsrs Bem, nós não quisemos arriscar ficar entalados entre as rochas, enfrentamos a água gelada mesmo. Mas podemos garantir, depois do primeiro contato, a água é maravilhosa!!! É um banho que revigora qualquer um!!! rsrsrs O acesso pela fenda também é possível, teve um casal que atravessou e são apenas poucos passos por essa fenda. Confesso que não resistimos a entrar na água também, depois do primeiro banho revigorante na cachoeira do Salto rsrs.

Fenda para a gruta no Salto Corumbá

Fenda para a gruta no Salto Corumbá

Poço e Cachoeira da Gruta do Salto Corumbá

Poço e Cachoeira da Gruta do Salto Corumbá

Visão do poço a partir da gruta - Salto Corumbá - Goiás

Visão do poço a partir da gruta – Salto Corumbá – Goiás

O cenário da cachoeira é diferente das outras três. Enquanto as outras são em áreas bem abertas, na da Gruta se tem a impressão de estar dentro de um túnel vertical. É que o acesso é pela parte de baixo dela, que é toda cercada por um paredão alto de pedras, com muita mata. Então a gente fica ali cercado por aquela natureza bem próxima, quando se olha pra cima só se vê uns pedacinhos do céu entre as árvores. Enfim, a Cachoeira da Gruta é simplesmente linda, um cenário mágico!!!

Cachoeira do Ouro

A cachoeira do Ouro já fica bem mais próxima da área de lazer da pousada. Não precisa pegar nenhuma trilha pra chegar até ela. É lá que tem a tirolesa, que aliás passa por cima da cachoeira, muito legal. Essa tirolesa tem dois trechos, um exatamente sobre a queda d’água e outro atravessando o rio, já na parte de baixo da cachoeira.

Cachoeira do Ouro - Salto Corumbá

Cachoeira do Ouro – Salto do Corumbá

O acesso pode ser tanto pela parte de cima, só pra olhar, não tem como se molhar, ou pela de baixo, para tomar banho. A cachoeira é menor do que a do Salto mas muito bonita, misturando o branco da espuma da água com o dourado das pedras. E o paredão de pedras, apesar de não tão alto, é bastante comprido, então fica muito bonito, parecendo uma barragem mesmo, só que natural.

Praias

A área tem 3 pontos chamados de Praias. São trechos de areia na beira do rio, onde se pode banhar no rio rasinho e calminho. Essas três áreas ficam próximas da área de lazer da pousada, não é necessário acessar nenhuma trilha.

Enfim, a Cachoeira Salto do Corumbá é um excelente lugar para quem quer fugir da agitação da cidade. Além da própria cachoeira, toda a área da Pousada do Salto permite total contato com natureza é total e a tranquilidade é constante. A natureza ali realmente proporciona uma experiência incrível aos amantes de trilhas, rios e cachoeiras. Se você curte esse tipo de aventura, confira nosso post sobre a Chapada dos Veadeiros, também em Goiás.

O Vem pro Cerrado é um grupo formado por 10 blogs de viagem cuja proposta é divulgar as belezas dessa região cheia de atrativos do interior do Brasil que é o Cerrado.

Blogueiros do Vem Pro Cerrado

Blogueiros do Vem Pro Cerrado

Blogs do Vem pro Cerrado, em ordem alfabética:

Atravessar fronteiras.

Az.wanderlust

Ilove trip

Leve sem destino

Sentidos do viajar

Turistando no mundo

Vamos por ai

Viagem sem frescura

Viajante comum

Viajante móvel

 

Pin it: 

Salto Corumbá pin it

Salto Corumbá

 

Gostou da dica e resolveu planejar sua viagem?

Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem utilizando o nosso parceiro Booking que ajuda a você na melhor escolha . Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

Estamos também nas seguintes redes sociais:

Instagram: @viajantemovel

Twitter: @viajantemovel

FanPage: www.facebook.com/viajantemovel

 

Abaixo segue uma lista de alguns posts do blog que podem interessar você:

Cachoeira do Abade – Pirenópolis

Chapada Imperial-33 cachoeiras pertinho de Brasília

Primeira banca de jornal do DF e a árvore dos desejos

 

Leia também:

You can leave a response, or trackback from your own site.

46 Responses to “Cachoeira Salto Corumbá – Goiás”

  1. Ana Carolina Miranda disse:

    Sil, o post ficou incrível! O Salto de Corumbá é um lugar encantador! Vamos planejar um acampamento por lá, o que acha?

  2. Foi muito bom esse sabado com a galera do vem pro cerrado!!O Salto Corumbá é top demais.. Parabéns pelo post Sil

  3. Sylvia disse:

    Adorei o post. Fotos lindas e excelente descrição desse belo passeio. Que maravilha ter um lugar tão gostoso pertinho de Brasília!

  4. Ficou muito bom o post e as fotos maravilhosas!!! Parabéns!

  5. Mônica disse:

    Lindo post! E essas fotos?! Ai, arrasaram!

    Foi muito gostoso esse dia. Deveríamos voltar lá, só acho! hehehe..

    Beijos!

  6. Carla Camila disse:

    Mto bom o texto Viajante Móvel! Adorei todas as dicas e as fotos estão lindas!

  7. Cris disse:

    Supercompleto e bem escrito! Adoro seus posts, Sil! Parabéns!

  8. Cris disse:

    Super completo e bem escrito! Adoro seus posts, Sil! Parabéns!

  9. Que lugar lindo!!!! O Brasil tem tantas maravilhas naturais e me coço aqui de vontade para ver tudo! Essa cachoeira já entrou na lista, ainda mais com estas dicas tão completas!

  10. Viviane Carneiro disse:

    Nossa… que lugar lindo e que cachoeira maravilhosa!!! Adorei o post e as dicas. Já quero conhecer. Bjs

  11. Francisco Piazenski disse:

    Sonho com o dia que vou visitar nossos lindos parques nacionais… esse relato ficou muito bacana, e já entrou na minha wish list!!

  12. Rafaella disse:

    Dica ótima adorei. Adoro essas cachoeiras.

  13. Somos apaixonados por cachoeiras, adorei saber cada detalhe sobre o Salto de Corumba. Parabéns pelo relato

    • ViajanteMovel disse:

      Se são apaixonados por cachoeiras não podem deixar de conhecer Salto Corumbá, tenho certeza que ficarão encantados. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  14. Ah, que saudades do meu Goiás! Eu amo tanto esse lugar! Sabe que demorei a conhecê-lo? Quando fui, pensei: como nunca tinha vindo? Tenho que avisar a todos o que estão perdendo! Obrigada por compartilhar as dicas do nosso rico estado. Tenho certeza que outros se sentirão inspirados a visitá-la também! Beijo grande.

  15. Nossa muito legal esse parque do Salto, tive perto dai, mas só fui pescar não sabia que tinha essa paraíso tem perto, se soube antes tinha ido.

  16. Ruthia disse:

    Que delícia de dia, sobretudo com o convívio de vários blogueiros. A pousada parece agradável, mas com tanta natureza linda em volta, dificilmente perderia tempo na piscina!
    Abraço

    P.S. A foto da cachoeira está linda

  17. Saldo do Corumbá parece lindo demais, ainda mais pelos registros de sua lente, adorei a pousada, já entrou para minha lista de desejos e vai agora mesmo para o planejamento das próximas viagens pelo Brasil!

  18. Amilton disse:

    Puxa que lugar lindo! Confesso que nunca tinha ouvido falar e adorei as informações, está bem completo. Vou deixar salvo aqui para uma possível viagem a região. Abs

    • ViajanteMovel disse:

      Que bom que gostou do post Amilton. O lugar é lindo mesmo, vale a pena esticar até lá quando passar por Brasília, pois não é longe. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre. Abs.

  19. Que lugar maravilhoso! Nós fomos em Brasília há duas semanas e fomos até o Vale da Lua. Agora, ficamos morrendo de vontade de voltar a Goiás e conhecer todos estes paraísos por lá. Com certeza incluiremos o Salto Corumbá. Ótimas dicas, parabéns!

  20. Achei o post muito bom, agora, a cachoeira da gruto é de mais!
    Parabéns pelo post!!

  21. rui batista disse:

    Adoro este tipo de natureza… faz-nos viajar… verdadeiramente!

  22. Cachoeira muito bonita! Deve ser um local muito terapeutico este, ideal para atividades de natureza e relaxamento. Dá mesmo vontade de dar uns mergulhos, adorei!

  23. que legal, adoro lugares assim no meio do mato! na minha regiao tb tem muitas cachoeiras, porem nao eh tao sinalizado e algumas trilhas sao fechadas e meio perigosas. gostei da sugestao da pousada e gostaria de ir nesse toboagua (se a agua nao estivesse verde aheuaheu)

    • ViajanteMovel disse:

      As trilhas em Salto Corumbá são bem sinalizadas Angela. E o toboágua estava desligado, talvez por isso a água estava verde rsrsrs. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

  24. Makenna disse:

    A leitura foi muito útil, estou montando um roteiro de ecoturismo que contempla Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e certamente essa linda cachoeira já entrou nele!
    Adorei as dicas e as fotos.
    Abraços.

  25. Que lugar lindo! Gostei muito de conhecer pelo seu post. Goiás possui um ecoturismo muito bacana. Parabéns pelo post!

Deixe seu comentário

Powered by WordPress
error: Content is protected !!